Bando de Teatro Olodum em Áfricas

Detalhes do evento

Bando de Teatro Olodum em Áfricas

Horário: 26 fevereiro 2011 às 16:00 a 27 fevereiro 2011 às 16:00
Local: Teatro Vila Velha
Rua: Passeio Público - Campo Grande
Cidade: Salvador
Site ou Mapa: http://www.teatrovilavelha.co…
Telefone: 3083 4600 - 4610
Tipo de evento: teatro
Organizado por: Jorge Washington
Última atividade: 18 Fev, 2011

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

Bando de Teatro Olodum em Áfricas

 

 

Pela primeira vez na trajetória do Bando de Teatro Olodum, a África e todo seu repertório cultural são apresentados para o público infantil. “Áfricas", espetáculo infanto-juvenil que traz à cena o continente africano, através da sua história, seu povo, seus mitos e religiosidade.  A peça aborda o universo mítico africano em uma tentativa de suprir a escassez de referenciais africanos no imaginário infantil, povoado de fábulas e personagens eurocêntricos. Assim, desfilam no palco personagens que revelam o modo de ser do povo africano, as formas de se relacionar com a natureza e com o sagrado e os traços que unem o Brasil, em especial a Bahia, ao continente negro. Mas não uma África singular, com as imagens estereotipadas de animais selvagens, doenças e fome. E sim, um continente complexo, formado por mais de 50 países e centenas de dialetos e povos com histórias diferenciadas, formas de resistência e sobrevivência e um rico modo de se relacionar com o sagrado. Enfim, a África no plural.

 

"Queremos proporcionar um encantamento com a África, sua história e cultura e despertar a curiosidade de todos em conhecer mais sobre este imenso continente tão importante para o Brasil", afirma a diretora Chica Carelli. Fundadora do Bando de Teatro Olodum. Chica não está sozinha. "Áfricas" possui um time de profissionais carimbados, como o coreógrafo Zebrinha, o diretor musical Jarbas Bittencourt, que criou músicas especiais para o espetáculo, os iluminadores Rivaldo Rio e Fábio Espírito Santo e Zuarte Júnior, responsável pelo figurino e adereços, com muitas cores e elementos do cotidiano africano. O elenco participa de todo o processo de criação, desde a dramaturgia. Os atores e atrizes participaram de uma oficina de adereços ministrada por Zuarte Júnior e Júlio Maya e uma oficina de Xequerê, instrumento tradicional africano, ministrada por Daniel Souza. 

 

 

"Queremos apresentar estas histórias de forma lúdica e mágica, despertando também o interesse de adultos. Em nenhum momento pensamos em infantilizar a África", revela a diretora que pesquisou dezenas de contos e histórias africanas, incluindo os mitos dos Orixás, além de ouvir pesquisadores sobre a África. Em 2006, dentro do processo de construção de "Áfricas", o Bando de Teatro Olodum realizou um ciclo de exibição de filmes africanos e palestras de especialistas como o historiador Ubiratan Castro de Araújo que narrou para o Grupo o mito de Omolú, associando a história da divindade à saga do povo negro no mundo, rejeitado pela sua pele e por sua aparência e que necessita reverter a sua auto-estima e demonstrar a sua beleza e seu poder.

 

Em Áfricas, as crianças encontram vários motivos para se orgulharem da herança africana, como a descoberta de que seus antepassados não foram apenas escravos e sim, homens e mulheres nobres, guerreiros e detentores de uma vasta sabedoria ancestral.   

 

Serviço

O que: Áfricas

Quando: Dias 26 e 27 de fevereiro – 16h (Amostrão Vila Verão)

Onde: Sala Principal Teatro Vila Velha - Av. Sete de Setembro, Passeio Público s/n, Centro.

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

 

 


 

 

Informações à imprensa:

Cinara Pereira – Assessoria de Imprensa Teatro Vila Velha

(71) 3083-4622 comunicacao@teatrovilavelha.com.br

Auristela – Bando de Teatro Olodum

(71) 3083-4607/ 9979-3192 | bando2@gmail.com

 

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para Bando de Teatro Olodum em Áfricas para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comparecer (3)

Poderá comparecer (1)

Não comparecer (1)

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2020   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço