Audiência pública no Quilombo Rio dos Macacos nesta segunda dia 04 de junho.

Detalhes do evento

Audiência pública no Quilombo Rio dos Macacos  nesta segunda dia 04 de junho.

Horário: 4 junho 2012 o dia inteiro
Local: comunidade Rio dos Macacos, localizada em Simões Filho-Ba
Rua: Após Marinha do Brasil
Cidade: Simões Filho
Telefone: 71-9994-3749
Tipo de evento: audiência, pública
Organizado por: Luciane Reis
Última atividade: 7 Jun, 2012

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

Comissão de Direitos Humanos e Minorias – CDHM, realizará no dia 04 de junho,diligência na comunidade Rio dos Macacos, localizada em Simões Filho-Ba, para acompanhar o conflito territorial instalado com a Marinha do Brasil e apurar as constantes denúncias de violações de direitos humanos cometidas contra esse povo quilombola.

A realização da diligência muito contribuirá para mediação do conflito e apuração das denuncias de violências recebidas por esta Comissão. O Quilombo Rio dos Macacos, com mais de 200 anos de existência, viu, a partir da década de sessenta, seu território ser diminuído e ameaçado, uma vez que a área a foi desapropriada para a Marinha do Brasil instalar a Base Naval de Aratu.A área foi reconhecida e certificadacomo quilombo pela Fundação Cultural Palmares em 2010.

Atualmente, o território do Quilombo Rio dos Macacos é objeto de disputa judicial com a Marinha do Brasil, que pretende utilizar a área para ampliação de sua Base Naval de Aratu. Em virtude dessa disputa, mais de 50 famílias quilombolas estão vivendo em regime de tensão, ameaça e violência, inclusive com denúncias de estupro cometido contra as mulheres ali residentes.

Diante disto, convidamos a todos e todas para  junto com o CDCN e demais organizações negras compor a diligência, por entender que todos os militantes e organizações sociais são imprescindível tanto na articulação de políticas públicas voltadas para a comunidade quilombola quanto para apuração e/ou reparação de violações de direitos humanos cometidas contra a população do Quilombo Rio dos Macacos.

 Aguardamos todos então amanhã nesta importante empreitada e luta.

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para Audiência pública no Quilombo Rio dos Macacos nesta segunda dia 04 de junho. para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de José Roberto Sales em 3 junho 2012 às 0:36

email. jr.sales@hotmail.com

Comentário de José Roberto Sales em 3 junho 2012 às 0:36

Desejo iniciar contato com Luciane Reis, sou um dos Diretores do Centro de Cultura Afro-Brasileira CHICO REI em Poços de Caldas - MG, para troca de experiência e informações sobre eventos e personalidades de nosso meio.

Grato

José Roberto

Comparecer (2)

Não comparecer (2)

© 2017   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço