Com o objetivo de valorizar a herança africana e reconhecer a importância da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional, o Bando de Teatro Olodum apresenta gratuitamente o espetáculo “Áfricas” no próximo dia 20, às 19h, na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê, no bairro da Liberdade. A apresentação faz parte do projeto Outras Áfricas, uma parceria com o Fundo Nacional de Cultura, graças à emenda parlamentar proposta pelo deputado federal Luiz Alberto.
Apesar de presente na religião, culinária, música, dança e outras manifestações culturais, em especial na
Bahia, o continente africano, sua história e cultura, ainda é pouco conhecido pela população brasileira.
Áfricas é o primeiro infanto-juvenil do Bando e traz à cena o continente africano, através da sua história, seu povo, seus mitos e religiosidade. Dirigido por Chica Carelli a peça aborda o universo mítico africano em uma tentativa de suprir a escassez de referenciais africanos no imaginário
infantil, povoado de fábulas e personagens eurocêntricos.
Assim, desfilam no palco personagens que revelam o modo de ser do povo africano, as formas de se relacionar com a natureza e com o sagrado e os traços que unem o Brasil, em especial a Bahia, ao continente negro. Mas não uma África singular, com as imagens estereotipadas de animais selvagens, doenças e fome. E sim, um continente complexo, formado por mais de 50 países e centenas de dialetos e povos com histórias diferenciadas, formas de resistência e sobrevivência e um rico modo de se relacionar com o sagrado. Enfim, a África no plural.
"Queremos apresentar estas histórias de forma lúdica e mágica, despertando também o interesse de adultos. Em nenhum momento pensamos em infantilizar a África", revela a diretora que pesquisou dezenas de contos e histórias africanas, incluindo os mitos dos Orixás, além de ouvir pesquisadores sobre a África.
Em Áfricas, as
crianças encontram vários motivos para se orgulharem da herança africana, como a descoberta de que seus antepassados não foram apenas escravos e sim, homens e mulheres nobres, guerreiros e detentores de uma vasta sabedoria ancestral.
Áfricas
20/03 | ter | 19h
Rua do Curuzú, Liberdade – Senzala do Barro Preto
Sede do bloco Ilê Aiyê
Entrada Franca
RSVP para Áfricas na Senzala do Barro Preto para adicionar comentários!
Entrar em Correio Nagô