Lançamento do livro “A Descoberta do Frio”

Detalhes do evento

Lançamento do livro “A Descoberta do Frio”

Horário: 12 agosto 2012 de 18:30 a 22:00
Local: BibliAspa- Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul- Países Árabes
Rua: Rua Baronesa de Itu, 639- Santa Cecília- São Paulo (próximo Metrô Marechal Deodoro)
Cidade: São Paulo
Site ou Mapa: http://www.atelie.com.br/shop…
Telefone: . (11) 3661-0904
Tipo de evento: lançamento, do, livro, “a, descoberta, frio”
Organizado por: Flavio Carrança
Última atividade: 17 Dez, 2011

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

Ateliê Editorial investe na literatura negra e lança

edição  ampliada da novela  A Descoberta do Frio

 

Metáfora do racismo, o frio ocupa lugar central nessa obra - marco da literatura negra brasileira - publicada pela primeira vez em 1979

 

Mais de trinta anos depois da primeira tiragem, está sendo lançada pela Ateliê Editorial  a segunda  edição ampliada e revista da novela  A Descoberta do Frio, de Oswaldo de Camargo. O evento de lançamento  acontece na próxima terça-feira, 20 de dezembro, das 18h30 às 22h,  na Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul- Países Árabes (BibliAspa), na rua Baronesa de Itu, 639 - Santa Cecília- São Paulo (próximo Metrô Marechal Deodoro).

Ambientada em meio urbano, a história envolve personagens afro-descendentes intelectualizados e conscientes das barreiras enfrentadas pelos negros no Brasil. Fugindo dos estereótipos, a trama se passa entre homens e mulheres que produzem e discutem Literatura Negra, registrando também a presença da Imprensa Negra..

“Em determinado momento, numa grande cidade -  escreve o sociólogo Clóvis Moura no prefácio da obra  – um personagem aparece com frio. Esse frio não é apenas um fenômeno meteorológico, mas um elemento que o autor aproveita para desenvolver  o seu recado e articular a sua trama. Um negro com frio. Mas, esse frio não vem apenas da atmosfera – outros não o sentem  - porém de uma situação existencial e social.”

Nascido em Bragança Paulista em 1936, Oswaldo de Camargo é jornalista, com carreira no jornal O Estado de S. Paulo e na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (IMESP). Além de A Descoberta do Frio, publicou O Negro Escrito – Apontamentos sobre a Presença do Negro na Literatura Brasileira (1987), A  Razão da Chama – Antologia de Poetas Negros Brasileiros (1986) e o volume de contos O Carro do Êxito (1972). Vários de seus poemas, contos e artigos a respeito do trajeto do negro brasileiro foram traduzidos para o alemão, inglês, francês e  espanhol.

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para Lançamento do livro “A Descoberta do Frio” para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comparecer (1)

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço