Lançamento do Livro Maria Bonita

Detalhes do evento

Lançamento do Livro Maria Bonita

Horário: 3 agosto 2012 de 18:00 a 19:00
Local: Palácio Rio Branco, centro antigo de Salvador.
Tipo de evento: lançamento, do, livro, maria, bonita
Organizado por: Inaiá Boa Morte Santos
Última atividade: 12 Mar, 2012

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

Livro sobre Maria Bonita será lançado no Dia Internacional da Mulher

 


Vera Ferreira, Vera Lúcia e Lourisvaldo Valentim: unidos em prol da história e da cultura. Foto: Divulgação

Bonita Maria Capitão. Esse é o título do livro organizado pela designer e pesquisadora Germana Gonçalves e por Vera Ferreira, neta dos famosos cangaceiros Maria Bonita e Lampião. A obra, que leva o selo da Editoria UNEB (Eduneb), será lançada no próximo dia 8 de março, às 18h, no Palácio Rio Branco, centro antigo de Salvador.

Concomitante ao lançamento haverá uma exposição das fotos utilizadas no próprio livro e de objetos referentes à cultura sertaneja. A mostra vai ficar aberta à visitação até o dia 22 de março.

As atividades integram as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher (8 de março) e estão sendo coordenadas pela Secretaria estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com a UNEB, a Secretaria estadual de Cultura (Secult) e a ong Sociedade do Cangaço.

Estão entre os convidados da cerimônia de abertura dos eventos o governador da Bahia, Jaques Wagner, a secretária Vera Lúcia Barbosa (SPM), o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, o secretário Albino Rubim (Secult) e a filha de Lampião e Maria Bonita, Expedita Nunes.

Diversos olhares sobre a cangaceira

Vera Ferreira frisou que 42 colaboradores escreveram textos, com diversos olhares, sobre a vida da cangaceira.

“Normalmente, quando o assunto é a vida de minha avó as pessoas costumam falar mais sobre Lampião. Nesse livro, tivemos a chance de focar nela. A primeira parte da obra está bem biográfica. Já a segunda parte é uma composição de obras de artistas que se apropriaram da imagem de Maria Bonita para suas produções artísticas, artesanais, musicais, de moda, fotografia, literatura e cinema”, salienta a neta da cangaceira.

Vera completa: “Esse é um livro diferente do usual. Costumo afirmar que ele ficou muito melhor do que eu esperava. É um belo presente para minha avó e encerra as comemorações do centenário dela, que nasceu no dia 8 de março”.

Segundo Germana, os leitores irão descobrir, ao lerem a obra, uma Maria Bonita que jamais foi revelada antes. “Tudo isso em um livro bonito de ver e bom de ler”, completa.

A obra vai estar à venda no dia do lançamento ao preço de R$ 100. Posteriormente, os interessados em adquirir exemplares deverão entrar e contato com a Eduneb ou com o Ministério da Cultura (MinC).

A programação de lançamento contará com apresentação do poeta Jessier Quirino.



Caixa de Recados

Comentar

RSVP para Lançamento do Livro Maria Bonita para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Inaiá Boa Morte Santos em 12 março 2012 às 16:33

Desculpe, mas a data do evento não saui correta e o evento ja passou foi 08/03/2012

Comparecer (1)

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2020   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço