Toda terça-feira tem Cabaré da Rrrrraça

Detalhes do evento

Toda terça-feira tem Cabaré da Rrrrraça

Horário: 27 setembro 2011 às 21:00 a 27 dezembro 2011 às 12:00
Local: Teatro Vila Velha
Rua: Passeio Publico, Campo Grande
Cidade: Salvador
Site ou Mapa: http://www.teatrovilavelha.co…
Telefone: 71-30834619
Tipo de evento: teatro
Organizado por: Jorge Washington
Última atividade: 12 Dez, 2011

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

Toda terça-feira tem Cabaré da Rrrrraça Espetáculo que tem

14 anos de vida poderá ser visto durante todo o ano no Teatro Vila Velha A partir deste mês, o Bando de Teatro Olodum e o Teatro Vila Velha iniciam um novo modelo na programação da casa. Trata-se da temporada contínua de “Cabaré da Rrrrraça”, todas às terças feiras, sempre às 20 horas. A estreia dessa nova fase foi no dia 20/09 e contará com a participação da atriz Eddy Veríssimo, d´A Outra Cia de Teatro, no papel da cabeleireira Marilda Refly, substituindo Cássia Valle, nos dias 20 e 27/09.

Diretor do espetáculo e do Vila Velha, Marcio Meirelles, nos informa que "a decisão de manter o espetáculo em cartaz todas as terças foi tomada pelo teatro e pelo grupo primeiro porque
enquanto houver racismo e a falsa idéia de democracia racial ele será necessário. Depois porque economicamente é positivo, podemos nos remunerar com a bilheteria, uma vez que não contamos com nenhuma forma de patrocínio, e isso não é motivo de orgulho, é um fato para se pensar. Orgulho é botar o bloco na rua, porque somos necessários, ao invés de ficar chorando e acusando os outros pela nossa incapacidade de produzir. E também é importante porque abrimos na cidade um evento calendarizado de teatro, o que, a médio prazo deve gerar um público que pode se programar, como o público de escolas, de organizadores de eventos, de agências de turismo, e por aí vai".

O espetáculo trata de uma tema básico para a sociedade brasileira: o que é ser negro na atualidade? Depois da política do branqueamento, passando pelas ações afirmativas, as cotas raciais. E discute questões como essas com inteligência, humor, música e dança. “Boa noite resistência e boa noite brancos. Este é um espetáculo, didático, panfletário e interativo”, avisa o consciente personagem Wensley, criado por Lázaro Ramos e atualmente interpretado por Sergio Laurentino, sendo a deixa para o início de uma sucessão de cenas cotidianas que colocam em cheque a nossa suposta ‘cordialidade racial’.

Catorze anos depois da sua estréia, “Cabaré da Rrrrraça” permanece atual e se renova na sua interatividade com o público que pode participar dando depoimentos. O espetáculo, que começou no espaço do Cabaré dos Novos, ganhou as dimensões de um grande musical no palco principal com músicas ao vivo criadas pelo diretor musical Jarbas Bittencourt, coreografadas por Zebrinha e continua atraindo centenas de espectadores.

Interprete da personagem “Flávia Karine” desde a criação de Cabaré, Auristela Sá entende que, apesar da pouca e sutil mudança no espetáculo, ele ainda se faz necessário. “É uma pena que a gente ainda sinta a necessidade e importância de apresentá-lo, que a gente ainda escute os depoimentos com exemplos de racismo. Seria melhor que ele fosse só artístico e não tão pessoal”, diz.

De acordo com Chica Carelli, Cabaré surgiu em um momento de crise. “O elenco estava cansado de ser mal interpretado, de ouvir coisas negativas e, principalmente, com a falta de dinheiro e de apoio. Conversamos muito e então surgiu a vontade de fazer algo diferente do que vínhamos fazendo”, conta a co-diretora do espetáculo.

“Cabaré da Rrrrraça” mudou a estética dos espetáculos do Bando e também mudou a postura dos atores perante a sociedade. “Hoje eu sinto uma mudança muito forte nos atores.

Informações à imprensa: Cinara Pereira / Heide Costa Núcleo de Comunicação
(71) 3083-4610/ 4616
comunicacao@teatrovilavelha.com.br

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para Toda terça-feira tem Cabaré da Rrrrraça para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comparecer (2)

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço