Estou cansada de ter sempre que me explicar por que sou a favor das cotas para negros e cheguei a seguinte conclusão:


Vamos conseguir curar e resolver esta história com as cotas? não sei, mas coloco aqui alguns itens que talvez possa ser analisado por quem é contra.

Em um país que é essencialmente espírita, evangélico e na moíta do Candomblé e Umbanda, não é estranho todos os feriados serem católicos?

Nenhum país teve tanto tempo de escravidão, quase 300 anos como o Brasil.
E os negros saíram com uma mão na frente e outra atrás.
Sem direito a ter colocação no mercado de trabalho, educação, moradia, saúde...

A abolição na verdade foi um desemprego em massa, fazendo com que grande parte dos negros ainda estejam na marginalidade, morando em favelas e presídios.
Depois de terem por mais de 300 anos enriquecido os fazendeiros de minérios, café e cana de açúcar.

Nossas tataravós e bisavós engordavam os filhos das sinhazinhas com o leite que era tirado de seus filhos comercializados ainda bebes, sem nem ao menos terem o direito de amamenta-los.
Eram estupradas, pariam sem dignidade, passavam fome, frio, comiam restos e quando eram mais bonitas e sensuais que as sinhazinhas tinham seus seios extirpados e seus rostos deformados por ferro quente.

Os escravos eram trazidos do Continente africano sem nem ao menos saberem onde estavam indo e pra que? foram obrigados a esquecer seus idiomas de origem, seus nomes, suas terras, suas religiões, suas tribos, lhe foram negados os direito de serem humanos para passarem a condição de bicho, de coisa, objeto a ser negociado, sua pele passou a significar inferioridade, repulsa, pejoratividade. 

Eram açoitados e humilhados.

Não podiam dirigir uma palavra aos seus "senhores" sem permissão pra isto e quando faziam eram castigados a trabalharem o dobro do tempo embaixo de sol e chuva, sem o direito de comer e beber.   

Sua cultura foi terminantemente proibida de ser praticada, como a dança e a música tendo que ser cultuada as escondidas nas senzalas mais afastadas da Casa Grande, assim como suas religiões.  

Eu não entendo o discurso de quem é contra as cotas, estas pessoas deveriam refletir, analisar e discutir do por que são contra diante deste histórico tão recente, não entendem que temos uma dívida com os 56% de negros neste país? é mais que uma politica de reparação, é reconhecer a nossa verdadeira história, as cotas vão modificar isto? não sei... mas temos que tentar, isto acabará com o racismo, descriminação e segregação? quem sabe? há que se ter um início, esta ferida tem que começar a ser fechada e paga!

Exibições: 217

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Infelizmente, hoje, o racismo é representado por "sutilezas".Está sendo muito difícil comprovar um um crime racial, o qual é evidenciado como injúria racial. Ademais, em quaisquer situação ocorrida, inicialmente ,você é negro, posteriormente, será "avaliado" como qualquer outro cidadão: rico, advogado,diplomata, entre outra bem qualificada condição econômica e social.

Não é só exigir, a falta de  vontade política também se evidencia, pois são leis e devem ser imperantes e obedecidas, mas também as escolas, o meio inicial de todo o processo educacional e civilizatório não está devidamente contextualizada para este enfrentamento e perde, sobremaneira para a mídia, que realmente desvirtualiza a moral, os valores.Façamos de cada sala, de cada momento com os nossos educandos, um santuário, um quilombo, no qual possamos demonstrar resistência, e assim nos empoderamos para as situações cotidianas.

Muito bem escrito ! 

Álias, nos aprendemos esta questão de cotas com eles ... que cotizam os melhores empregos (quem é contra as cotas já passou pela experiência de tentar uma vaga, concorrendo com um(a) branco(a) ? ), as melhores escolas,  espaços de moradia, blocos de carnaval, etc... 

Meu Deus, quanta ignorância de sua própria história. Quanta cegueira de sua própria condição de vivência, ainda hoje.

Responder à discussão

RSS

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2021   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço