Bom dia povo do CORREIO NAGÔ...

Semana passada essa foto deu oque falar no facebook aqui da região (Vale do Itajaí-SC). Muitos negros sentiram-se ofendidos com o marketing da Oktoberfest 2011 (maior festa Alemã do Brasil, que acontece anualmente em Blumenau-SC). Gostaria de ter a opinião de vocês, integrantes do Correio Nagô sobre o assunto. Segue a foto e aguardo a opinião de todos.

Exibições: 940

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom, eu não vi racismo na propaganda. A mensagem que eu entendi está relacionado a origem cultural da festa é que da colônia Alemã.

É o mesmo que mostrar um alemão sambando no Sambódromo RJ e falar: Carnaval do Rio, aqui todo mundo é brasileiro!

Ou seja, estando na festa dos sapos, todos devem pular.........rsrs

A propaganda traz uma branca, um negro e uma oriental, e convida pessoas de todas as etnias para uma festa típica da colônia alemã, mostrando que todos são bem vindos.

lianne lopes: Sim, ainda existem muitos negros que "se" discriminam e se colocam como inferiores. São 511 anos vendo, lendo, ouvindo, que seus ancestrais eram pouco melhores que "macacos", que tudo que vem dos negros é ruim, que somos "feios", qu cheiramos mal, etc, etc, etc... Por isso a importancia das ações afirmativas, pra mostrar as novas geraçõs de negros, que se o Brasil existe é graças a contribuição (ainda que forçada no período colonial).

É importante sim, discutir esses temas que a amiga propôs. Eu também não vi NESSE  CARTAZ" um racismo explicito, mas é só olhar ao seu redor no dia a dia que você verá como a imagem do negro na mídia ainda é praticamente  a   mesma desde 1888.

Enfim... Não caia nese lugar comum de falar que negros são "auto-racistas", porque existem milhares que se conscientizaram e em breve, esses milhares serão milhões. Parafraseando renato Russo:

"Então vocês vão ver,

suas crianças derrubando reis

fazer piada com as suas leis"

Paz!

Boa tarde...

Gente trouxe essa discussão aqui para o Correio Nago, para ter uma opinião diferente das que tive no facebook. Na verdade quem postou a foto foi uma amiga, que mora em Blumenau-SC, e a mesma ficou muito ofendida pela mensagem do cartaz, e o mais incrível é que teve muita gente com o mesmo pensamento dela... Foram poucos os que concordaram comigo quando declarei que não via mal algum no cartaz. Tive esse mesmo pensamento, de que é propaganda de uma festa típica, então totalmente normal dizer que na festa todos vão se "virar" alemão, do mesmo jeito que todos "viram" caipira numa festa junina. Obrigada por expressarem sua opinião, vou add vocês para podermos estar em contato sempre.

Gizelly Santos
Gizelly Santos: Já adicionei e espero que esse seja o principio de uma grande amizade!

Quanto a sua amiga, bom... Tá certo que temos de estar sempre atentos, mas com cuidado pra ão se tornar m fundamentalista e passar a enxergar coisas que não existem.

Um abraço e estendo esse abraço a sua amiga.

Bom dia!

Concordo

com você... sempre atentos para que não sofrer com o preconceito vindo de terceiros e mais atentos ainda para não sermos preconceituosos com os mesmos.
Grande abraço 

Façamos contato regularmente para q essa amizade cresça.

;)

Luiz Carlos M. Moura disse:

Gizelly Santos: Já adicionei e espero que esse seja o principio de uma grande amizade!

Quanto a sua amiga, bom... Tá certo que temos de estar sempre atentos, mas com cuidado pra ão se tornar m fundamentalista e passar a enxergar coisas que não existem.

Um abraço e estendo esse abraço a sua amiga.

Bom dia!
Olha eu não entendi a foto como dicriminação racial, a pesar de haver uma contradição a foto traz um retrato de igualdade entre a cor e a raça, eu gostei  da foto embora concordo com a fala de um dos companheiros quando diz que seria como se colocassemos um alemão numa roda de samba e isto não é proibido, pelo contrário. Eu acho que a foto ficou legal e o negro então ficou muito bem .
nao vi racismo na foto acho que  falta e nos negros asumir nossas cultura como os outros povo asume as deles?
Pode ter sido bem intencionado mas eles erraram um pouco porque existem negros no sul do Brasil ,poucos mas tem,no caso eles se sentiriam estrangeiros em propria terra,mas é interessante

http://wegwisir.blogspot.com.br/

leian este blog e vejam  este absurdo.

pra mim chega desta merd@

estte tipo de gente publica este lixo por q niguem faz nada.

chega re racismos ,de imposição racial por que faz imposisao racial.

ai tem link para uma banda com insignia nazista

se algum faz propaganda racista ,quen faz ,que va fazer no inferno.6 milhoes de judeus morreram

Carlos Sheidner disse:

http://wegwisir.blogspot.com.br/

leian este blog e vejam  este absurdo.

pra mim chega desta merd@

estte tipo de gente publica este lixo por q niguem faz nada.

chega re racismos ,de imposição racial por que faz imposisao racial.

ai tem link para uma banda com insignia nazista

Achei a proposta da marketing muito interessante, pra mim o significado é de cabem todos nessa festa. Embora sejamos todos brasileiros ainda temos essas separações étnicas bem delimitadas, por isso o "convite". Pra ser bem verdadeira, achei um convite a igualdade étnica, e esse deve ser o caminho, sem superioridades.... somos todos iguais embora sejamos diferentes.. diferentes e não desiguais.

Gostaria de participar dessas discussões.

Um abraço a todos!

Responder à discussão

RSS

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Sobre

© 2017   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço