Racismo linguístico - impregnação de expressões racistas na língua portuguesa""

Ui! Estou incomodada com um artigo que li procurando por uma ferramenta agregadora de contéudo na internet. O título do mesmo é "O lado negro dos agregadores de conteúdo". O autor dá o seu ponto de vista contra agregadores de conteúdo. O que me incomoda é colocar a palavra negro, o lado negro... tem uma parte que ele coloca: "deve haver algo muito podre"; Poxa vida, eu não associo branco a podre, porque tenho que ver isso relacionado com a palavra negro!!!

Eis o link do artigo: http://www.preguicamental.com/2012/03/o-lado-negro-dos-agregadores-...

Tags: língua, na, portuguesa, racismo

Exibições: 543

Responder esta

Respostas a este tópico

Você está certíssima moça! É um tal de "a coisa está preta", "passado negro", e afins.

O problema é que tudo é dito com tanta "naturalidade", que quando contestado é visto como radicalismo.

Isso de associar a palavra negro à coisa ruim não é necessariamente racismo.

Na verdade, essa associação só é feita em mentes sugestionadas ao preconceito intimo. Contra isso não há outro remédio, senão rever os conceitos e dá importancia a outras prioridades.

abraços

Olá. Posso estar enganado ou me auto-enganando, mas levar expressões deste tipo - "passado negro", "a coisa está preta" e outros - com conotação racial é um extremismo (para não dizer semi-paranóia).

Vide o seguinte: Quando se fala em passado negro, se leva a entender como "obscurecido" (encoberto pela escuridão - no caso da noite, algo que se faz às escondidas e em momentos de menor chance de testemunhos,etc).

Oi. fiz uma ponderação sobre este tema (expressões). Elas não passam de linguagem figurada e até poética. Abraço.

Wenceslau Santos disse:

Você está certíssima moça! É um tal de "a coisa está preta", "passado negro", e afins.

O problema é que tudo é dito com tanta "naturalidade", que quando contestado é visto como radicalismo.

Prezado Humberto, claro que considero seu posicionamento. 

Mas há certas formas de preconceito, que só sabe distinguir quem sofre todos os dias.

E o problema é esse, ficou tão normal associar o negro a fatos negativos que quando alguém questiona é logo visto como extremista.

Linguagem figurada "neguinho" , "preto", alguns dirão: é só uma forma carinhosa de chamar..., eu digo: depende do contexto! E se não configurar injuria,  é, no mínimo, falta de bom senso.

Responder à discussão

RSS

© 2013   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço