Fiquei extremamente indignada com o quadro do ”humorístico” Zorra Total, programa veiculado pela Rede Globo, em horário nobre, no último sábado, dia 01/09 ultrapassou todos os limites do aceitável.

Desta vez, além da personagem Adelaide, representação da mulher negra de forma grotesca e estereotipada, que já vinha sendo apresentada no programa por um “humorista" que pinta o rosto de preto, a tal personagem traz sua filha uma mulher branca com o rosto pintado de preto, cujo personagem traz no peito uma faixa onde se lê “urubu branco”. No quadro “humorístico”, esta personagem, uma menina negra desdentada e feia, gostaria de participar de um concurso de beleza e foi instigada pela mãe a beijar a mão do branco (padrinho) pedir a benção, sendo que este lhe aconselhou a passar chapinha ou prancha nos cabelos para alisá-lo.

É impressionante o total desrespeito da emissora à criança negra, que já na primeira infância tem de conviver com o preconceito e discriminação: não se vendo representada nos programas de televisão (já que na programação de televisão só existem pessoas brancas, crianças loiras) e quando mostrada a criança negra é como delinquente ou de forma absolutamente estereotipada, como no programa citado.

Não será nenhuma surpresa se na segunda-feira as meninas negras forem chamadas de “urubu branco”, na escola, sendo ridicularizadas por causa do programa.  É lamentável que uma emissora de televisão que tem a pretensão de informar a população coloque no ar um programa com um quadro que desqualifique tanto a imagem já tão depreciada da população negra.

Infelizmente, ao que parece, a Rede Globo desconhece por completo a campanha da UNICEF, “POR UMA INFÂNCIA SEM RACISMO”, cujo vídeo institucional é protagonizado pelo ator contratado desta mesma emissora, Lázaro Ramos.

Digamos não à programação da Rede Globo. Vamos procurar entretenimento televisivo de qualidade na TV Cultura ou qualquer outra emissora que nos trate, os negros, com um mínimo de respeito.  Aprendamos a usar nosso poder na frente do aparelho de televisão, o poder de escolher, o poder de mudar o canal de televisão, o poder de usar nosso controle remoto.

 

Exibições: 635

Responder esta

Respostas a este tópico

o que realmente tem funcionado é as enormes campanhas que principalmente nossa gente tem feito com estas LESMAS  burras, pois veja no link  

http://br.tv.yahoo.com/blogs/notas-tv/p%C3%A2nico-na-band-ir%C3%A1-...

do programa do panico, já sem nenhuma AUDIÊNCIA  e assim deve acontecer com estas novelas que alem de não ter vergonha com o passado IMUNDO  de escravidão da nossa gente, não respeita tambem, pois temos hoje, pretas (os) advogados, juizes, professoras e etc., mas estes RACISTAS com suas cabeças bem amarradas nos fundos de  fedorento C- U das cavernas do seculo 17 ainda CINICAMENTE fazem questões de querer humilhar nossa gente, mas alem das campanhas para BOICOTAR PRODUTOS NAZISTAS desligar AUDIENCIAS  ESTAMOS TRABALHANDO E MUITO  para que kd dia mais tenhamos COTAS  para gente branca em td que são de criatividades de nossa gente preta! Pois vc passava em uma roda de capoeira, de samba, pagode, de funk, etc. só se via cota para gente preta? Sendo que tudo é de criatividade de nossa gente, e tudo são frentes de trabalho que DESCARADAMENTE nos ROUBAVAM e até o candomblé e umbanda embranquecia??? Só o rock não era nunca para ter existido uma só pessoa de cor preta no mundo passando fome! E agora então mesmo, depois da vergonha do ano do Brasil na França e Itália, mesmo depois do mundo ter reagido CONTRA,  e tudo isto ter acabado com o Brasil, que se viu TAMBÉM pelo Rio menos vinte, que mesmo pagando diversos países não vieram, mas mais uma vez e em nome de apoiar e incentivar RACISMO  e os inúmeros casos de pedofilia do Vaticano, agora sem nenhuma criatividade, pois LESMAS não raciocinam, novamente o mesmo ERRO, agora é ano do Brasil em Portugal, ai que eles já estão indo para o BREJO mesmo!!!! 

COTAS PARA GENTE BRANCA JÁ!  Com todo respeito a gente branca que nos amam e que a gente ama também!!!

Olink abaixo nesta democracia fajuta ja mudaram, mas eu responde sobre o programa do panico na pagina do Yahoo que dizia que o programa esta sem audiencia, então eu respondi mais ou menos assim, " Também um programa que pinta um branco de cor de tinta preta em um pais de maioria de gente preta consumidora e que assistiam seus programas, só para não dar emprego  a maioria  de seus clientes ou até mesmo aqueles que no lugar de dar empregos ou pintam ou desenham um boneco preto ou só passam o vulto da nossa gente em propagandas etc. Ou só colocam figurações ou entrevistas de gente de passagem nas ruas, só para dizer que estão colocando gente preta,mas sem pagar??? Estamos de OLHO e kd dia mais estas LESMAS merecem fortes e mais FORTES CAMPANHAS de BOICOTES DE AUDIÊNCIAS e etc!" ( ESTA RESPOSTA FOI MAIS AMPLA, MAS FOI MAIS OU MENOS ASSIM!!!!

E tem outra coisa.... uma coisa é muitos de nossa gente querer manter ou preservar suas tradições outra é estas novelas ou programas usarem isto, vergonhoso que causaram na nossa gente  e ainda usar isto, como mensagens subliminares em novelas, programas, filmes etc. que nossa gente aqui no BRASIL  só colocam como escravos, drogados, marginalizados e etc. querendo forçar em pleno seculo XXI  INCENTIVANDO ou incutindo escravidão! Pergunte aos Judeus se eles gostariam que incentivassem ainda nos dias de hoje, o sofrimento também NOJENTO,  que o COITADO  do povo Judeu sofreu? E se eles  ainda se orgulham do que em sua gente causaram???


Vanderson,

      Um dos muitos pontos importantes da História é aprendermos com o passado, para que os erros não se repitam. Não veja a apresentação da realidade passada como "INCUTIR" escravidão. Quando estas cenas passam nos filmes e novelas eu chamo os meus filhos para assistir, para que eles saibam o quanto povo negro já sofreu. Aliás em algumas fazendas no norte do país o sistema de trabalho ainda hoje, é bem próximo da escravidão. Será que as reportagens sobre o tema são contrárias as negros?   Quem deve ter vergonha quando vemos a escravidão nos filmes e novelas não somos nós. 

 

Sobre o ponto de vista dos Judeus, eles não se cansam de repetir que morreram seis milhões no holocausto. Construiram monumentos e museus sobre o tema. Para que não seja esquecido. Para que não seja repetido.

 

Comprove o que eu digo: entre no google e coloque "filmes sobre judeus". Até hoje se fazem filmes sobre a história do povo judeu. Eles não se sentem nem um pouco diminuidos. Observe que na maioria dos filmes os judeus são mostrados como passivos ao processo de perseguição.

 

Vanderson, como voce pode convencer um jovem preto, favelado de que ele possue direitos históricos de Reparação se os fatos históricos  em que se baseiam as cobranças por reparação não são mostrados como aconteceram??

 

Quando voce ver um negra ou uma negra sofrendo em um filme ou novela, pense o quanto somos fortes fisica e mentalmente por termos sobrevivido a tudo aquilo. Tenha certeza, a REALIDADE foi muito pior.

 

Abraços,

Júlio B. G. Santos
Vanderson disse:

E tem outra coisa.... uma coisa é muitos de nossa gente querer manter ou preservar suas tradições outra é estas novelas ou programas usarem isto, vergonhoso que causaram na nossa gente  e ainda usar isto, como mensagens subliminares em novelas, programas, filmes etc. que nossa gente aqui no BRASIL  só colocam como escravos, drogados, marginalizados e etc. querendo forçar em pleno seculo XXI  INCENTIVANDO ou incutindo escravidão! Pergunte aos Judeus se eles gostariam que incentivassem ainda nos dias de hoje, o sofrimento também NOJENTO,  que o COITADO  do povo Judeu sofreu? E se eles  ainda se orgulham do que em sua gente causaram???

Ola Julio, até respeito sua opinião, mas na verdade, pela reação da nossa galera preta em BOICOTAR, produtos e programas, demonstram que a grande maioria concorda comigo. Hoje criamos diversas lindas historias, mas o que a gente ve são sarcasmos, hipocrisia em cima do passado de sofrimento da nossa gente, se percebe que são feitas na intenção de tentar de todas as formas, manter hoje felizmente bem pouco e kd dia menos também de nossa gente com grilhões no cérebro e estas inúmeras LESMAS na realidade nos devem e muito, nos escravizaram  ROUBARAM todas as nossas criatividades, embranquecendo tudo que nos pertenciam. Gostaria muito que vc tivesse visto o RIDÍCULO de um grupo aqui na cidade que moro, a maioria loiros e loiras tudo de dread se fingindo de pretos regueiros e pior, os únicos dois pretos presentes no evento foram que digamos assim, quase que enchotados. Obviamente que não generalizo, existem gente branca que nos imitam por admiração mesmo, mas nos respeitam, nos ajudam, gente boa mesmo que são unidos conosco, mas estes inúmeros LADRÕES  da nossa CULTURA??? Só merecem nosso DESPREZO! Pois tudo são frentes nossa de trabalhos que eles invadem, enquanto matam tds os dias nosso jovens inocentes, quando alem de não dar oportunidades de boas educação, discriminam na hora dos empregos e tudo que criam como no samba, pagode, funk, reague etc. ROUBAM!, Temos que no minimo EXIGIR que nos RESPEITAM  como maioria de consumidores(es) ou audiência que davamos! E através dos BOICOTES e das inúmeras campanhas em DESLIGAR MOS AUDIÊNCIA vem funcionando muito bem, pois sabe como é né.... mecheu no bolso ficamos tds NORDIGOS, MAGRINHOS, NOVINHAS E ETC !!!!

Esse programa é dirigido por um dinosauro racista da globo, o Sr. Maurício Sherman.Ele é um idoso, contemporâneo das idéias monárquicas, que infelizmente, continuam sendo passadas entre as gerações. É um dos "baluartes" do "humor brasileiro,caracterizado pela exploração inconsequente de estereótipos racistas. Alías, atualmente, a falta de criatividade que assola a televisão brasileira, tem sido "remediada" a base de quadros racistas, Um exemplo, é o progrma da Ana Maria Braga, que insiste em colocar convidados invariavelmente de pele clara, colocando-os como participantes de conucrsos de cozinha estapafúrdios, nos quais, aparecem árabes que sao brancos,em alusões distantes da realidade, enquanto embaladas por visoes bossáis e estereotipadas de um "exotismo" vazio e hibridizado, em arremedos de uma "Hollywood" dos anos 50, racista e decadente. Felizmente, eu sou assinante de TV a cabo,e interessante,enquanto na TV brasileira vejo as caras de pessoas de pele clara, na CNN dos EUA, eu assisto a Jornais apresentados por Isha Seasey, uma apresentadora negra lindíssima, e a progrmas comandados por jornalistas como, Don Lemon, Fredricka Whitfield, Errol Barnett, T.J. Homes (muito admirado pelo público, e que deixou a CNN em janeiro desse ano),e muiotos outros, a lista é longa.

Mais uma vez repito, não é o fato da oferta de "produtos" de baixíssima qualidade pela Rede Globo e outras emissoras exibem, com propostas racistas, sexistas, inibidoras do pensamento,(...),  não, não é isso que me assusta. O que mais me assusta é o grande número de pessoas que aprovam o conteúdo, incluídos aí também os negros, que consomem, "curtem" nas redes sociais, em discrepância  com  a pequena quantidade de pessoas indignadas, no caso nós.

 

Minha linda preta, rede globo não é padrão pra nada, mas infelizmente é a emissora mais assistida pelo Brasil, sim sim o programa rídiculariza a mulher preta sem sombra de dúvidas, até o nariz achatado característica de povos negros,eles fizeram de maneira caricata

Olá minha querida, achei bastante pertinente sua colocação . Gostaria de saber se possso ler esse texto na camara de vereadores, aqui de minha cidade, pois estarei entrando com uma queixa crime contra a globao.

briagado pelo escrito.

grande bjo e muito asè

Responder à discussão

RSS

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2020   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço