Olá,

Temos um trabalho cultural no bairro de Monjolos, periferia de São Gonçalo (RJ) e queremos montar um acervo de livros e material multimídia para trabalhar a questão étnico-racial com as crianças e adolescentes da comunidade.

Gostaria de receber do grupo, indicações de materiais sobre o assunto.

Obrigada

nosso site é www.clam.art.br

Exibições: 140

Respostas a este tópico

Olá, querida.

Tu já conheces o projeto  Cor da cultura,  o Kit a cor da cultura, podes fazer download ou pedir o material  via correio.

. Navegando no site vais encontrar muita coisa bacana.

Te indico também as editoras MazzaSelo negro-Grupo editorial Summus, e Nandyala Editora.

Abç,

Cármen.

A editora Mazza tem muitos livros bons . Tenho alguns trabalhos sobre literatura infantil e aqui estão alguns livros que eu usei e recomendo:

Meninas Negras de Manu Costa, com este livro faz vecê ver como o livro Menina Bonita não tem identidade cultural negra nenhuma, analise!

Cabelo de Lelê de Valéria Belêm e Tranças de Bintou de Sylviana A. Diouf com estes livros tive que estudar sobre a simbologia por tras dos penteados, dos cabelos na cultura africana. Foi muito bom repassar isto para os alunos. Fora A DELICADESA DO DESENHO E O CARINHO DEMONSTRADO NA HISTÓRIA. 

O casamento da princesa de Celso Sisto;

A semente que veio da África, da professora Heloísa Píres, este é muito bom mesmo;

O marimbondo e o Quilombo da professora Heloísa Píres ;

Histórias de Preta da professora Heloísa Píres;

Que cor é a minha cor ? de Martha Rodrigues;

Estes livros mostram personagens bem desenhados, não caricaturados, que têm uma família amorosa bem estruturadas,

ancestralidade e personagens que mostram a importância em conhecer a origem da suas histórias. Tem bem mais livros, que depois te direi mais tarde. Os valores civilisatóriosdemonstrados nestes livros são importantes. 

Bjs,

Marta.

Olá minha amiga e amigos em geral.Sou aluno do curso de pedagogia da Faculdade Zumbi dos Palmares São Paulo, e dentre algumas sugestões que tenho tomo a liberdade de indicar-lhes: KIRIKU e a Feiticeira, disponivel para dowload, e também a Literatura dos Cadernos Negros,trabalho da Literatura negra com mais de 30 anos dedicados à história e relatos da negritude no Brasil.

Sorte e Paz para todos.

Fábio Costa (TIO FIO)

RSS

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2022   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço