O glaucoma é uma doença progressiva e silenciosa que causa a perda irreversível da visão (principalcausa de cegueira irreversível no mundo), caso não seja detectada precocemente,explica o presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Dr. Mário Motta,ao ressaltar que até este ano calcula-se que ela já terá afetado mais de 60milhões de pessoas em todo o mundo.

Segundo o presidente daSociedade Brasileira de Oftalmologia, os principais fatores de risco são:histórico familiar, pressão intraocular elevada, idade acima de 50 anos,diabetes mellitus, uso prolongado de corticóides, presença de lesões oculares e descendência negra.

Segundo o World Glaucoma Association e o WorldGlaucoma Patient Association, acrescenta Mário Motta, calcula-se que essenúmero é muito maior, uma vez que 50% dos portadores ignoram a doença.

Embora não existam estatísticas oficiais, no Brasil estima-se que o glaucoma atinge 4 milhões de pessoas. Dados extra oficiais indicam a existência de 985 mil portadores de glaucoma no país.Número esse que está longe da realidade, de acordo com os especialistas, uma vez que, além dos mais de 50% que desconhecem a doença também no Brasil, existem os incalculáveis casos de pessoas sem acesso a um atendimento médico.

 O glaucoma pode ser tratado utilizando-se colírios, medicamentos orais, cirurgia a laser,cirurgias convencionais e, uma combinação desses métodos. O propósito do tratamento é impedir perda visual ainda maior. Manter a pressão intraocular emníveis baixos, sob controle, é a chave para a prevenção da perda visual nos casos de glaucoma.O tratamento é muito caro e prolongado (continuo, a vida inteira) o que leva muitas pessoas a parar.  

 

Exibições: 32

© 2017   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço