Informação do seu jeito
Durval Arantes ainda não recebeu nenhum presente
Olá, pessoal
O Brasil é um país democrático que adota o sistema do capital investidor especulativo, a concorrência de mercado e a livre iniciativa empreendedora como fatores de alavancagem de sua economia.
Importa e exporta produtos de quase todos os seguimentos de consumo e possui um parque industrial diversificado e em franco desenvolvimento.
A maior fatia e os maiores rendimentos de sua economia, contudo, são percebidos em diversas formas da área de serviços (algo em torno dos 35% do PIB do país).
A sua população economicamente ativa é composta de consumidores com poder aquisitivo, na média, de razoável para bom.
Na esfera governamental, há um eterno esforço de gestão do Estado em buscar um equilíbrio entre os índices de inflação, a balança comercial, a taxa de juros e o câmbio com o dólar; o
que, convenhamos não é uma tarefa das mais fáceis.
Em todo este contexto, a participação da população afrodescendente (entre 48 e 52%, de toda a população) é eminentemente mais como consumidora de produtos e serviços do que de geradora de bens tangíveis, de valores corporativos, de polos industriais, de nichos comerciais e de sinergias financeiras. Ainda não desenvolvemos, em nossa comunidade, "know-how" para vôos tão altos.
Entretanto, levando-se em conta os novos ambientes e a nova dinâmica de uma economia irreversivelmente digital e globalizada do século 21, nós afrodescendentes do Brasil seremos todos colocados frente à frente com uma série de desafios que vão determinar os destinos de nossa inserção nas tomadas de decisão que afetarão e determinarão, de fato, a nossa promoção aos níveis de cidadania de primeira classe que há tempos ansiamos.
A saber: qualificação acadêmica, o domínio de uma segunda ou terceira língua e o empreendedorismo atrelado à uma sólida educação financeira.
Não são desafios fáceis e de resolução imediata. Todos eles passam pela doutrina (às vezes um dogma, dentro de nossa comunidade) do planejamento, do foco e da disciplina.
Vamos ter que aprender a conciliar o nosso gosto pelo futebol, pelo samba, pela cervejinha, pelos bailes black, pelas festas, pelo carnaval, pelos churras de fim de semana, pelas reuniões com feijoada e similares com uma linguagem e um comportamento que incluam: "terminar uma faculdade", "aprender a guardar dinheiro", "abrir meu próprio negócio", "fazer um intercâmbio", "tentar aquela vaga numa multinacional", "investir na bolsa de valores", "colocar meus filhos em um curso de línguas" e afins.
Os caucasianos e os asiáticos (e os seus descendentes) fazem isso no Brasil desde a inauguração da República, em 1889.
Entendo que os fatores históricos que contribuíram para que os negros e negras do Brasil não atingissem (ainda) os mesmos níveis de cidadania que os descendentes de europeus e asiáticos devam passar a ser entendidos como uma OPORTUNIDADE e não como um obstáculo.
A nova ordem econômica mundial não vê mais tanto (e exclusivamente) a cor da pele quanto a cor das notas da conta bancária. O novo mundo quer o seu dinheiro, não a sua etnia.
Politicamente falando, entendo que a militância social dos negros deve, sobretudo, continuar, na medida em que TODAS as áreas estratégicas do país (seja ela industrial, acadêmica, científica, militar, econômica, financeira e religiosa) estão sob o domínio de uma elite caucasiana, hereditária, secular, territorial e conservadora.
Mas a nossa militância social não deve se limitar timidamente ao discurso ideológico simples e retórico. Advogo a favor da tese de que essa deva vir associada com ações efetivas de nossa
comunidade que minimamente estimulem as nossas gerações mais novas a exercitar um novo tipo de olhar sobre o país o qual eles habitam.
Precisamos gerar e multiplicar líderes, empreendedores e exemplos de sucesso dentro de nossa comunidade que não se limitem ao sucesso e êxito nos campos de futebol e grupos de pagode. Nada contra, mas podemos ser MUITO MAIS DO QUE ISSO!
Precisamos aprender a gerar e distribuir renda entre a nossa comunidade. Precisamos de banqueiros (e não apenas bancários), empresários (e não apenas empregados),
acadêmicos (e não apenas alunos), generais (e não apenas soldados), economistas (e não apenas consumidores), industriais (e não apenas mão de obra), precisamos de ministros e senadores (e não apenas eleitores)... Negros e negras bem sucedidos, com a auto-estima elevada e compromissados com a sua herança cultural.
E nós precisamos, além de tudo, assumir o nosso papel de atores principais da História nacional e se rebelar contra o script de eternos coadjuvantes sem destaque e reconhecimento deste enredo perverso que é a saga do negro na evolução do Brasil, muitas vezes visto, entendido e anunciado apenas sob uma visão única e tendenciosa.
O caminho é longo, e o êxito pretendido e merecido para os negros e negras do Brasil não virá sem uma boa dose de sacrifícios pessoais, uma estratégia clara de resultados a médio e longo prazos e um despertar civil respeitador das leis vigentes, sem no entanto, abrir mão das reinvidicações e demandas já há muito proteladas que podem e DEVEM colocar nós negros como cidadãos que, com seu trabalho e sua História, ajudaram o Brasil a chegar (entre erros e acertos) onde chegou na nova ordem global do século 21.
Abraços fraternos.
AUTOR: DURVAL ARANTES. TEXTO PUBLICADO PELA PRIMEIRA VEZ NA INTERNET EM
02/08/2013, ÀS 19hs31. SE DECIDIR DIVULGAR, POR FAVOR, DÊ OS CRÉDITOS.sss.bmp
Olá, pessoal
O Brasil é um país democrático que adota o sistema do capital investidor especulativo, a concorrência de mercado e a livre iniciativa empreendedora como fatores de alavancagem de sua economia.
Importa e exporta produtos de quase todos os seguimentos de consumo e possui um parque industrial diversificado e em franco desenvolvimento.
A maior fatia e os maiores rendimentos de sua…
Postado em 8 agosto 2013 às 12:19
© 2023 Criado por ERIC ROBERT.
Ativado por
Caixa de Recados (5 comentários)
Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!
Entrar em Correio Nagô
(maryjafar188@yahoo.com).
Meu nome é Miss Mary, eu vi o seu perfil hoje em correionago.ning.com e tornar-se interessado em entrar em contato com você, por favor, eu quero que você entrar em contato comigo sobre este meu endereço de email (maryjafar188@yahoo.com) para que eu possa dizer sobre mim e enviar as minhas fotos para você, por favor estou esperando por seu e-mail sobre este meu id (maryjafar188@yahoo.com).
seu mary
Olá, meu nome é perder Lillian i vi o seu perfil neste site e tornou-se interessado em saber mais de você eu quero que você entre em contato comigo com este endereço de meu e-mail para que eu possa dar-lhe a minha foto também lhe dizer mais sobre mim
Aqui está meu endereço de e-mail (lilliandesmond23real@yahoo.com)
obrigado
Miss Lillian
Hello,my name is miss Lillian i saw your profile at this site and became interested to know you more i want you to contact me with this my email address so that i can give you my photo also tell you more about myself
Here is my email address (lilliandesmond23real@yahoo.com)
Thanks
Miss Lillian
Venha participar de STUDENT CARD BRASIL!
VOCÊ É CONVIDADO DE (ORENIL MACHADO)
Indique 10 amigos para participar dessa Rede Social e já pode solicitar seu cartão de crédito internacional com 600,00 de bonus.
Basta seguir as regras.
OBS: QUEM ACEITAR MEU CONVITE, ENVIE UM E-MAIL PARA: oportunicardestudantil@gmail.com
DISENDO QUE FOI CONVIDADO POR MIM.
GRATO.
Video: http://www.youtube.com/watch?v=FV6DRSxK7bE
LEIAM COM MUITO CUIDADE PARA ENTENDER MELHOR O ARQUIVO ABAIXO:
CLIQUE AQUI: OBJETO DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL.doc
ATENÇÃO PASTORES, BISPOS e/ou APÓSTOLOS
Instale a maquininha TEF ou POS de ler cartões da nossa empresa, e; conceda cartões de crédito STUDENT CARD BRASIL aos seus membros e funcionários. Concedemo um crédito mínimo para eles ofertarem ou gastarem apenas em sua igreja, MESMO QUE TENHAM NOME RESTRITO.
Skype: orenil75
Tim (21) 83326866
Cadastre-se: http://paixaodoestudante.ning.com
Olá, meu nome é Rose, eu especialmente admira / recebe nesta rede social, eu vou ser mais feliz se você pode escrever-me no meu e-mail para (roseduke15@yahoo.com), eu tenho algo para compartilhar com você, é graças muito importantes e que Deus abençoe você. Rose. (roseduke15@yahoo.com)
----------------------------------------------------------------------------
Hello, my name is Rose, i specially admires/welcomes you on this social network, i will be the happiest if you can write me on my email at (roseduke15@yahoo.com), i have something to share with you, it is very important thanks and God bless you. Rose. (roseduke15@yahoo.com)
Rádio Alà Kêtu | A Expressão Web do Axè! www.radioalaketu.com.br