GRBO
  • Masculino
  • SALVADOR
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de GRBO

  • Otacílio Favero de Souza
  • Rosana Rodrigues
  • Antonio Nicomedes Eugênio Moura
  • Paula Lopes
  • Rosimeire Ferreira
  • Damião
  • Orenil Machado
  • Luizete Vicente da Silva
  • MELANINA
  • Instituto Mídia Étnica
  • CARLOS EDUARDO PASSOS GUSMÃO
  • caliane moura nunes
  • naiara dos santos bittencourt
  • Deusa Negra
  • Jorge Washington

Grupos de GRBO

 

Página de GRBO

Três coisas que os racistas precisam saber!, por George Oliveira

 

Três coisas que os racistas precisam saber!

 

 1.      Os negros não são macacos!

 

A utilização do termo “Macaco” como xingamento reforça estereótipos racistas. Neste caso, a estratégia é atrelar à população negra uma imagem de primata, de selvagem e de instintivo. Assim como já foram (e ainda são) atreladas falsas imagens aos africanos escravizados, às mulheres negras (mulatas), à juventude negra e outros grupos. Atitudes como essas não permitem que a população negra tenha uma imagem positiva de si.

Criado para representar uma imagem negativa sobre o outro, o estereótipo é um eficaz instrumento de dominação e uma eficiente forma de agressão bastante difundida no Brasil. Segundo escreveu a professora Ana Célia no livro A discriminação do negro no livro didático, ”o estereótipo é uma visão simplificada e conveniente de um indivíduo ou grupo qualquer, utilizada para estimular o racismo”.  

A imprensa já noticiou alguns casos de racismo o no futebol. Nesses tristes episódios, bananas jogadas por torcedores nos campos durantes partidas de futebol já fizeram várias vítimas. A intenção desses torcedores racistas é atingir jogadores negros, em sua maioria, brasileiros. Geralmente, por conta de xingamentos e ofensas, indivíduos e grupos esteriotipados sentem-se inferiorizados e oprimidos. Precisamos dar um basta à essa situação!

2.      Os brancos não são macacos!

 

Ainda sobre o estereótipo, cabe destacar mais um trecho em que a professora Ana Célia diz que ele: “...constrói idéia negativa a respeito do outro, nascida da necessidade de promover e justificar a agressão, construindo um eficaz instrumento de internalização da ideologia do embranquecimento.”

 

Cientistas de todo o mundo já realizaram pesquisas sobre os macacos. Em muitos casos, obtiveram resultados que os assemelham aos seres humanos e chegam a afirmar que descendem de um primata comum. Dentre as descobertas destaca-se que geneticamente têm cerca de 99% de semelhanças com os humanos. Analisaram os Chipanzés e perceberam que eles encaram a morte de forma similar aos humanos, conseguem resolver problemas de lógica e aprendem libras. 

Os estudos sobre a genética e os comportamentos dos macacos os assemelham com os humanos e não somente com os negros. Mesmo considerando o ponto de vista biológico, não existe uma superioridade entre os organismos. Um caráter mais sociológico e antropológico permite alguns questionamentos: Embora os humanos tenham essa grande semelhança genética com os macacos, por que será que grupos e indivíduos racistas continuam utilizando esses animais como xingamentos? Seria essa semelhança somente entre a população negra e os macacos?

 

3.      Macacos são macacos!

 

Após bastante tempo e dinheiro investidos, esses estudos ainda não serviram para mudança de certos comportamentos racistas. Uma contradição já que a maioria dessas pessoas usa a ciência como explicação para quase tudo.  Utilizam os xingamentos atrelando à população negra uma imagem inferior e ruim. Desrespeitam a ciência através dessas pesquisas com os macacos, deixam de considerá-la como uma verdade absoluta.

Ao falar sobre o termo “macaco” como xingamento é importante relembrar construções eurocêntricas que afirmavam a superioridade branca frente aos povos africanos. Provavelmente imbuída por um sentimento como este, uma professora universitária sentiu-se no direito de atingir um segurança do local em que ambos trabalham. É em momentos de conflito e falta de controle que as máscaras caem e os racistas aparecem para mostrar suas supostas autoridade e superioridade. Essa professora externalizou o que muitos pensam sobre a população negra. Racismo é crime e ela vai pagar o justo preço!

Não será necessário ressignificar o termo “macaco”, ele não serve como sinônimo para humanos. Macacos são macacos! E ponto final!

Sobre estereótipos:

SILVA, Ana Célia. A Discriminação do negro no livro didático. 2ª ed. Salvador: EDUFBA, 2004.

Informações sobre a semelhança entre humanos e macacos:

 

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/05/estudos-reforcam-semelhancas-entre-chimpanzes-e-seres-humanos.html

http://super.abril.com.br/ciencia/homem-moderno-evoluiu-macacos-620260.shtml

 

Agradecimento especial para Rosana Rodrigues e Leonardo de Souza.

 ====================

George Oliveira

Economista

Militante do Movimento Negro

Mestrando do CIAGS/UFBA

grbo2003@yahoo.com.br

#9

Blog de GRBO

Agudá Moda & Artes Lança Coleção Raízes do Recôncavo

Quinta-feira, 11 de agosto a partir das 19 horas, o Espaço Cultural D’Venetta será  palco do lançamento da primeira coleção de roupas, acessórios e calçados da Agudá Moda & Artes intitulada: “Raízes do…

Continuar

Postado em 5 agosto 2016 às 7:01

A Coisa ‘Tá’ Branca

 

Vou bater na mesma tecla de textos anteriores: Por que a escolha dos governantes eleitos não corresponde à representatividade etnicorracial e de gênero da população e, consequentemente, dos eleitores que lhe confiaram o…

Continuar

Postado em 16 dezembro 2014 às 23:00

Sarau da Ilha movimenta o cenário cultural de Mar Grande

No dia 29 de novembro,  Mar Grande, localizado no município de Vera Cruz, será o palco do primeiro Sarau da Ilha que vai homenagear Maria Felipa, mulher destaque nas batalhas pela independência na Ilha de Itaparica.

Organizado pelo pré-vestibular Quilombo Ilha…

Continuar

Postado em 26 novembro 2014 às 13:30

Voto tem cor? - Por: George Oliveira

Diversas são as comparações sobre os votos para presidência do Brasil. Ao ver o mapa dos votos por estado comecei a pensar o porquê dessa quase polarização norte-sul do país. Ou seria uma polarização entre negros e brancos?  O voto etnicorracial nas eleições brasileiras parece-me um tema…

Continuar

Postado em 27 outubro 2014 às 21:00 — 1 Comentário

Caixa de Recados (7 comentários)

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Às 7:41 em 1 fevereiro 2014, Gilson Rego disse...

george, td bem?  gostaria - se puder - que apresentasse  suas considerações acerca deste texto , abraço

http://www.aldeianago.com.br/outros-baianos/8670-sera-mesmo-que-algumas-mulheres-brancas-estao-preferindo-homens-negros-por-gilson-rego

Às 11:33 em 8 maio 2013, mary disse...

(maryjafar188@yahoo.com).

Meu nome é Miss Mary, eu vi o seu perfil hoje em correionago.ning.com e tornar-se interessado em entrar em contato com você, por favor, eu quero que você entrar em contato comigo sobre este meu endereço de email (maryjafar188@yahoo.com) para que eu possa dizer sobre mim e enviar as minhas fotos para você, por favor estou esperando por seu e-mail sobre este meu id (maryjafar188@yahoo.com).
seu mary

Às 0:56 em 15 fevereiro 2013, Keila Souza da Costa disse...

George, por onde você anda? Estamos sentindo falta de você e dos seus textos!!! 

Abraços, Keila

Às 16:36 em 13 fevereiro 2013, Taslima sinach sowe disse...

taslima6303@ymail.com

Hello.
My Name is Taslima I was impressed when i saw your profile at correionago.ning.com and will like you to email me back to my in box so that i can send you my picture for you to know who i am . i believe we can establish a long lasting relationship with you. In addition,i will like you to reply me through my private email box (taslima6303@ymail.com). This is because i don't know the possibilities of remaining in forum for a long time please reply me to my email OK. Thanks,waiting to hear from you soonest.
Taslima.

taslima6303@ymail.com

Olá.
Meu nome é Taslima Fiquei impressionado quando vi o seu perfil no correionago.ning.com e gostaria que você me enviar e-mail de volta para minha caixa para que eu possa lhe enviar minha foto para você sabe quem eu sou. Creio que podemos estabelecer uma relação duradoura com você. Além disso, eu gostaria que você me responda através do meu e-mail privado caixa (taslima6303@ymail.com). Isto é porque eu não sei as possibilidades de remanescente no fórum por um longo tempo por favor responda-me para o meu e-mail OK. Obrigado, à espera de ouvir de você.
Taslima.

Às 10:05 em 15 julho 2010, Michel Chagas disse...
E aí Amigão!
Em 10:04pm on abril 26, 2010, Sérgio Cumino deu para GRBO um presente...
Presente
Que Oxalá lhe abençoe com paz, e discernimento, para que trilhe seus caminhos com sabedoria para aproveitar as oportunidades de felicidade e prosperidade que a vida nos oferece. FELIZ ANIVERSÁRIO
Às 21:54 em 31 março 2010, Paulo Rogério disse...
Próspero!! Seja bem vindo.rsrs
 
 
 

© 2017   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço