Informação do seu jeito
O www.samorim.com.br tem um programa semanal chamado “Crônicas de um negro fugido” Nele serão feitas reflexões sobre a sociedade soteropolitana, buscando uma…Continuar
Iniciou esta discussão. Última resposta de Patrícia Bernardes 27 Fev, 2011.
Luciane Reis
A representação social na área de comunicação, é o fenômeno pelo qual uma determinada ideia ou informação influencia ou esclarece outra. Diante disto, qualquer profissional atuando na gestão pública, tem como tarefa além de falar com muitos, publicizar comportamentos, ideias, ação e qualificar o tipo de informação e discurso a ser disponibilizada, uma vez que, a mesma cumpre o papel de persuadir no sentido de estimular o indivíduo a utilizar as informações na valorização de determinado grupo, ato ou serviço.
Com esse entendimento mínimo aprendido ainda no início da faculdade, qual não foi minha surpresa ao ver a peça gráfica da Prefeitura de Santo Amaro, convidando a população para a uma das festas tradicionais do Recôncavo baiano. Minha primeira ação depois de ler os comentários na página do referido órgão e ver a forma amadora como a mesma respondeu, foi tentar ver qual o perfil de turistas que a Bahia recebe e idade. Informações iniciais fundamentais para a construção de qualquer peça de comunicação, ou seja, com quem e o que você deseja falar?
A surpresa foi ficando maior ainda, quando percebi que nem o Governo do Estado em pesquisas básicas, disponível a qualquer cidadão na internet cita o perfil de turistas usado na chamada do órgão em questão. Esses nem aparecem na pesquisa. A arrogância, preguiça, falta de conhecimento e o racismo da equipe de comunicação da referida prefeitura não permitiu que elas soubessem que o observatório do Turismo do estado da Bahia, exato, o governo do estado tem um órgão que estuda sua fonte de renda e uma das pesquisas rápida para conhecer um pouco destes é a pesquisa “CARACTERIZAÇÃO DO TURISMO RECEPTIVO NA BAHIA “.
A pesquisa citada apresenta o turismo religioso como um dos grandes eventos de interesse dos turistas, em especial estrangeiros. A análise da mesma não toma 10 minutos para ser analisada, mas ajudaria a saber que nossos turistas religiosos são em sua maioria dos EUA e tem idade acima dos 30 e colaboraria para a não construção de uma peça gráfica que mais se refere a uma balada noturna no leste Espanhol, precisamente em Ibiza. A informação é o maior investimento do comunicador. Logo é um absurdo uma campanha tão esdruxula onde é notório o racismo racial, mas acima de tudo geracional.
Se a comunicação se destina a influenciar o comportamento através de suas variáveis, o que podemos dizer com essa peça e acima de tudo com a postura da comunicação da prefeitura é que além de racistas e ignorantes, são acima de tudo desconhecedor da cultura e legado da população Santamarense. Cidade que além desta festa tão importante, durante muito tempo se sustentou da Cana de Açúcar e foi habitada por índios Caetés, Pitiguaras e Carijós, além do grande capoeirista Besouro. Logo não permitiremos a invisibilidade deste legado e história como ocorreu durante muito tempo por nossos meios de comunicação tradicional.
Publicitária, Ceo MercAfro
Added 27 janeiro 2015 às 18:15
Added 24 março 2013 às 9:39
Added 24 março 2013 às 9:39
Added 4 setembro 2012 às 14:00
Added 25 julho 2012 às 16:38
Added 25 julho 2012 às 16:18
Added 25 julho 2012 às 16:18
Added 12 março 2012 às 12:30
Added 9 março 2012 às 21:33
Added 17 fevereiro 2012 às 18:20 1 Comentário
Added 2 fevereiro 2012 às 22:21
Added 1 fevereiro 2012 às 9:14
Adicionado por Luciane Reis
Adicionado por Luciane Reis
A 20° Caminhada Azoany tomará as ruas do Pelourinho no dia 16 de agosto (quarta-feira). O cortejo sairá do Pelourinho até Igreja de São Roque, em São Lázaro (Federação). sentido Será a partir das 9h, com uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos na ladeira do Pelourinho e concentração às 12 horas, no Negros Bar – próximo à Delegacia do Turista…
Postado em 14 agosto 2017 às 17:23 — 1 Comentário
Há poucos dias um companheiro de trabalho disse que candomblé é “Fuleragem”, termo usado na gíria cearense para algo ruim ou que não vale a pena. Mesmo triste, entendo o que faz ele ter essa visão. Estamos sempre publicizando as posturas ruins e não as coisas boas que encontramos nesta religião. É difícil defender o candomblé com tanta coisa ruim circulando ou sendo exposta. Precisamos falar de forma sacralizada da nossa…
ContinuarPostado em 12 dezembro 2016 às 15:30
Não dá para pensar crescimento econômico sem falar da redução da pobreza, ou do volume de pobres na sociedade sem as periferias. Para que o desenvolvimento social e econômico dê certo, é necessário investir e ver como segmentos que tem dificuldade de acesso a oportunidades, crescem em meio a uma escassez constante. Unir…
Postado em 16 novembro 2016 às 7:40
Alguém já parou pra pensar que a esquerda pode está perdendo seu espaço não por ter deixado de representar a sociedade, e sim por não ter acompanhado os novos olhares periféricos e suas demandas? Temos uma classe de ‘batalhadores’ que como diz o sociólogo Jessé de Souza, encontrou no empreendedorismo uma possibilidade de ascensão social.…
ContinuarPostado em 4 novembro 2016 às 15:30
© 2023 Criado por ERIC ROBERT.
Ativado por
Caixa de Recados (9 comentários)
Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!
Entrar em Correio Nagô
Olá moça sempre bom ler o que você escreve.. Continue assim.
Beijos.
Leonardo Flari
VIVER É PENSAR COLETIVAMENTE.
Rádio Alà Kêtu | A Expressão Web do Axè! www.radioalaketu.com.br
Bjs.