Informação do seu jeito
II Encontro Zumbi Vive Zimbauê ainda não recebeu nenhum presente
"Vamos que vamos que o som não pode parar..."
Thayde.
O presente projeto é a continuidade da primeira edição do Encontro “Zumbi Vive” que ocorreu no ano de 2005, com organização da ONG Zimbauê de Assis/SP.
Vamos conciliar a organização do Encontro com o poder público, organizações, associações, sociedade civil e entidades privadas para ampliar e divulgar os processos de trabalho e produções sobre estética e políticas de ação afirmativas sobre a identidade afro-brasileira em Assis e região.
O Encontro compreenderá o período de novembro deste ano tendo início com cursos e oficinas e durante a Semana da Consciência Negra com palestras, celebrações e circulação dos produtos - resultados - das oficinas.
As Organizações e entidades envolvidas terão à frente a Organização Zimbauê como estratégia de projetar e dar visibilidade ao trabalho desta na cidade, sua História e perspectiva para os próximos anos, reafirmando territorialidade e permanência da herança africana em Assis e região, solapadas pelo processo de imigração europeia, no interior de São Paulo, após a Lei Aurea e nos tempos atuais pela Igreja Anglicana com seu forte apelo à demonização dos aspectos e manifestações das religiões de matrizes africanas.
Outro aspecto importante desta ação afirmativa em coletividade é a descentralização do que é produzido no Centro da cidade, segregacionista, para a periferia, na qual se localiza a massa de afro-descendentes da cidade. Assim, desde 2004 o Instituto Zimbauê e o Galpão Cultural vêm construindo uma conexão de fazeres e trocas com o movimento Hip Hop, Terreiros de Candomblé e Umbanda, interação do projeto de ritmos brasileiros do Galpão Cultural com a comunidade em datas e eventos específicos sobre o negro no Brasil. Queremos, assim, ampliar tais trocas, possibilitar a formação dos fazeres e saberes sobre identidade negra e mapear com os grupos das ações o que vem sendo produzido a respeito de cultura afro-brasileira, possibilitando, em acordo coletivo, uma maior visibilidade via formação de público no decorrer da Semana “Zumbi Vive”.
Zumbi Vive...Ele está entre nós.
Rosa Lucimara das Dores
Produtora Cultural
Salvador, 01 de setembro de 2011.
© 2021 Criado por ERIC ROBERT.
Ativado por
Caixa de Recados (1 comentário)
Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!
Entrar em Correio Nagô
Olá,
Meu nome é Milagre,
é o meu prazer em contato com você depois de ver o seu perfil (encuentro.educared.org) que realmente me interessa se comunicar com você
Vou ficar feliz se você pode escrever me através do meu e-mail de fácil comunicação e saber tudo sobre mim (miracle_abraham@ymail.com) eu vou esperar para ouvir de você logo.
Você Miracle,
miracle_abraham@ymail.com