Rôserval Du Carmu
  • Masculino
  • Salvador
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de Rôserval Du Carmu

  • ivo sebastiao leite torres junio
  • Isa Reis
  • marilene miranda gonzaga
  • Tâmara Azevedo
  • Sérgio Cumino

Presentes recebidos

Presente

Rôserval Du Carmu ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente

 

Página de Rôserval Du Carmu

Leiam

Pela primeira vez farei um comentário referente a questão negra no Brasil e em especial na Bahia e vou explicar o porque.
Aqui em Salvador tenho observado há muitos anos que existe uma grande discriminação, mas não é do branco para o negro, essa distancia, segregação, isolamento é causada pelo próprio negro baiano, vejo isso todos os dias nos onibus, nas lojas, nos shoppings, faculdade, hospitais e repartições públicas, policiais negros contra o abordado negro, etc. Esta semana fui a um posto de saúde na Liberdade em SSA-BA, para aplicar vacina em uma criança e fui tratado muito mal por uma atendente Negra, no Cartório ainda na Liberdade uma outra mulher tentou me hostilizar de todas as formas, como eu tenho pleno conhecimento que poderia humilhá-la da pior forma possível diante de várias pessoas, preferi me conter haja vista eu ter muito mais cultura e conhecimento que ela. No onibus eu já perdi a conta das vezes que vejo irmãos e irmãs negras não sentar-se ao lado de seus irmãos étnicos, olham de soslaio, torcem a boca, muitos chamam os brancos de meu chefe, meu patrão, em lojas nos olham assustados, com desconfiança etc. Estava com uma ex-colega de Faculdade no sopping fazendo um trabalho sobre a existência de uma atendente negra nas lojas de jóias nos Shoppings, uma mineira muito bonita, branca onde eu ouvimos o comentário de uma negra, "Olha como fica aquele nêgo metido com a branca de olho verde, parece até que é gente", imaginem. Tenho todas as dúvidas se a Bahia realmente é Negra, tanto que estou desenvolvendo um trabalho sobre esse tema. Observem que nunca elegemos um representante de peso Negro a nada aqui na Bahia, um Senador, um Prefeito ou um Governador, porque os negros aqui votam nos memos brancos de sempre. Relativo aos heróis negros nos contos de fadas eu não questiono, explicar o porque é ainda pior. Zumbi foi herói mas não está em nenhum conto de fadas, sugiro que este herói tenha páginas de destaques nos livos didáticos, assim como Princesa Isabel, D. Pedro, José do Patrocinio, Machado de Assis, Tiradentes, senão será esquecido como tantos outros brancos menos expressivos. Quais as oportunidades que os negros abastados deste país, da Bahia estão dando aos seus irmãos negros?. A outra questão é, na Bahia representamos quase 80% de negros, pardos e afins, porque as peças publitárias, propagandas existem 10 brancos e 2 negros, por vezes nenhum, em se tratando desse percentual de quase 80% deveria ser o contrário, 10 negros e 2 brancos, equanto nossas negras escolherem o brancos estrangeiros, acharem que querem ter filhos "moreninhos" pela miscigenação com o "branquinho", acharem que os brancos lhes tratam com igualdade, que respeitam seu espaço, sua cultura, sua pele, sua raça, seus costumes, sua condição de negro, nunca sairemos dessa mesmice que alguns grupos insistem em chamar de RESISTENCIA.

Não sou um revoltado, apenas um realista sem hipocrisia.

Fotos de Rôserval Du Carmu

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Caixa de Recados (5 comentários)

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Às 21:03 em 19 julho 2010, Albino Apolinário de Santana disse...
XII Caminhada Azoany - Confira a programação

Seminário::
Data: 09 de Agosto - Segunda Feira
I Mesa de Conferência da Caminhada Azoany
Horário: 09:30 às 12:30hs - Tema: Direitos Humanos
II Mesa de Conferência da Caminhada Azoany
Horário: 14:00 ás 17:30hs - Tema: Religiosidade
Local: ANTIGA FACULDADE DE MEDICINA- TERREIRO DE JESUS PELOURINHO SALVADOR-BA

Caminhada::
Dia 16 de Agosto - Segunda Feira
09:00hs: Missa na Igreja do Carmo com a Irmandade do Rosário dos Homens de Preto.
11:00hs: Concentração na Praça do Reggae - Saída às 13:00hs com o Afoxé Korin Efan.

Camiseta::
De 11 a 14 de agosto, troque uma lata de leite de 400g por uma camisa da Caminhada Azoany.
Horário: 09:00hs às 12:00hs - 14:00hs às 18:00 - Local: Praça do Reggae/ Largo do Pelourinho.
Maiores informações: (71) 3497-2701 /9623-3554 - alziradoconforto@ig.com.br
Às 21:01 em 19 julho 2010, Albino Apolinário de Santana disse...
Valeu irmão a luta continua, o capitão do mato sente o nosso cheiro sabe o quer pensamos o quer comermos e o quer falamos? Mais o sonho de liberdade, esse eles não vão compartilhar com a vitória do povo negro.
Axé
Às 10:58 em 29 abril 2010, Tâmara Azevedo disse...
Com toda certeza vc será muito bem vindo!
Se a juventude tive faixa etária, eu mesma não poderia estar presente! rsrsrsrs
Te aguardo por lá
Às 16:30 em 25 abril 2010, marilene miranda gonzaga disse...
olá Roserval,.
olha concordo contigo em algumas coisas comentadas no texto."porque os herois nunca são negros!.em especial quando fala dos nossos irmãos negros abastados.só que com relação a hipocrisia acho que só poderemos combate-la com atitude,coragem e ação.estas são as intenções e proposta deste trabalaho,fiz parte do mesmo e posso lhe dizer o melhor que podemos fazer prealmente alcançar nossos sonhos e "meter a mão na massa e sentir a conc, EIIIIIIIIA! SEJA BEM VINDO!
Às 15:33 em 16 abril 2010, Albino Apolinário de Santana disse...
Parabéns pelo seu comentário, que ver um negro bem amarrado, mandem outro negro amarrar.
 
 
 

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço