Solidariedade para os haitinaos
LET BE HAITI HAITI
Thu, 01/14/2010 - 15:18 | ligação J. Depelchin
13 de janeiro de 2010
Para todos aqueles que perderam entes queridos, por favor, aceitem nossas mais sinceras condolências. Nossas mais profundas condolências a toda a população do Haiti e em especial para aqueles que, antes do terremoto já estavam sofrendo muito, simplesmente porque eles estavam dando continuidade a uma luta iniciada há mais de dois séculos atrás. Para aqueles que partiram, desejamos-lhes a paz eterna e os maiores aplausos pelo Criador e os antepassados.
Nós gostaríamos de expressar nossa solidariedade para o Haiti, um país onde, de 1791-1804, os africanos desencadeou-se em nome da fidelidade à humanidade. Africanos, à frente de seu tempo, tinha então dado uma lição para aqueles que habitualmente atribuído si esse papel, auto-proclamaram revolucionários de uma revolução, somos informados, preparados pelos filósofos do Iluminismo. Mas, como Louis Sala-Molins amplamente demonstrado em Le Code Noir, nem um único filósofo nunca proferiu uma palavra sobre o Código Black, lançado em 1685 e terminado em 1848.
A destruição causada pela natureza, são pouco comparadas por aqueles criados, infligiu, calculado, destilada pelos padrinhos de um sistema que se tornou hoje tão predatória que os descendentes biológicos e ideológicas (do escravizadores), como se no piloto automático, não pode fazer nada melhor do que reagir através de gestos de caridade orquestrada por uma consciência deformada dominada por uma mentalidade afiada pela constante busca de formas de violação da humanidade, dando-lhe a impressão de amá-lo.
Nos próximos dias, o sofrimento das conseqüências da destruição causada pela natureza vai enterrar ainda mais as causadas por predadores e os seus admiradores. Mas a fidelidade à verdade de que tout le monde est monde será sempre mais forte do que o esquecimento. Esse tipo de fidelidade não saciar sua sede do derramou lágrimas de crocodilo pelos meios de comunicação correspondentes que refazer as tabelas estatísticas acumuladas por organizações humanitárias, cuja tarefa é para encobrir os resultados de um crime contra a humanidade por empatia sobre o destino dos "o país mais pobre da planeta ". Que a fidelidade tem resistido, está resistindo e devem resistir contra as formas mais brutais e mais suave de tortura, imaginado por aqueles que em nome da liberdade do capital, está programando a liquidação lenta da humanidade.
Os correspondentes da imprensa mesmo, com lágrimas nos olhos, apontam a instabilidade no Haiti "política" enquanto se recusam a entrar em causas, directas e indirectas, para se estivessem a cavar ainda mais a essas causas, eles teriam que reconhecer que, em Haiti, apesar dos reveses, a fidelidade aos valores da liberdade, igualdade, fraternidade continua tão vibrante como sempre.
Diante da tragédia tão incomensurável, Haiti pode curar melhor por ser inteiro novamente. Presidente Jean Bertrand Aristide, devem ser autorizados a ir para trás entre os seus compatriotas. Pois é em face dessa tragédia que se deve chamar de solidariedade para superar as divisões políticas e ideológicas e clivagens. O Haiti tem sofrido mais do que sua parte. Merece ser novamente inteiro e merece o mais generoso gesto de solidariedade como uma Nação. Deixe todos os seus membros voltar juntos para reconstruir suas vidas. Até que ponto deve deixar uma Haiti sangrar?
É difícil, nos próximos dias e semanas, não para pedir às organizações que se vestiram com roupas humanitária a fim de evitar a fidelidade à humanidade, para nos informar sobre o destino de Pierre-Antoine Lovinsky que havia sido seqüestrado por chamar com persistência para o retorno do presidente Jean-Bertrand Aristide.
Blog de Rosivalda Barreto
Estou escrevendo um texto semanal para o blog Religiões Afro-Brasileiras e Política. Esse sítio publica temáticas voltadas para religiosidade afro-brasileira. Resolvi escrever sobre e Lavagem do Bonfim e fiz uma retrospectiva da festa. Logo, revisitei minha memória em busca de novidades e de comparações dessa expressão religiosa popular desde a década de 60. Destaquei como a mesma ocorre atualmente acrescida do investimento privado, exacerbação do consumo e focalização do lúdico em…
Continuar
Postado em 22 janeiro 2012 às 18:09
Sou baiana de Salvador e tomei consciência da minha história e afrodescendência desde que comecei fazer dança afro com Mestre KING (Raimundo Bispo dos Santos). O aprofundamento veio com o exercício da docência. Daí em diante, no CEAO, intensifiquei meus estudos. Logo veio a oportunidade de fazer a seleção do mestrado em educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Ao participar da primeira etapa da seleção tomei contato com um mundo africano dentro de Fortaleza, mais…
Continuar
Postado em 6 dezembro 2011 às 3:57 — 2 Comentários
INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2011
CONVITE
Entre os dias 24 de Novembro e 02 de Dezembro de 2011 será realizado o Seminário Artefatos da Cultura Negra no Ceará, em sua segunda edição. Este encontro faz parte das comemorações do Mês da Consciência Negra e do Ano Internacional dos Afrodescendentes proclamado pela ONU.
O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará através do Eixo…
Continuar
Postado em 14 novembro 2011 às 19:43
Caixa de Recados (7 comentários)
Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!
Entrar em Correio Nagô
Bom dia, Rosivalda!
Vi que visitou nosso blog, e fico feliz que tenha gostado.
Vc aceita participar, escrevendo prá gente, uma coluna toda semana?
Poderemos conversar melhor se assim desejar pelo email(religioesafrobrasileiraepolitica@hotmail.com) para acertarmos os detalhes.
Seria muito interessante ter sua participação em nosso Blog.
Aguardo seu contato, obrigada.
Bom dia Rosalva! Queremos convidá-la para conhecer nosso trabalho no site http://www.wix.com/religioesafrobrasile/religioesafroepolitica e gostaria de convidá-la
a participar, se quiser entrar em contato, pode ser pelo email alessandro.nkosi@hotmail.com. Obrigado!
Opaaa!!!
Como vai ma lindaaa??
Que bom te encontrar aqui nega! Melhor ainda é ter uma lembrança boa das epocas de lutas qe permancem até hj. o Grupo Anexus existe até hj sabia? Uma luta retada! Abração ma linda! Obrigado por tudo viu ^_^