Fonte: Folha de São Paulo
Estudo diz que cerca de 70% da herança genética nacional vem da Europa
Variação de região para região do país é baixa; cor da pele tem elo com poucos genes e, por isso, é parâmetro enganoso
REINALDO JOSÉ LOPES
EDITOR DE CIÊNCIA
No Brasil, faz cada vez menos sentido considerar que brancos têm origem europeia e negros são "africanos". Segundo um novo estudo, mesmo quem se diz "preto" ou "pardo" nos censos nacionais traz forte contribuição da Europa em seu DNA.
O trabalho, coordenado por Sérgio Danilo Pena, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), indica ainda que, apesar das diferenças regionais, a ancestralidade dos brasileiros acaba sendo relativamente uniforme.
"A grande mensagem do trabalho é que [geneticamente] o Brasil é bem mais homogêneo do que se esperava", disse Pena à Folha.
De Belém (PA) a Porto Alegre, a ascendência europeia nunca é inferior, em média, a 60%, nem ultrapassa os 80%. Há doses mais ou menos generosas de sangue africano, enquanto a menor contribuição é a indígena, só ultrapassando os 10% na região Norte do Brasil.
QUASE MIL
Além de moradores das capitais paraense e gaúcha, foram estudadas também populações de Ilhéus (BA) e Fortaleza (compondo a amostra nordestina), Rio de Janeiro (correspondendo ao Sudeste) e Joinville (segunda amostra da região Sul).
Ao todo, foram 934 pessoas. A comparação completa entre brancos, pardos e pretos (categorias de autoidentificação consagradas nos censos do IBGE) só não foi possível no Ceará, onde não havia pretos na amostra, e em Santa Catarina, onde só havia pretos, frequentadores de um centro comunitário ligado ao movimento negro.
Para analisar o genoma, os geneticistas se valeram de um conjunto de 40 variantes de DNA, os chamados indels (sigla de "inserção e deleção"). São exatamente o que o nome sugere: pequenos trechos de "letras" químicas do genoma que às vezes sobram ou faltam no DNA.
Cada região do planeta tem seu próprio conjunto de indels na população -alguns são típicos da África, outros da Europa. Dependendo da combinação deles no genoma de um indivíduo, é possível estimar a proporção de seus ancestrais que vieram de cada continente.
Do ponto de vista histórico, o trabalho deixa claro que a chamada política do branqueamento -defendida por estadistas e intelectuais nos séculos 19 e 20, com forte conteúdo racista- acabou dando certo, diz Pena.
Segundo os pesquisadores, a combinação entre imigração europeia desde o século 16 e casamento de homens brancos com mulheres índias e negras gerou uma população na qual a aparência física tem pouco a ver com os ancestrais da pessoa.
Isso porque os genes da cor da pele e dos cabelos, por exemplo, são muito poucos, parte desprezível da herança genética, embora seu efeito seja muito visível. O trabalho está na revista "PLoS One".
Caixa de Recados (9 comentários)
Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!
Entrar em Correio Nagô
Venha participar de STUDENT CARD BRASIL!
VOCÊ É CONVIDADO DE (ORENIL MACHADO)
Indique 10 amigos para participar dessa Rede Social e já pode solicitar seu cartão de crédito internacional com 600,00 de bonus.
Basta seguir as regras.
OBS: QUEM ACEITAR MEU CONVITE, ENVIE UM E-MAIL PARA: oportunicardestudantil@gmail.com
DISENDO QUE FOI CONVIDADO POR MIM.
GRATO.
Video: http://www.youtube.com/watch?v=FV6DRSxK7bE
LEIAM COM MUITO CUIDADE PARA ENTENDER MELHOR O ARQUIVO ABAIXO:
CLIQUE AQUI: OBJETO DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL.doc
ATENÇÃO PASTORES, BISPOS e/ou APÓSTOLOS
Instale a maquininha TEF ou POS de ler cartões da nossa empresa, e; conceda cartões de crédito STUDENT CARD BRASIL aos seus membros e funcionários. Concedemo um crédito mínimo para eles ofertarem ou gastarem apenas em sua igreja, MESMO QUE TENHAM NOME RESTRITO.
Skype: orenil75
Tim (21) 83326866
Cadastre-se: http://paixaodoestudante.ning.com
Ouça: Rádio Alà Kêtu | A Expressão Web do Axè! www.radioalaketu.com.br Guiyän Nos Ventos de Oyà!
"O Núcleo Educacional de Ações Afirmativas - NEAF te convida para integrar e participar do grupo de discussão 'Educação e Diversidade' do Correio Nagô. Esse grupo objetiva suscitar ainda mais debates e ações a respeito da implementação das Leis 11.645/08 (obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nos currículos escolares) e 12.288/10 (Estatuto da Igualdade Racial)".
http://correionago.ning.com/group/educaoediversidade
Vi sua foto e achei você muito interesante. Sorriso meio maroto, meio travesso, meio intrigante.
O que você achou das minhas considerações ?
Nilton
nc.anjos@terra.com.br.