Yannick kalombo wa kalombo
  • Masculino
  • Vitória/Espírito Santo
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar
  • Mensagens de blog
  • Tópicos
  • Eventos
  • Grupos (2)
  • Fotos
  • Álbuns de Fotos
  • Vídeos

Amigos de Yannick kalombo wa kalombo

  • DIAH CASTRO
  • Mirt's Sants
  • Orenil Machado
  • Victor Baleixe
  • Angela Regina Lage
  • paulo pires

Grupos de Yannick kalombo wa kalombo

Presentes recebidos

Presente

Yannick kalombo wa kalombo ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente

 

Página de Yannick kalombo wa kalombo

III SEMINÁRIO DE ESTUDANTES AFRICANOS TEMA: ÁFRICA E DIÁSPORA AFRICANA

III SEMINÁRIO DE ESTUDANTES AFRICANOS
TEMA: ÁFRICA E DIÁSPORA AFRICANA
Dia: 22 de maio de 2012. Local: Universidade Federal do Espírito Santo
INTRODUÇÃO
Falar a respeito da África é sempre arriscado em virtude de sua diversidade. Barbosa (2007) explica que as civilizações africanas são um mundo distinto culturalmente, por isso, precisamos ter cuidado para não caracterizar a África como um continente singular e homogêneo. Podemos falar de várias “Áfricas”, dadas as suas distintas realidades, diversidade e complexidade cultural. Munanga (2007) sugere cautela no estudo desse continente e adverte que, antes de examinarmos a África, é preciso rever os conceitos de sociedade, cultura e civilização. Precisamos repensar a África como um continente que é um verdadeiro mosaico de heterogeneidades. A tradição oral africana, por exemplo, que tem nos “griots”, contadores de histórias, seu símbolo, não impediu que florescesse uma literatura que teve, inclusive, importante papel nas guerras de libertação nas décadas de 60 e 70.
A DIÁSPORA AFRICANA
Gomes (2005) explica que estudo e o desdobramento das temáticas afro-brasileira e africana deverão sempre levar em conta uma realidade: “o negro brasileiro vive historicamente a experiência da diáspora”. Segundo Cashmore (2000), o termo diáspora “foi outrora um conceito relacionado quase que exclusivamente à experiência judaica, evocando o seu traumático exílio de uma pátria histórica e a sua dispersão por vários países”. Nesse sentido, frequentemente as referências para esse termo foram negativas, pois o associavam a um “deslocamento forçado, vitimização, alienação e perda”.
Atualmente, o termo diáspora é utilizado para descrever qualquer comunidade transnacional, cujas redes sociais, econômicas, políticas e culturais atravessaram as fronteiras das nações-estado. Além disso, pensar a “diáspora africana” é tentar entender a historicidade e a multiplicidade das culturas negras e a sua herança espalhada pelo Atlântico, pois essas culturas nunca viveram fechadas em si mesmas e nem formavam grupos homogêneos. Assim, não podemos pensar a África, e a identidade negra, como ascendência de uma única cultura negra pura, mas em múltiplas culturas, Cashmore (2000).
O DIA DA ÁFRICA
No dia 25 de Maio de 1963, em Addis Ababa, Etiópia, foi criada a Organização da Unidade Africana (OUA). Atualmente, este dia simboliza a luta dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação, e representa a data da Libertação da África. Os negros do Brasil e do mundo celebram a oportunidade de medir os progressos, as dificuldades e as obras realizadas no continente conhecido como berço da humanidade. Em 09 de Julho de 2002 a Organização da Unidade Africana (OUA) foi substituída pela União Africana. Atualmente, a União Africana tem como objetivos a unidade e a solidariedade africana, além de ajuda na promoção da democracia, direitos humanos e desenvolvimento econômico na África.
2
O EVENTO
Em comemoração a essa data especial, promoveremos no dia 25 de maio de 2012, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o III Seminário de Estudantes Africanos: “ÁFRICA E DIÁSPORA AFRICANA”. O evento reunirá, ao longo de todo o dia, pesquisadores e especialistas de renome no cenário local e nacional, estudantes africanos, a fim de debaterem assuntos relacionados à construção de saberes a respeito do continente africano, à democracia, aos direitos humanos, às relações internacionais, à formação de pesquisadores, à implementação da lei 10.639/2003, à educação, à identidade, à territorialidade, etc.
O Evento contará ainda com a participação de aproximadamente 50 estudantes africanos, acolhidos na Universidade Federal de Espírito Santo (UFES) pelo Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G). Este Programa de cooperação educacional foi desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com países africanos em vias de desenvolvimento, como por exemplo, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Gana, Guiné-Bissau, Benin, República Democrática do Congo, São Tomé, entre outros.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Não podemos desconsiderar que já conseguimos algumas conquistas dentro de uma política de governo, em que compreende a dimensão que envolve o tema supra. A regulamentação e aprovação de Diretrizes para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e África, são alguns exemplos dessas conquistas. Entretanto, esse trabalho precisa ser contínuo. Desse modo, os objetivos do Evento pretendem debater e refletir junto à comunidade acadêmica, e sociedade em geral, o reconhecimento da importância da relação da história africana com a brasileira, contribuindo para a construção e afirmação da identidade da sua população. Relevar conhecimentos e tradições produzidas/apreendidas nas/pelas experiências. Promover a valorização e ampliação de conhecimentos acerca das culturas Africanas e Afro-brasileiras. Debater sobre os novos mecanismos de dominação, racismo, preconceito e discriminação. Entre outros.
POSSÍVEIS PARCEIROS
Instituições de Ensino, Secretaria de Direitos Humanos, Núcleos de Estudo Afro-brasileiros, Secretarias de Cultura e Educação, Entidades do Movimento Negro, Movimentos Sociais e Estudantis, ONGs, Grupos Culturais e de Pesquisa, etc.
PROGRAMAÇÃO
08h Credenciamento
09h Sessão Solene de Abertura
09h15min Mesa Redonda / Debates
12h Intervalo para Almoço
14h Sessão de Vídeos / Debates
15h Intervalo
15h30min Mesa Redonda / Debates
18h Atividades Culturais
19h Encerramento
20h Festa local
COMISSÃO ORGANIZADORA (p/ contatos):
P/ Yannick Kalombo Wa Kalombo (Cel. (27) 92833459 – lombox3@yahoo.fr)
P/ Lucio Benedito Mauro Barbosa (Cel. (27) 8802-1539 – proflucio@hotmail.com)

Caixa de Recados (8 comentários)

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Às 22:56 em 23 setembro 2013, Elaine Cristina Rangel Barros disse...

Boa noite! estivemos participando de alguns eventos em comum,  Vargem Alta e cachoeiro de Itapemirim .

Um grande abraço Elaine

Às 11:31 em 8 maio 2013, mary disse...

(maryjafar188@yahoo.com).

Meu nome é Miss Mary, eu vi o seu perfil hoje em correionago.ning.com e tornar-se interessado em entrar em contato com você, por favor, eu quero que você entrar em contato comigo sobre este meu endereço de email (maryjafar188@yahoo.com) para que eu possa dizer sobre mim e enviar as minhas fotos para você, por favor estou esperando por seu e-mail sobre este meu id (maryjafar188@yahoo.com).
seu mary

Às 12:13 em 27 março 2013, Lillian Desmond disse...

Olá, meu nome é perder Lillian i vi o seu perfil neste site e tornou-se interessado em saber mais de você eu quero que você entre em contato comigo com este endereço de meu e-mail para que eu possa dar-lhe a minha foto também lhe dizer mais sobre mim
Aqui está meu endereço de e-mail (lilliandesmond23real@yahoo.com)
obrigado
Miss Lillian


Hello,my name is miss Lillian i saw your profile at this site and became interested to know you more i want you to contact me with this my email address so that i can give you my photo also tell you more about myself
Here is my email address (lilliandesmond23real@yahoo.com)
Thanks
Miss Lillian

Às 11:21 em 27 março 2013, Lillian Desmond disse...

Olá, meu nome é perder Lillian i vi o seu perfil neste site e tornou-se interessado em saber mais de você eu quero que você entre em contato comigo com este endereço de meu e-mail para que eu possa dar-lhe a minha foto também lhe dizer mais sobre mim
Aqui está meu endereço de e-mail (lilliandesmond23real@yahoo.com)
obrigado
Miss Lillian


Hello,my name is miss Lillian i saw your profile at this site and became interested to know you more i want you to contact me with this my email address so that i can give you my photo also tell you more about myself
Here is my email address (lilliandesmond23real@yahoo.com)
Thanks
Miss Lillian

Às 19:41 em 22 março 2013, Orenil Machado disse...
Gratis! Gratis! Gratis!

Venha participar de STUDENT CARD BRASIL!

VOCÊ É CONVIDADO DE (ORENIL MACHADO)

Indique 10 amigos para participar dessa Rede Social e já pode solicitar seu cartão de crédito internacional com 600,00 de bonus.
Basta seguir as regras.

OBS: QUEM ACEITAR MEU CONVITE, ENVIE UM E-MAIL PARAoportunicardestudantil@gmail.com

DISENDO QUE FOI CONVIDADO POR MIM.

GRATO.

Video: http://www.youtube.com/watch?v=FV6DRSxK7bE

LEIAM COM MUITO CUIDADE PARA ENTENDER MELHOR O ARQUIVO ABAIXO:

CLIQUE AQUI: OBJETO DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL.doc

ATENÇÃO PASTORES, BISPOS e/ou APÓSTOLOS

Instale a maquininha TEF ou POS de ler cartões da nossa empresa, e; conceda cartões de crédito STUDENT CARD BRASIL aos seus membros e funcionários. Concedemo um crédito mínimo para eles ofertarem ou gastarem apenas em sua igreja, MESMO QUE TENHAM NOME RESTRITO.

Skype: orenil75

Tim (21) 83326866

Cadastre-se: http://paixaodoestudante.ning.com

 

Às 18:03 em 27 dezembro 2012, baby disse...

Olá, meu nome é Rose, eu especialmente admira / recebe nesta rede social, eu vou ser mais feliz se você pode escrever-me no meu e-mail para (roseduke15@yahoo.com), eu tenho algo para compartilhar com você, é graças muito importantes e que Deus abençoe você. Rose. (roseduke15@yahoo.com)
----------------------------------------------------------------------------
Hello, my name is Rose, i specially admires/welcomes you on this social network, i will be the happiest if you can write me on my email at (roseduke15@yahoo.com), i have something to share with you, it is very important thanks and God bless you. Rose. (roseduke15@yahoo.com)

Às 9:14 em 25 junho 2012, Karlos R.Ketu Riahb da Silva disse...

BA KIMBUTA no seu CD UNIVERSO PRETO PARALELO

UM POUCO MAIS - NEGRITUDE PURA PARA OS OUVIDOS ( BA KIMBUTA - UNIVERSO PRETO PARALELO )

Obrigatório Ouvir.



BA KIMBUTA no seu CD UNIVERSO PRETO PARALELO

UM POUCO MAIS - NEGRITUDE PURA PARA OS OUVIDOS ( BA KIMBUTA - UNIVERSO PRETO PARALELO )

Obrigatório Ouvir acessando a página abaixo

http://feirapreta.ning.com/profile/KarlosRKetuRiahbdaSilva

Às 10:00 em 14 abril 2012, Orenil Machado disse...

 
 
 

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Sobre

© 2017   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço