Gabriela Sampaio
  • Feminino
  • Recife -Pe
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de Gabriela Sampaio

  • DIAH CASTRO
  • Pedro de O. Santos
  • Domingos Santana UFBA.
  • Instituto Mídia Étnica
  • Luciane Reis
  • André Luís Santana
  • Paulo Rogério

Grupos de Gabriela Sampaio

Presentes recebidos

Presente

Gabriela Sampaio ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente

 

Bem-vindo(a), Gabriela Sampaio! (Apetebi)

Hoje o dia foi cheio de AXÉ . Acabamos DE REALIZAR agora a atividade na comunidade de Santo Amaro Recife -PE . Amanhã tem mais .... Projeto Favela N´ativa

http://www.diariodepernambuco.com.br/nota.asp?materia=20120301075709 vejam um pouco mais 

O Projeto:

                O ISBA – INSTITUTO SOCIAL BRASIL ÁFRICA, lança mão do projeto “FAVELA N’ATIVA” visando propor ações articuladas que serão executadas através de uma rede de serviço sócio-cultural que além contará com a participação de importantes parceiras locais e secretarias governamentais, oferecendo atividades com variados temas relacionadas à juventude das favelas de Santo Amaro e Coelhos - ambas na RPA 01, e ainda reservaremos cerca de 25 vagas destinadas a SDS para agentes que trabalham com projetos sociais desta instituição.

                A adesão e participação de policiais da PM no projeto é uma articulação, através da GPAC – Gerência de Proteção ao Adolescente e Criança da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco, o objetivo é de motivar a Coesão Social, fazendo com que a comunidade conheça de fato a política de prevenção e segurança pública do Estado, e interagir com a mesma a qualificar seus procedimentos na comunidade a partir dessa troca de informação. Caso não tenhamos a adesão total da PM participando das oficinas, iremos encaminhar as vagas reservadas para os jovens das comunidades ora favorecidas.

                Esta junção de organizações sociais e comunidades no projeto Favela N’Ativa passaremos a chamar essa relação de F3 “favela à TRÊS” na qual as duas organizações junta-se a própria favela organizada, portanto para que essa força aconteça parcerias com espaços educativos, culturais e sociais das comunidades serão articuladas bem como a participação do comércio local (seja ele formal ou informal), a responsabilidade social deles são importantes no que diz respeito ao estímulo e a comunicação social, agindo como pólos de difusão de mobilização, informação e até exposição de alguma das nossas ações previstas.

                Nesse sentido, o ISBA e a rede de parceiros produziram iniciativas nas áreas de produção arte-visual, cultura afro-brasileira, hip hop, esporte cidadão, prevenção e saúde, em temas essenciais relacionados aos direitos humanos, estudos sobre a dinâmica da vida nas redes criminosas e, com diversas outras atuações que configuram alternativas que levam à conscientização da cultura de paz, do emprego e inclusão social de jovens moradores de periferias.

                JUSTIFICATIVA:

A partir de problemas ainda persistentes em comunidades, como no caso em Santo Amaro e Coelhos, que apresentam altos índices de vulnerabilidade social entre adolescentes e jovens em situação de risco, proliferação do Crack e a presente violações de direitos humanos: violência física, moral e psicológica a qual essas comunidades estão submetidas em seu cotidiano, principalmente pela crescente repressão policial e ausência de canais de diálogos efetivos entre a comunidade e o sistema de segurança vigente.  Identificada essas problemáticas o F3 pretende com este oportuno edital dinamizar e criar efetivas condições de humanização daqueles que estão mais suscetíveis as violações de direitos e em constante atuação da violência, seja como praticante ou receptor, dedicando-se ao estímulo à cultura, à descoberta das potencialidades, a compreensão de papéis e de valores sociais, a quebra de paradigmas e à elevação da auto-estima dos mesmos. 

 O ISBA tem garantido através de suas articulações espaços de parceiros na comunidade dos Coelhos: Conselho de Moradores e na Casa da Comunidade dos Coelhos. Todos os espaços disponíveis para nossas ações, que serão garantidos gratuitamente para que sejam realizadas as ações. 

Já em Santo Amaro temos articulados os espaços do Protejo de Santo Amaro, Centro Cultural de Santo Amaro e Associação do Campo do Onze, além da quadra de basquete da UPE (quadra poliesportiva) que nos será reservado. Serão realizadas, também, parcerias com órgãos públicos como a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife – PCR, que irá colaborar com um banner e o transporte de material na abertura do evento. Teremos também o apoio do Afoxé Oyá Alaxé, Maracatu Rosa Vermelha e Artistas da Rede de Resistência Solidária, que serão facilitadores de algumas ações previstas.

 Realizador:

 O Instituto Social Brasil África - ISBA é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2004 com a missão de promover a inclusão e justiça social, utilizando a arte, a cultura afro-brasileira e a educação como ferramentas para a criação de pontes que unam as diferenças e sirvam de alicerces para sustentabilidade e exercício da cidadania. Todas as atividades promovidas pelo ISBA estão preocupadas com a promoção de uma relação positiva dos jovens com os seus próprios valores culturais e de sua capacidade de ação social. O desafio da formação de novas lideranças é uma das metas principais do grupo.

Ampliar a margem de escolha, romper com a marginalização decorrente da pobreza e do preconceito, abrir novos horizontes para os jovens moradores das favelas e comunidades pobres de Pernambuco. Além da criação do Grupo Afoxé Oyá Alaxéde, o ISBA deu início às atividades do seu Núcleo Audiovisual. Desde 2008, o Núcleo vem se consolidando em diferentes frentes, tanto na produção de roteiros, filmes de curta-metragem de ficção e documentários, como no fortalecimento de importantes parcerias, possibilitando a inserção no mercado de trabalho de vários dos seus técnicos e artistas. 

Objetivo:

Implementar cursos e palestras sócio-educativos e culturais para os  jovens de Santo Amaro e dos Coelhos com vagas garantidas para policiais militares que atuam nesses territórios através dos seus variados programas, visando à minimização da violência e atos infracionais, à defesa dos direitos humanos e a ressignificação do território como fortalecimento do ser.

Específicos:

 • Afastar dos riscos e da violência social estes jovens de Santo Amaro e dos Coelhos melhorando suas condições de vida.

• Intercambiar a experiência e a cultura das periferias com os policias militares e com a comunidade não praticante das iniciativas sócio-culturais propostas.

• Oferecer alternativas de espaços, de ocupação e desenvolvimento social na comunidade durante o período dos cursos e palestras.

• Oferecer alternativas de “participação social e orientação profissional”, através dos cursos e palestras para uma alternativa de geração de renda após os mesmos.

• Ampliar a participação da sociedade civil e difundir boas práticas na atuação e execução das políticas de segurança cidadã e de enfrentamento as drogas com base na prevenção da violência.

 

Fotos de Gabriela Sampaio

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Blog de Gabriela Sampaio

Projeto Favela N´ativa

O Projeto:

                O ISBA – INSTITUTO SOCIAL BRASIL ÁFRICA, lança mão do projeto “FAVELA N’ATIVA” visando propor ações articuladas que serão executadas através de uma rede de serviço sócio-cultural que além contará com a participação de importantes parceiras locais e secretarias governamentais, oferecendo atividades com variados temas relacionadas à juventude das favelas de Santo Amaro e Coelhos - ambas na RPA 01, e ainda reservaremos cerca de 25 vagas destinadas a SDS para…

Continuar

Postado em 19 março 2012 às 18:53

Caixa de Recados (1 comentário)

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Às 15:50 em 27 março 2013, Lillian Desmond disse...

Olá, meu nome é perder Lillian i vi o seu perfil neste site e tornou-se interessado em saber mais de você eu quero que você entre em contato comigo com este endereço de meu e-mail para que eu possa dar-lhe a minha foto também lhe dizer mais sobre mim
Aqui está meu endereço de e-mail (lilliandesmond23real@yahoo.com)
obrigado
Miss Lillian

Hello,my name is miss Lillian i saw your profile at this site and became interested to know you more i want you to contact me with this my email address so that i can give you my photo also tell you more about myself
Here is my email address (lilliandesmond23real@yahoo.com)
Thanks
Miss Lillian

 
 
 

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço