janeiro 2011 Posts no Blog (94)

Ministra se compromete a fortalecer sistema de cotas

 

 

 

PorLuís Michel Françoso

Fotos: Elói Correia/Agecom

Fonte: Áfricas.com.br

 

Em entrevista concedida ao Portal Áfricas, ontem (31), a Ministra Luiza Bairros, 57, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência…

Continuar

Adicionado por Africas.com.br em 31 janeiro 2011 às 23:27 — 1 Comentário

A ACBANTU faz moção de apoio a Drª. Arany Sntana

Reunião em Apoio a Arany Santana

 

No dia 27/01/2011, às 15h00, no Museu Eugênio Teixeira Leal (Casa da Moeda), Pelourinho, Salvador, aconteceu a cerimônia de abertura das comemorações pelos dez anos de nossa história: MAZELELE ACBANTU, onde foram apresentados temas relacionados à cultura, juventude, mulheres, saúde, educação popular, segurança alimentar e nutricional, etnodesenvolvimento e cultura através do Bloco Afro Bankoma…

Continuar

Adicionado por Raimundo Konmannanjy em 31 janeiro 2011 às 17:01 — Sem comentários

As celptocracias Afro-orientais em cheque: O Egito é a bola da vez?

Aqui no ocidente, a escravidão africana e a conseqüente tragédia humana que passou a história sob o singelo rótulo de Diáspora Africana, são tratadas como fatos históricos distantes, pertencentes a uma época perdida em um passado sem conexão com a realidade atual conjuntura (!!??) internacional, ou…

Continuar

Adicionado por Adelson Silva de Brito em 31 janeiro 2011 às 12:53 — Sem comentários

Confira o resultado da promoção realizada pela rede Correio Nagô

 

A rede social CORREIO NAGÔ  tem o prazer de anunciar os vencedores da promoção Correio NaGô e Insurreição Rítmica, realizada nesta última semana (20 a 27 de janeiro) e que mobilizou participantes de todo o Brasil. Os premiados receberão um DVD exclusivo do filme Insurreição Rítmica, um documentário sobre o poder de transformação de ONGs baianas que trabalham com arte-educação e promoção da cultura negra. . Parabéns a todos/as os/as…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 30 janeiro 2011 às 19:30 — 5 Comentários

Curso de Yorùbá na Casa da Nigéria em Salvador

 Dando continuidade ao programa de intercambio cultural permanente, a Casa da Nigéria estará oferecendo a partir do dia 15 de março de 2010, ou seja, a primeira terça da benção depois do Carnaval, um Curso de Língua e Cultura Yorùbá. As aulas serão ministradas pelo Professor  Ayo Olayanju, adido cultural especial da Nigéria na Bahia. O curso foi programado originalmente para atender ao público em geral, interessado na Língua e Cultura dos Orixás, ou seja, iniciantes em geral. O Professor…

Continuar

Adicionado por Adelson Silva de Brito em 30 janeiro 2011 às 14:46 — 8 Comentários

Família acusa supermercado de racismo contra criança em SP

Menino de 10 anos contou que seguranças o fizeram tirar a roupa. Supermercado nega que tenha havido racismo e agressões físicas.

 

A Polícia Civil de São Paulo investiga um caso de racismo contra uma criança negra de 10 anos no Hipermercado Extra da Marginal do Tietê, na Penha, Zona Leste da cidade. Acusado de furto na saída do supermercado no último dia 13, o menino foi levado por três seguranças a uma sala reservada, onde, segundo contou, foi chamado de "negrinho sujo…

Continuar

Adicionado por Keila Souza da Costa em 29 janeiro 2011 às 20:58 — 1 Comentário

Artigo: Vão-se os anéis, ficam os dedos! Parte 2

Segurança Pública na Bahia - Discursos e contra-discursos – pedaço de uma realidade nacional.

 

 



Enquanto a política executiva é reordenada nos bastidores dos estados e no governo federal, a política de desenvolvimento consolidada como “PAC” tem exigido para segurança pública uma demanda de controle social condizente ao status de um ”país emergente”. Então, o Brasil, através de…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 28 janeiro 2011 às 22:44 — 2 Comentários

Artigo: Vão-se os anéis, ficam os dedos! Parte 1

A continuidade do genocídio negro através da Política Criminal de Segurança Publica na Bahia

 

Por Lio Nzumbi - graduado em Sociologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduando em Direito pela Universidade Católica do…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 28 janeiro 2011 às 22:30 — 18 Comentários

Por um Irdeb efetivamente público

Por um Irdeb efetivamente público - http://www.direitoacomunicacao.org.br/content.php?option=com_content&task=view&id=7513

 …

PDF
Continuar

Adicionado por Pedro Caribé em 28 janeiro 2011 às 17:03 — Sem comentários

O Bloco afro Olodum apresenta o Festival de Músicas e Artes Olodum 2011. Democracia e Comunicação

DEMOCRACIA E COMUNICAÇÃO, 

O Poder simbólico dos afros brasileiros.

João Jorge *

 

 A partir dos Tambores, Papiros, Twitter vamos contar a História do processo da escrita no carnaval de Salvador em 2011. Historicamente a democracia e a comunicação é para muitos um artigo de luxo ou tão invisível nas comunidades que chegamos a duvidar de sua existência. 

Na velha Bahia de…

Continuar

Adicionado por Joao Jorge Santos Rodrigues em 28 janeiro 2011 às 10:10 — Sem comentários

Ministra da Cultura dá sinais de guerra ao livre conhecimento, por Renato Rovai



A ministra da Cultura Ana de Holanda lançou uma ofensiva contra a liberdade do conhecimento. Na quarta-feira pediu a retirada da licença Creative Commons do site do Ministério da Cultura, que na gestão de Gilberto Gil foi pioneiro em sua adoção no Brasil.

O exemplo do MinC foi àquela época fundamental para que outros sites governamentais seguissem a mesma diretriz e também publicassem seus conteúdos sob essa licença, como o da Agência Brasil e o Blog do…

Continuar

Adicionado por Paulo Rogério em 27 janeiro 2011 às 22:00 — 1 Comentário

Zimbábue: fantasma do passado não muito distante

     A estreita entrada da Galeria Nacional em Bulawayo no Zimbabue, mais se parece com uma cena de crime com aquelas fitas escritas "cena do crime, proibido ultrapassar", do que com a porta de entrada de um instituto cultural. O trabalho de arte foi banido, e o artista acusado em insultar o presidente Robert Mugabe. As fotos nas janelas que mostravam as atrocidades cometidas no comeco da ditadura de mais de 30 anos do senhor Mugabe estao cobertas com paginas…

Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 27 janeiro 2011 às 18:00 — Sem comentários

Evangélico volta a ameaçar balalorixá

O evangélico que atacou e destruiu o Ilê Axé Iji Omin Toloyá, localizada Camaçari (Ba), teria ameaçado voltar ao templo religioso, para “terminar o serviço”. A informação é de familiares do vândalo, que temem, inclusive, pela integridade física do babalorixá José Livramento Júnior. “Ele disse que voltaria ao axé, tocaria fogo na casa e mataria o pai de santo”, relata uma fonte que preferiu não se identificar. Após o baque do atentado ao terreiro, os filhos e filhas da casa se organizam, a…

Continuar

Adicionado por Luiz Souza em 27 janeiro 2011 às 17:30 — 5 Comentários

Documentário retrata história da quituteira Alaíde do Feijão

A quituteira baiana Alaíde do Feijão é a estrela do vídeo realizado pelo publicitário João Silva, com lançamento previsto para o dia 31 de Janeiro, segunda-feira, às 21h no Multiplex Iguatemi. O vídeo enfatiza a importância da feijoada na g astronomia brasileira, contando sua história e peculiaridades. As gravações aconteceram na casa de Alaíde, na Feira das Sete Portas e no Pelourinho, onde fica o restaurante da…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 26 janeiro 2011 às 22:04 — 11 Comentários

Crítica ao ostracismo do negro na literatura

Crítica ao ostracismo do negro na literatura e a Lei 10.639/2003, o afro-brasileiro e a África

 

Lamentável! Foi o meu sentimento após a leitura da matéria “Negro: imagem e semelhança de quem” de Sônia Marta Coelho Pereira, inserida no caderno especial “A trajetória dos personagens negros, da África ao Brasil” da revista Conhecimento Prático: Literatura, nº 34 – janeiro/2011, páginas 27 a 38. É triste constatar que uma das raras revistas dedicadas à Literatura no mercado…

Continuar

Adicionado por Ricardo Riso em 26 janeiro 2011 às 10:41 — 9 Comentários

Pare o "estupro corretivo". Urgente!!

 



Millicent Gaika foi atacada, estrangulada, torturada e estuprada durante 5 horas por um homem que dizia estar "curando-a" do lesbianismo. Por pouco não sobrevive



Infelizmente Millicent não é a únca, este crime horrendo é recorrente na África do Sul, onde lésbicas vivem aterrorizadas com ameaças de ataques. O mais triste é que jamais alguém foi condenado por "estupro corretivo".



De forma…
Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 26 janeiro 2011 às 10:27 — Sem comentários

Investimento social em mulheres

Iniciativa do ELAS Fundo de Investimento Social e da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul tem ainda como meta criar uma nova cultura de investimento social em mulheres no Brasil

 

Nesta quarta-feira (26/1), às 19h, na sede da FIRJAN (Avenida Graça Aranha, 01 – 13º andar – Centro – Rio de Janeiro) serão apresentados os vencedores do Prêmio Doar para Transformar, que destaca o investimento social nos direitos…

Continuar

Adicionado por Keila Souza da Costa em 26 janeiro 2011 às 9:20 — Sem comentários

A interpretação e a aplicação da Lei 11.645/08 nas escolas





A obrigatoriedade da Lei 11.645/08, diz respeito à inclusão da História da África e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Tal abordagem não determina a existência de uma disciplina especifica e solta. Sua proposta diz respeito a produção de conhecimentos e formação de atitudes e valores capazes de educar cidadãos conscientes de seu pertencimento étnico-racial.

Considerando que os projetos existentes de implementação da Lei…

Continuar

Adicionado por Fernanda Pereira Alves em 25 janeiro 2011 às 19:03 — 1 Comentário

Sepromi: Movimento de Mulheres envia carta ao governador indicando Valdecir Nascimento

Exmo.sr. Jaques Wagner

Governador do Estado da Bahia

Salvador/BA





Excelentíssimo Senhor Governador,



Historicamente a luta das mulheres avança desde o ambiente familiar até as Convenções Globais. Na Bahia, tivemos a oportunidade de construir participativamente avanços a partir da atuação da SEPROMI, cuja prática, apesar de todas as limitações orçamentárias e de pessoal, tornou-se referência nacional ao ponto da nossa Secretária Luiza Bairros, ter sido alçada… Continuar

Adicionado por André Luís Santana em 25 janeiro 2011 às 9:56 — 1 Comentário

Arquivos mensais

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

1999

© 2017   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço