fevereiro 2012 Posts no Blog (56)

Ilê Aiyê divulga nota de pesar pela morte de sua sétima Deusa do Ébano, Telma Menezes

O bloco afro Ilê Aiyê divulgou nota, nesta quarta-feira (29), lamentando o falecimento de Telma Menezes, que foi a sétima Deusa do Ébano eleita no tradicional concurso de beleza anual da entidade.

Telma foi a rainha do bloco no Carnaval de 1986, e, desde então, participava com frequência dos eventos realizados na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê, na localidade do Curuzu, no bairro da Liberdade, em Salvador.

Telma Menezes foi sepultada às 14h, no cemitério da Quinta dos…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 29 fevereiro 2012 às 22:23 — 1 Comentário

PROGRAMA DE EQUIDADE RACIAL NO NORDESTE BRASILEIRO SELEÇÃO DE COMUNICADORES

 

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE, o Instituto Cultural Steve Biko e o Instituto Mídia Étnica – IME, em ação consorciada, convidaram organizações e militantes do Movimento Negro da região Nordeste, para participar da seleção do Programa de Equidade Racial. Este Programa busca desenvolver ações efetivas que contribuam para mudanças estruturais no quadro de desigualdades da Região Nordeste e tem como principal foco o combate ao racismo e às desigualdades de gênero. O…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 29 fevereiro 2012 às 17:35 — 7 Comentários

Documentário sobre músico baiano Cacau do Pandeiro é lançado no Rio de Janeiro

Está previsto para dia 8 de março, o lançamento, pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, de um dos mais interessantes projetos culturais da agenda carioca. O documentário “Cacau do Pandeiro – O mundo na palma da mão” apresentará à cidade a trajetória artística de Carlos Lázaro da Cruz, nas artes conhecido como “Cacau do Pandeiro”, percursionista baiano que dá nome ao projeto integrado pelo filme, umamostra fotográfica, oficina coordenada pelo artista e…

Continuar

Adicionado por Paulo Rogério em 29 fevereiro 2012 às 1:30 — 3 Comentários

JOAQUIM BARBOSA PRESIDENTE DO STF

Por normas há rodízio na presidência do STF, de dois em dois anos, como no TSE. O ministro Joaquim Barbosa seria o presidente do TSE, no período de 2010, mas por problemas de saúde, e teria as eleições em 2010, ele pediu dispensa.

Agora pela ordem o Ministro Joaquim Barbosa será o presidente do STF, em 2012, um fato histórico no Brasil, o primeiro presidente negro no STF, que também pode substituir a presidência da república . no Brasil!!!!!!! Será o máximo.

Mas antes o ministro…

Continuar

Adicionado por Não Fazemos Parte do Problema em 28 fevereiro 2012 às 19:42 — Sem comentários

Em artigo, pesquisadora analisa denuncia de violência no desfile do Ilê Aiyê

A mais bela dos belos

Maria do Socorro Silva Aquino de Deus*

 Li indignada, mas não tão surpresa, o relato de Dayse Sacramento sobre o que aconteceu com ela dentro das cordas do Ilê Aiyê, na terça-feira de carnaval. Seu depoimento é estarrecedor, pois retrata a violência sofrida por nós, mulheres, em vários segmentos da sociedade, no cotidiano mesmo de nossas ações. Dayse não imaginou ao vestir a fantasia do Ilê Aiyê, como nos…
Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 28 fevereiro 2012 às 15:30 — 2 Comentários

Resposta do Ilê Aiyê sobre acusação de machismo

Texto retirado do perfil oficial do bloco Ilê Aiyê no Facebook

Eles pensam que podem apagar nossa memória, mas a força do 

Ilê nos conduz nessa trajetória... 

(Jocilee e Toinho do Vale)



Acredito que muitos já saibam da história de luta e resistência do Ilê Aiyê e que este nasceu dentro de um terreiro de candomblé, onde a figura feminina é mais que importante e muito respeitada. Desde a sua primeira saída no carnaval de Salvador, em 1975, o…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 28 fevereiro 2012 às 12:39 — 8 Comentários

Movimento negro e as políticas de igualdade racial

Edson França*



Considero o movimento negro o principal, e em muitos momentos solitário, protagonista da luta pela emancipação da população negra do jugo do racismo, trata-se de um ator social que expressa com profundidade as contradições raciais impregnadas na sociedade…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 27 fevereiro 2012 às 22:54 — Sem comentários

Lançamento do livro Insubmissas Lágrimas de Mulheres de Conceição Evaristo

A escritora mineira Conceição Evaristo lança o livro Insubmissas Lágrimas de Mulheres, da editora Nandyala, no próximo dia 1º de março, no auditório Milton Santos do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO-UFBA), às 18h. A antologia, composta por 13 contos, têm como protagonistas das histórias as mulheres negras. Dentro da cena, vozes-mulheres explicitam suas dores, anseios, temores, mas antes de tudo revelam a imensa capacidade de se retirarem do lugar de sofrimento e inventarem…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 26 fevereiro 2012 às 19:59 — Sem comentários

III Reunião do Fórum Estadual de Cultura da Bahia

Fórum Estadual de Cultura da Bahia realiza sua III Reunião em Rio de Contas

 

Rio de Contas cidade tombada pelo Patrimônio Histórico, localizada no território da Chapada Diamantina com acervo arquitetônico e documental notáveis, guardiã das Comunidades Quilombolas: Quilombo da Barra, Bananal e Rio das Pedras e do Ponto de Cultura Ciranda de Bonecos. Foi escolhida para a III…

Continuar

Adicionado por FREITAS em 24 fevereiro 2012 às 17:17 — Sem comentários

Quem repara, violenta: mulheres negras são oprimidas pelo machismo no Ilê Aiyê

     

            A ordem arriscada do discurso de Foucault me obriga a começar este desabafo dizendo quem eu sou e qual é o meu lugar de fala. Sou Dayse Sacramento, mulher negra, solteira, heterossexual, graduada em Letras pela Universidade Católica do Salvador, na qual fui militante do movimento estudantil, vice-diretora da rede pública estadual de uma escola em Paripe há dois anos, agora saindo do cargo para estudar, Especialista em Educação e mestranda no…

Continuar

Adicionado por DAYSE SACRAMENTO DE OLIVEIRA em 23 fevereiro 2012 às 2:47 — 9 Comentários

Salvador: Praça Castro Alves é palco de encontro e despedida dos blocos Ouro Negro

Texto: Ivana Dorali e André Santana

Fotos: Almir Santos

Fonte: www.carnaval.ba.gov.br 

As entidades carnavalescas de matriz africana abriram os desfiles do último…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 22 fevereiro 2012 às 10:43 — 1 Comentário

África: Crepusculo para um ditador.

     As cortinas do horroso espetaculo que tem sido perpetrado por mais de 30 anos pelo ditador zimbabuano Roberto Mugabe certamente estao com seus dias contados. O senhor Mugabe esta com 87 anos de idade. Ha 3 decadas ele governa o Zimbabue com maos de ferro. Seus aliados estao com medo de que quando a velha raposa fechar seus olhos, o pais entrara em colapso. Paises vizinhos que ajudaram a apaziguar, e convenceram o senhor Mugabe a compartilhar(relutantemente) o poder com o candidato da…

Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 22 fevereiro 2012 às 2:00 — Sem comentários

Salvador: Carnaval 2012 marca o retorno do cantor Lazinho ao Olodum

Foto: Almir Conceição dos Santos

Texto: Ivana Dorali www.cultura.ba.gov.br 

A Rua Chile ficou pequena pra tanta gente. Três mil associados e dezenas de milhares foliões ‘pipoca’…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 19 fevereiro 2012 às 3:00 — Sem comentários

Salvador: Ilê Aiyê pede paz no carnaval e põe o bloco na rua

Ritual de saída do Ilê Aiyê Foto: Shirley Stolze

Texto de Camilla França www.cultura.ba.gov.br 

As pombas brancas voaram, os tambores ruflaram e o cortejo negro subiu a…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 19 fevereiro 2012 às 2:52 — 4 Comentários

A música Rap marca presença no Carnaval de Salvador

Adicionado por Dj Branco em 17 fevereiro 2012 às 13:27 — Sem comentários

Cultura Marginal - a cultura das periferias

Rap, grafite, Sarau, Literatura Marginal, rinha de MC's, repente entre outras manifestações, se conceituam em Cultura Marginal.

Cultura Marginal nada menos é que varias manifestaçoes artistico culturais, realizadas e/ou organizadas pela população que vive a margem da sociedade. Para construir esta matéria, conversei com a jornalista, ativista e militante da C.M, a Jéssica Balbino, Baseado no que conversamos a C.M teve seu inicio nas senzalas, com os escravos, que tinham a pratica da…

Continuar

Adicionado por enderson araujo em 16 fevereiro 2012 às 12:43 — Sem comentários

Bloco Filhos Gandhy participa de campanha para combater violência contra a mulher

Com forte trabalho na propagação da cultura de paz, o afoxé Filhos de Gandhy abraça o tema do combate à violência contra a mulher no Carnaval 2012. O objetivo da mobilização é envolver os 15 mil associados, entre baianos e turistas, numa campanha pela igualdade de gênero e divulgação da Lei Maria da Penha. O laço branco, símbolo da campanha, será atado no braço do presidente do afoxé, Agnaldo Silva, pela Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, na Praça Castro…
Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 15 fevereiro 2012 às 23:30 — 6 Comentários

APARTHEID SUL-AFRICANO VERSÃO SHOPPING JARDINS

Com um Decreto de Morte, no dia 11/02/12, o Shopping Jardins mostra aos negros e negras de Aracaju que o espaço desse shopping não é para ser freqüentado por pessoas de cor, história que até pouco tempo estava sendo perpetrada pelo regime racista da África do Sul aos africanos negros.

O assassinato no espaço do shopping jardins do cidadão Leidson R. dos Santos, não foi um crime somente contra “ele”, mas contra toda população negra do Brasil. Leidson foi apenas mais uma vítima…

Continuar

Adicionado por FLORIVAL JOSÉ DE SOUZA FILHO em 15 fevereiro 2012 às 11:17 — 2 Comentários

Movimento revolucionário baiano é tema do Bloco Afro Tomalira neste carnaval

O movimento social ocorrido em Salvador em 1798 que significou um marco na luta pelos direitos humanos das pessoas na Bahia – a Revolta dos Búzios é o tema do carnaval do Bloco Afro Tomalira, este ano. João de Deus, Lucas Dantas, Manuel Faustino e Luís Gonzaga, os quatro heróis e mártires do movimento serão…

Continuar

Adicionado por Juliana Costa em 15 fevereiro 2012 às 10:26 — Sem comentários

Entidades negras do Carnaval de Salvador negam nota de apoio ao Camarote Salvador

Por André Santana

Redação Correio Nagô 

Diferente do que informa nota publicada por veículos da imprensa baiana, associações como Fórum de Entidades Negras e Associação dos Afoxés, que defendem as entidades de matriz africana do carnaval baiano, negam ter assinado qualquer documento em…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 15 fevereiro 2012 às 10:03 — 13 Comentários

Arquivos mensais

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

1999

© 2017   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço