fevereiro 2018 Posts no Blog (23)

Ping-pong exclusivo com a primeira mulher negra campeã brasileira de tênis de mesa

Todo final de semana, ela jogava ping-pong de mesa no clube em que frequentava com a família. Aos 15 anos, tornou-se…

Continuar

Adicionado por Correio Nagô em 23 fevereiro 2018 às 19:06 — Sem comentários

Carlos Santos (1904 -1989): jornalista, advogado e primeiro governador negro no Rio Grande do Sul.

     “(...) foi ali na saudosa Oficina Dias, nessa Catedral de Trabalho, de Honra e de Natureza, que eu falei, pela primeira vez, aos meus irmãos de luta...” (Carlos Santos)

        Nascido na cidade portuária de Rio Grande (RS), em 9 de dezembro de 1904, Carlos da Silva Santos…

Continuar

Adicionado por Carlos Roberto S. da Costa Leite em 22 fevereiro 2018 às 14:30 — Sem comentários

Baianas que se destacaram na luta antirracista

Mais uma vez registramos aqui o protagonismo de mulheres negras baianas (ou quase baianas) que se destacaram na luta antirracista. Sem dúvida, a lista de 2017 é bem maior, afinal os nossos passos vêm de longe.

Vilma Reis

http://correionago.com.br/portal/wp-content/uploads/2017/12/vilma-150x150.jpg 150w,…

Continuar

Adicionado por Correio Nagô em 19 fevereiro 2018 às 16:13 — Sem comentários

Por onde anda a liberdade de Rafael Braga

Um dos assuntos mais comentados entre a comunidade negra em 2017 foi o caso Rafael Braga. O jovem catador de materiais recicláveis foi preso em 2013, durante as manifestações, por estar portando uma garrafa de Pinho Sol e outra de água sanitária. Rafael ficou privado de liberdade, mesmo após o laudo do esquadrão antibomba da Polícia Civil atestar que não haveria a menor possibilidade de o material ser inflamável. Leia mais sobre o caso …

Continuar

Adicionado por Correio Nagô em 19 fevereiro 2018 às 16:13 — Sem comentários

11 artistas que todo mundo precisa conhecer

http://correionago.com.br/portal/wp-content/uploads/2017/12/ARTISTAS-768x346.jpg 768w, http://correionago.com.br/portal/wp-content/uploads/2017/12/ARTISTAS.jpg 1000w" sizes="(max-width: 300px) 100vw, 300px" />

A cultura brasileira é grande e diversa, por isso o Correio Nagô preparou uma lista interestadual com nomes importantes da cultura popular e artistas talentosos…

Continuar

Adicionado por Correio Nagô em 19 fevereiro 2018 às 16:12 — Sem comentários

ESPECIAL COLÔMBIA: O que querem as mulheres afrodescendentes da Diáspora Afro Latina?

Por Donminique Azevedo 

Sim, existem mulheres afrodescendentes em todos os países da América Latina. A informação é pouco conhecida na Diáspora Afro Latina, fruto da violência colonial, como bem pontua a pesquisadora e ativista social brasileira Sueli Carneiro.

A convite da Corporación Amigos de la Unesco, o Portal Correio Nagô participou do Tercer Coloquio Internacional Afrodescendiente, na Colômbia, entre 27 e 30 de…

Continuar

Adicionado por Correio Nagô em 19 fevereiro 2018 às 16:08 — Sem comentários

O FIO DA QUESTÃO: Série aborda transição capilar

Por Bárbara Anunciação*

Fazer o curso de Comunicação Social sempre foi minha vontade, queria de alguma maneira escrever roteiros, produzir, entrevistar, esse mundo da Comunicação sempre me atraiu. Até que comecei a cursar e descobri que esse curso é mais fascinante do que imaginava e que ele me proporcionaria muito além da técnica. Fazer Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV na UNEB, no campus XIV, em Conceição do Coité, me proporcionou…

Continuar

Adicionado por Correio Nagô em 19 fevereiro 2018 às 16:06 — Sem comentários

ESPECIAL COLÔMBIA: Quantos são os afro-latino-americanos???

Quesito racial nos Censos ainda é uma luta a ser travada pelas comunidades negras das Américas

Enquanto o Brasil enfrenta questões relacionadas aos desdobramentos da adoção de ações afirmativas em seleções para universidades e concursos públicos (como fraudes e questionamento à autodeclaração), as comunidades negras dos países da América Latina lutam pelo direito ao reconhecimento do contingente populacional pelos órgãos oficiais. A garantia do quesito…

Continuar

Adicionado por Correio Nagô em 19 fevereiro 2018 às 16:03 — Sem comentários

Desfile de 2018 fez o que a lei 10.639 não conseguiu em 15 anos

Por Hélio Santos*

Duas escolas do Grupo Especial do Rio provocaram uma especial catarse em seu desfile na Sapucaí. O impacto foi maximizado porque visto por dezenas de milhões de pessoas em todo o país pela TV. 

Autoras da proeza: a Paraíso do Tuiuti e a Acadêmicos do Salgueiro. 

A Tuiuti trouxe o enredo “Meu Deus, Meu Deus, está extinta a Escravidão?” Fala dos 130 anos do fim da escravidão a serem completados em 13 de…

Continuar

Adicionado por Correio Nagô em 19 fevereiro 2018 às 15:41 — Sem comentários

Universidade promove série de debates sobre diversidade social, racial e de gênero

A partir de amanhã (19) até sexta-feira (23), a Universidade Católica do Salvador (UCSAL) realizará série de debates sobre diversidade social, racial e de gênero.

http://correionago.com.br/portal/wp-content/uploads/2018/02/27657970_1874661192607352_8615582299959892862_n-768x448.png 768w,…

Continuar

Adicionado por Correio Nagô em 19 fevereiro 2018 às 15:40 — Sem comentários

Pantera Negra: um verdadeiro culto à nossa ancestralidade

Por Ashley Malia*

A realidade de nós, negros, é uma só: crescemos sem referências na infância, principalmente no universo dos heróis, das princesas e da fantasia. O único herói negro que lembro de ter conhecido na infância foi o Super Choque, então as expectativas para a estreia de Pantera Negra estavam nas alturas.…

Continuar

Adicionado por Correio Nagô em 19 fevereiro 2018 às 15:00 — Sem comentários

É verdade que no Ilê Aiyê só sai negro?

O Portal Correio Nagô conversou com Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê, para saber se é realmente verdade aque no Ilê Aiyê só sai negro e, segundo ele, a proposta sempre foi essa. “Enquanto eu não me sentir contemplado, com liberdade, igualdade e respeito, pra quê? Só porque o branco vai chegar aqui e pagar?”, questiona.…

Continuar

Adicionado por Correio Nagô em 19 fevereiro 2018 às 15:00 — Sem comentários

Genocídio do povo negro: quem pagará a conta?

De cada 100 pessoas que sofrem homicídio no Brasil, 71 são negras. Os dados do Atlas da Violência(2017) reforçam que jovens e negros do sexo masculino são as maiores vítimas da violência no País que em pleno século XXI ainda prega uma falsa democracia racial.

O mito não impede que um cidadão negro tenha chances maiores (23,5%) de sofrer assassinato em relação a cidadãos de outras raças/cores, já descontado o efeito da idade, sexo,…

Continuar

Adicionado por Correio Nagô em 19 fevereiro 2018 às 15:00 — Sem comentários

Música sobre bunda objetifica a mulher?

Todos os anos extensa lista de músicas do verão baiano divide opiniões sobre a objetificação da mulher. “Popa da Bunda”, “Bumbum Carente”, “Rabetão no Paredão”, “Psiquiatra do Bumbum”, “Bumbum do mal”, “Sarra Bumbum”, “Bum bum tam tam”, dentre outras, disparam na lista de sucessos deste Carnaval.

Frame do clipe “Popa da Bunda”…

Continuar

Adicionado por Correio Nagô em 19 fevereiro 2018 às 15:00 — Sem comentários

7 entre muitos heróis negros que você ainda vai conhecer

O mundo fantástico dos quadrinhos não é capaz de escapar da realidade racista das sociedades,  e sempre representou os negros de forma estereotipada, em segundo plano e muitas vezes degradante. Porém escritores negros como Dwayne McDuffie conseguiram furar esse bloqueio e fazer história com personagens negros, neste contexto cujo a figura tradicional do super herói sempre foi o homem branco que salva o dia. Com a estreia do tão aguardado Panteras Negras, da Marvel, a equipe de super…

Continuar

Adicionado por Correio Nagô em 19 fevereiro 2018 às 15:00 — Sem comentários

CHECAMOS: Sair em bloco afro custa caro?

O Carnaval é uma festa diversa para todos os bolsos. Desde a “pipoca” até os blocos e camarotes mais caros. Com a ajuda do Samba Vivo, balcão de vendas dos blocos afro e de samba, a equipe do Correio Nagô checou quanto um folião teria de desembolsar para participar da festa momesca com uma pegada mais étnica.

O mais caro, dentre os blocos afro e de…

Continuar

Adicionado por Correio Nagô em 19 fevereiro 2018 às 15:00 — Sem comentários

O enquadramento na lei de injúria racial seria uma forma mais branda de punir pessoas racistas?

Negros sofrem tanto por causa do racismo quanto por injúria racial. Todavia, tratam-se de conceitos jurídicos distintos, inclusive apresentados de maneira diferenciada na legislação brasileira.

A Constituição de 1988 tornou a prática do racismo crime sujeito a pena de prisão, inafiançável e imprescritível.…

Continuar

Adicionado por Correio Nagô em 19 fevereiro 2018 às 15:00 — Sem comentários

Invasão a terreiro deve ser enquadrada como violação ao patrimônio cultural ou privado?

Nos últimos anos acompanhamos uma série de invasões a templos sagrados ligados às religiões de matriz africana. Dois perfis compõem a turma daqueles que adentram sem pedir licença: a polícia (por meio de incursões denunciadas por diversos terreiros como desrespeitosas) e extremistas religiosos (que invadem estes espaços, impedem a realização de cultos, violentam fiéis e destroem símbolos sagrados).…

Continuar

Adicionado por Correio Nagô em 19 fevereiro 2018 às 14:30 — Sem comentários

Decisão unânime: Tribunal de Justiça de SP manda soltar yalorixá presa injustamente

 



Foto: Dr. Hédio Silva Jr, Daiana Moreira (companheira …

Continuar

Adicionado por Claudia Alexandre em 8 fevereiro 2018 às 18:56 — Sem comentários

Before every single we Thursday Evening Football

Inch data-modal-description=" r Before every single we Thursday Evening Football /i game on CBS along with National football league Network, ex- National football league head trainer n David Mariucci /b is surely an analyst for the my spouse and i NFL Overall Accessibility Kickoff /i pregame visible on National football league Circle, supplying awareness and professional discourse upon all the story lines proceeding into the evening s matchup. Mariucci joins web host w Rich Eisen /b and…

Continuar

Adicionado por Matthew Peca em 6 fevereiro 2018 às 6:36 — Sem comentários

Arquivos mensais

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

1999

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2018   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço