maio 2011 Posts no Blog (71)

Livro sobre Fela Kuti é lançado em capitais do Nordeste

A partir de amanhã, 01 de junho, uma série de eventos marca o lançamento de FELA. Esta Vida Puta, livro do escritor cubano, radicado no Brasil, Carlos Moore. A obra retrata a conturbada vida do músico e ativista político Fela Kuti, inventor o ritmo Afrobeat, e é a primeira biografia sobre um músico africano em todos os tempos. Com prefácio de Gilberto Gil e depoimentos de artistas e intelectuais como Steve Wonder, Neil Lopes, Zéze Mota, Chico César, Lázaro Ramos e Hugh…
Continuar

Adicionado por Paulo Rogério em 31 maio 2011 às 14:30 — 4 Comentários

Lideranças falam sobre Abdias Nascimento durante Missa em Salvador

Ontem, 30 de maio, aconteceu em Salvador uma Missa em homenagem ao escritor e líder político Abdias Nascimento que faleceu no último dia 23.05 no Rio de Janeiro. Participaram da cerimônia dezenas de ativistas sociais, religiosos, autoridades políticas e admiradores da obra desse que é considerado o maior ativista negro da história contemporânea. O evento foi organizando pela Fundação Pedro Calmon, a Secretaria Estadual da Igualdade e a Secretaria Municipal da Reparação. A atividade aconteceu…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 30 maio 2011 às 19:00 — 4 Comentários

" Política de Creches" é prioridade do novo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

 

Como resultado da Audiência  realizada em abril , a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher através de suas representantes Eliane Boa Morte e Célia Sacramento ficaram responsáveis por articular em parceria  com a Rede de Mulheres da Bahia,…

Continuar

Adicionado por Conselho da Mulher - CMM em 30 maio 2011 às 16:28 — Sem comentários

Entrevista com Elias Sampaio - Secretário de Promoção da Igualdade Racial

Bahia Notícias entrevista Elias Sampaio - Secretário de Promoção da Igualdade Racial



Petista ligado ao movimento negro, mestre em Economia e doutor em Administração Pública, Elias Sampaio é o novo titular da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi). O secretário tem 44 anos, é professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e já ocupou o cargo de subsecretário…

Continuar

Adicionado por SEPROMI em 30 maio 2011 às 15:30 — Sem comentários

Abdias do Nascimento será homenageado em Missa de Sétimo Dia

 

As Secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e a de Cultura da Bahia (Secult/BA) - através da Fundação Pedro Calmon, a Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e a Venerável Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora dos Homens Pretos convidam amigos e admiradores para a Missa de Sétimo Dia, em sufrágio à alma de Abdias do Nascimento. A missa será realizada na Igreja do Carmo, Centro Histórico de Salvador, na segunda-feira (30), às 9h e contará com a…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 29 maio 2011 às 11:30 — 7 Comentários

Exposição homenageia Mulheres Negras da Irmandade da Boa Morte (BA)

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estdo da Cultura apresenta a exposição Mulheres Negras - A Irmandade da Boa Morte de Cachoeira. Com fotos do fotógrafo e etnólogo Pierre Verger (1902-1996) e de Adenor Gondim, apresenta também jóias crioulas, como os famosos balangandãs baianos, e uma imagem original de Nossa Senhora da Boa Morte do século XIX, trazida especialmente da cidade de Cachoeira, localizada no Recôncavo da Bahia, para esta exposição. Ao todo são 90 peças, e ainda…

Continuar

Adicionado por Claudia Alexandre em 27 maio 2011 às 10:59 — Sem comentários

AGENDA CULTURAL: ÁFRICA NO RIO GRANDE DO SUL

Coisas do Povo do Santo, primeiro livro da série Pensando a África no Brasil, do Professor Sidnei Barreto Nogueira, será lançado na Feira do Livro em Guaíba no dia 2 de junho, às 18 hs. A sessão de autógrafos acompanhará a formação para os professores do municipio, compondo uma das ações previstas em cumprimento à lei 10.639, que torna parte do currículo escolar o estudo da história da África e dos africanos. O palestante é Mestre e Doutor em…

Continuar

Adicionado por Mãe Carmen de Oxalá em 26 maio 2011 às 16:41 — Sem comentários

Mapa da Intolerância é lançado na Bahia.

Será lançado no dia 28 de maio de 2011, em Lauro de Freitas, Bahia, o Mapa da Intolerância Religiosa - Violação ao Direito de Culto no Brasil, com a presença do autor, Marcio Alexandre M. Gualberto e da Yalorixá Jaciara de Oxum filha carnal de Mãe Gilda, que faleceu em decorrência de uma intolerância religiosa por ela sofrida e que motivou a criação do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.


O…
Continuar

Adicionado por Paulo Rogério em 26 maio 2011 às 0:20 — Sem comentários

Artigo de Mãe Stella de Oxóssi: 25 de maio: bênção, Mamãe África

 

Maria Stella de Azevedo Santos*

Iyalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá

opo@gmail.com



Ainda de pouco conhecimento da sociedade é o fato de hoje, 25 de maio, se comemorar o Dia da África. Data escolhida porque em 1963 a Organização de Unidade Africana, hoje com o nome de União Africana,…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 25 maio 2011 às 20:31 — 9 Comentários

Camaçari (BA) ganha programação cultural com show de Lazzo Matumbi em homenagem ao Dia da África



 

No dia 27 de maio, a cidade de Camaçari será palco de atividades em comemoração ao Dia da África, celebrado dia 25 de maio.  Às 9h, haverá uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores e, à noite (20h), Africanidades, evento com atividades culturais e a participação de artistas como Lazzo Matumbi e Cida Black, e as bandas Batuck Black, Irmandade Roots e Só Potência e, no Clube Social da cidade. A programação faz parte do calendário de atividades promovido…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 25 maio 2011 às 14:56 — Sem comentários

Camaçari ganha programação cultural com show de Lazzo Matumbi em homenagem ao Dia da África



 

No dia 27 de maio, a cidade de Camaçari será palco de atividades em comemoração ao Dia da África, celebrado dia 25 de maio.  Às 9h, haverá uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores e, à noite (20h), Africanidades, evento com atividades culturais e a participação de artistas como Lazzo Matumbi e Cida Black, e as bandas Batuck Black, Irmandade Roots e Só Potência e, no Clube Social da cidade. A programação faz parte do calendário de atividades promovido…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 25 maio 2011 às 14:30 — Sem comentários

Biografia de Fela Kuti é publicada no Brasil



Redação, Correio Nagô - No próximo dia 30 de maio, será publicado no Brasil o livro FELA. Esta vida puta, a surpreendente biografia do cantor e multi-instrumentista nigeriano, Fela Kuti. O livro  escrito pelo etnólogo cubano, radicado em Salvador, Carlos Moore, conta em detalhes a vida do principal músico africano de todos os tempos.A partir do dia 01 junho, uma série de eventos em várias capitais marcará o lançamento da…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 25 maio 2011 às 14:00 — 6 Comentários

Dia da África na Bahia, por João Jorge - Olodum

Dia 25 de maio, vamos celebrar em Salvador, Bahia, o Dia da África. Uma homenagem aos países e povos africanos e a luta ela liberdade e igualdade. Esta data foi definida pela ONU através da Organização da Unidade Africana (OUA), hoje apenas Unidade Africana, para comemorar o feito extraordinário das independências dos países africanos do colonialismo na década de 60. 

 

O Pan africanismo foi a ideologia que permitiu a independência do Ghana em 1958 e depois de diversos países…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 25 maio 2011 às 9:20 — Sem comentários

Abdias do Nascimento (14 de março de 1914 – 24 de maio de 2011) : Vida e história em breves palavras

O homem negro Abdias (do) Nascimento nasceu na cidade de Franca aos 14 de março de 1914. É um ex-polítco e eterno ativista social brasileiro. É um dos maiores defensores da cultura e igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil. Intelectual de grande importância para a reflexão e atividade sobre a questão do negro na sociedade brasileira. Teve uma trajetória longa e produtiva, indo desde o movimento Integralista (de Plínio Salgado), passando pela poesia (com a…

Continuar

Adicionado por Adelson Silva de Brito em 25 maio 2011 às 8:27 — Sem comentários

Velório do escritor Abdias do Nascimento

A jornalista carioca Angélica Basthi informou agora há pouco na lista Discriminação Racial o local e horário do velório do ativista, escritor, dramaturgo e poeta Abdias do Nascimento. A cerimônia será na próxima quinta-feira (26/05), a partir das 18h na Câmara Municipal de Vereadores do Rio de Janeiro.

 …

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 24 maio 2011 às 19:30 — Sem comentários

Tributo a Zumbi dos Palmares

 

A Associação Cultural Mutante realizará no próximo dia 30 de maio uma aula pública na Praça da Sé, em Salvador, para reverenciar o líder negro Zumbi dos Palmares.

 

Com o tema TURISMO ÉTNICO, EDUCAÇÃO, JUSTIÇA CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS o evento tem como objetivo proporcionar aos…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 24 maio 2011 às 16:00 — 4 Comentários

Morre Abdias do Nascimento, guerreiro do povo negro

 
O Brasil acorda nesta manhã de terça, 24,  com a notícia da morte, no Rio de Janeiro, do escritor Abdias do Nascimento.Poeta, político, artista plástico, jornalista, ator e diretor teatral, Abdias foi um corajoso ativista na denúncia do racismo e na defesa da cidadania dos descendentes da África espalhados pelo mundo. O Brasil e a Diáspora perdem hoje um dos seus maiores líderes. A família ainda não sabe informar quando será o enterro. Aos 97 anos, o paulista de Franca,…
Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 24 maio 2011 às 10:30 — 42 Comentários

Reunião apresenta programa "Pacto pela Vida" para Movimento Negro da Bahia

Um encontro realizado na última sexta, 20, no auditório da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos no Centro Administrativo da Bahia reuniu lideranças do movimento negro baiano para discutir o programa "Pacto pela Vida" que será lançado no dia 06 junho, em Salvador. O programa visa reduzir os números da violência no estado e é apresentado como uma das prioridades do Governo da Bahia para os próximos anos.



O evento foi organizado pela Secretaria Especial da Igualdade (SEPROMI) junto…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 23 maio 2011 às 16:00 — 4 Comentários

Lançamento do documentário Ser Quilombola



 

 

                                                     Lançamento do documentário ‘’Ser Quilombola’’

 

O evento ocorrerá  em 7 de junho, às 10hs, no Saguão da Assembléia Legislativa da Bahia, localizada no CAB 

O documentário discorre sobre os principais…

Continuar

Adicionado por jaqueline sousa barreto em 23 maio 2011 às 12:00 — 1 Comentário

Mapa da Violência 2011 será debatido pela Comissão de Direitos Humanos nesta segunda

Para debater o Mapa da Violência 2011, as soluções e os desafios a serem enfrentados para combater a criminalidade no Brasil, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realizará na próxima segunda-feira (23), a partir das 9h, uma audiência pública com diversos especialistas.

 

Realizado pelo Instituto Sangari em parceria com o Ministério da Justiça, o…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 23 maio 2011 às 10:07 — Sem comentários

Arquivos mensais

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

1999

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Sobre

© 2017   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço