outubro 2011 Posts no Blog (31)

Casal realiza 1º casamento civil de Salvador em um terreiro de candomblé

O primeiro casamento civil de Salvador realizado em um terreiro de candomblé ocorreu neste sábado (29), no bairro de Massaranduba. Desde 1988, a constituição brasileira permite esse tipo de celebração, mas faltava a regularização dos terreiros.

"Estando os terreiros regularizados, com os estatutos discriminando quem são os celebrantes, os presidentes das solenidades, a Justiça aceita isso como representação no terreiro para que seja feito o casamento religioso com efeito civil",…

Continuar

Adicionado por Paulo Rogério em 30 outubro 2011 às 22:00 — 2 Comentários

"Bainidade Baiana"

 

Conhecendo e Respeitando a Diversidade Cultural

 

 

Depois de uma turnê pelos interiores do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, chega à Bahia o Espetáculo “Baianidade Baiana”, da Cia. Baiana de Risos. Companhia de Teatro fundada em 1990, no Rio de Janeiro, com elenco em sua maioria atores baianos, negros, talentosos e corajosos que deixaram o seio familiar em busca de realização e reconhecimento profissional. A Cia. Atua dentro e fora do…

Continuar

Adicionado por arlinda maria alves lima em 30 outubro 2011 às 21:30 — Sem comentários

Ator Jorge Washington será homenageado com Medalha Zumbi dos Palmares

Sessão solene, recomendada pelo vereador Moisés Rocha (PT), ocorrerá no dia 03, às 19h, no plenário da Câmara Municipal.





Conhecido na capital baiana pelo carisma, militância negra e atuação no Bando de Teatro Olodum, o ator Jorge Washington será…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 27 outubro 2011 às 22:00 — 13 Comentários

Festival Big Bands reúne nomes da cena hip hop brasileira em Salvador

Festival Big Bands reúne nomes da cena hip hop brasileira

no SunShine, Rio Vermelho

 

Na rota dos grandes festivais de música, Salvador receberá neste mês de outubro, a quarta edição do Festival Big Bands, que trará à cidade artistas da cena independente brasileira. Com noites temáticas, o Big Bands destinará duas delas para o hip hop, no Sunshine Bar (Rio Vermelho), tradicional…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 26 outubro 2011 às 22:40 — 2 Comentários

CULTURA NEGRA DA PRAÇA DO REGGAE À DERIVA

e no significado que a população pobre e negra de Salvador começou a associar ao Pelourinho: Jamaica, negritude, contestação. Essa cultura se inventava e se reproduzia fundamentalmente em dois lugares especiais: o Bar do Reggae, na Rua João de Deus, e o Cravinho Rastafari, na Gregório de Matos. O governo tentou domesticar o Reggae com a criação da Praça do Reggae tentando tirar de circulação os Rastafaris do Pelourinho juntando-os num só lugar, para tanto removeu os tradicionais bares (Bar…

Continuar

Adicionado por Não Fazemos Parte do Problema em 25 outubro 2011 às 14:23 — Sem comentários

Roda de Diálogos “Agora que são elas”

Continuar

Adicionado por Patrícia Bernardes em 21 outubro 2011 às 21:05 — Sem comentários

Blog: Educação E Africanidades

Visite o blog: Educação e Africanidades

Lá você encontra diversos textos, reflexões e slides de aulas sobre História da África e outros temas pertinentes à Lei 10.639/03.

  • Educação e afrocentrismo
  • História geral da África
  • A contribuição dos africanos para o desenvolvimento humano universal
  • Racismo, colonialismo e capitalismo
  • a luta negra no Brasil e no mundo
  • A lei…
Continuar

Adicionado por Deivison Nkosi em 21 outubro 2011 às 20:27 — Sem comentários

Isso é democratização da comunicação! por Cipó Comunicação Interativa

Para contribuir com os debates na Semana Nacional da Democratização da Comunicação, a CIPÓ – Comunicação Interativa, organização social baiana que atua na garantia dos direitos humanos por meio da comunicação, sobretudo para crianças, adolescentes e jovens, divulga alguns dos seus trabalhos.

 

São produtos que revelam, na prática, como o direito à comunicação pode ser exercido, através do fomento ao acesso, produção e difusão. Além disso, colaboram para que as pessoas se…

Continuar

Adicionado por Paulo Rogério em 21 outubro 2011 às 20:01 — Sem comentários

Parabéns ao Mídia Étnica

 

 

Paulo Rogérioo, André Luiz, Ilka e demais membros da equipe,

 

Parabéns ao Mídia Étnica pelos seis anos de vida! As boas idéias não morem e sim se fortalecem! Ficamos felizes com a existência de vocês e torcemos pelo seu crescimento!

Abraços, Izabel Portela.

Adicionado por Isabel Portela em 21 outubro 2011 às 16:03 — Sem comentários

Mídia Periférica lança amanhã TV Web voltada para divulgação da cultura da periferia

Hoje, o Instituto Mídia Étnica, carinhosamente chamado de IME, completa seis anos de luta pela democratização da comunicação, enfrentamento ao racismo nas mídias e empoderamento da juventude negra nas ferramentas de comunicação. Um dos resultados práticos deste trabalho será lançado amanhã: a TV Web do Mídia Periférica.

 

Fruto de uma oficina do IME realizada no ano passado no bairro de Sussuarana em parceria com o UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), o Mídia…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 21 outubro 2011 às 15:56 — Sem comentários

Instituto Mídia Étnica – Seis anos DeNegrindo a Mídia

 

“Odeia a mídia? Torne-se a mídia!”. Este era um dos cartazes que levantamos na I Semana pela Democratização da Comunicação da Bahia. A frase, criada pelo Centro de Mídia Independente (CMI), era mais um dos motivos que nos inspirava a criar, naquele 21 de outubro de 2005, o Instituto Mídia Étnica.

Éramos, naquela oportunidade, estudantes de comunicação de diversas faculdades de Salvador e tínhamos em comum o fato de questionarmos em nossas respectivas instituições o incipiente…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 20 outubro 2011 às 23:30 — 11 Comentários

Secretaria de Comunicação da Bahia financiará iniciativas da área a partir de maio de 2012

O segredo comercial que permeia o questionamento Quem financia a mídia? e o anúncio da abertura de linhas de financiamento para o desenvolvimento de políticas de comunicação e democratização do acesso à informação pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom) foram os principais destaques da mesa de discussão “A Comunicação que temos e a Comunicação que teremos”.



A atividade realizada na tarde da última terça-feira (18) integrou a programação da II Semana pela…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 20 outubro 2011 às 8:00 — 1 Comentário

Reflexões sobre a incidência política da juventude na comunicação, por Nilton Lopes

Conselho de juventude deve atuar pelo direito humano à comunicação para os jovens

 

É sabido que “a comunicação e a informação interferem nas relações sociais e na organização do tempo e espaço” (HENRIQUES, 2009). Partindo desse princípio, podemos entender que todo o processo de comunicação é indissociável da relação simbólica em sociedade. Ora, assim sendo, podemos concluir que todo processo comunicativo é necessariamente um processo político de disputa e/ou…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 20 outubro 2011 às 7:50 — Sem comentários

Oi sofre multa milionária por apologia ao nazismo

A Telemar Norte Leste, proprietária da Oi, terá de pagar multa de R$10 milhões, decidiu a Justiça Federal em Minas. A empresa optou por não identificar o funcionário que usou computadores da sede da companhia, na cidade de Varginha, e criou uma comunidade nazista no Orkut.



Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a página continha apologia ao nazismo e "propagava xingamentos e ofensas a pessoas negras". É uma das maiores indenizações já aplicadas por danos morais coletivos,…

Continuar

Adicionado por Paulo Rogério em 19 outubro 2011 às 19:00 — 1 Comentário

Nelson Maca entrevista Fábio Mandingo sobre o lançamento do livro "Salvador Negro Rancor"

 



Fábio Mandingo está relançando seu livro de contos Salvador Negro Rancor. Trata-se de uma versão ampliada do livro que publicou numa versão artesanal bem cuidada com a arte*risco. Quem vê esse sempre quieto, centrado e aparentemente tranquilo não imagina o que se passa em suas ideias avançadas e muito menos sua importância para a história cultural divergente da Bahia. Conheci o Fábio há algum tempo atrás ainda no auge do Quilombo Cecília. Não sei se ele me conhecia então, mas…

Continuar

Adicionado por Paulo Rogério em 19 outubro 2011 às 15:30 — 1 Comentário

Qual a cor da comunicação no Brasil?

Qual a cor da comunicação no Brasil?

 

Entre os dias 17 e 22 de outubro entidades e ativistas da sociedade civil brasileira realizam atividades que integram a Semana da Democratização da Comunicação (Democom). Temos a difícil missão de reverter agenda dos veículos tradicionais que…

Continuar

Adicionado por Pedro Caribé em 17 outubro 2011 às 1:30 — 15 Comentários

Uma rocha de esperança – Memorial Martin Luther King Jr.

Memorial em homenagem a Martin Luther King Jr. emociona comunidade negra nos EUA.

 

Washington D.C -  O som não chega ao fundo do imenso parque nos arredores de onde está sendo inaugurada a estátua do primeiro negro no mais importante memorial dos Estados Unidos, o National Mall. A multidão, revoltada, reclama em coro “Não dá para ouvir nada!”, os técnicos de som tentam ajustar o problema. “Isso é boicote do Tea Party”, grita alto uma senhora…

Continuar

Adicionado por Paulo Rogério em 17 outubro 2011 às 0:30 — 10 Comentários

Martin Luther King ganha monumento em Washington

O líder negro Martin Luther King será o primeiro afro-americano a ganhar um monumento no National Mall, o parque que fica em frente ao Congresso dos Estados Unidos, em Washington.

O monumento de nove metros de granito, que será inaugurado domingo, está provocando controvérsia, por parecer severo demais. Mas o que torna o debate mais emotivo é a história por trás da estátua.

Em 28 de agosto de 1963, Luther King reuniu milhares de…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 15 outubro 2011 às 1:00 — 3 Comentários

Contadores de histórias resgatam a memória ancestral do Recôncavo Baiano



Espetáculo “Histórias de Mãe Beata” no Teatro  Xisto Bahia…

Continuar

Adicionado por Valdíria Souza em 14 outubro 2011 às 19:50 — Sem comentários

Mobilização Pró-Saúde da População Negra 2011

Sociedade civil e governo debatem os impactos do racismo e discriminação nas condições de saúde da população negra



Com a finalidade de garantir a efetivação dos direitos à saúde da população negra brasileira, sobretudo o direito humano à saúde, estão sendo intensificadas durante os meses de outubro e novembro, em diversas localidades do Brasil, atividades que fazem parte da Mobilização Nacional Pró Saúde da População Negra 2011.… Continuar

Adicionado por Midiã Noelle Santana em 13 outubro 2011 às 21:57 — 1 Comentário

Arquivos mensais

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

1999

© 2017   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço