outubro 2012 Posts no Blog (76)

31 de Outubro - Dia do Saci

O Saci é reconhecido como uma força da resistência cultural a essa invasão. É tempo, pois, do Saci expor abertamente seus objetivos, lançando um manifesto e denunciando o verdadeiro espectro: o espectro do imperialismo…
Continuar

Adicionado por Eliane Franco em 31 outubro 2012 às 23:03 — 1 Comentário

Secretaria Nacional de Juventude abre consultorias

Como parte integrante das políticas de juventude, a Secretaria Nacional da Juventude, órgão ligado a  Secretaria-Geral da Presidência da República, abre edital para a contratação de consultores especializados no tema. Estas consultorias visam propor e subsidiar  as  ações de…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 31 outubro 2012 às 10:30 — Sem comentários

Quilombolas! For ever! por Cidinha da Silva

O desespero de Zumbi não dá no jornal! Sua estratégia de buscar os dois filhos adolescentes na escola à noite, e de os três esperarem pela mais-velha no escadão da faculdade, quando então, juntos, ele, Luiza Mahin, Amílcar e Kwame Nrumah caminhavam para casa, apoiando-se mutuamente e trocando impressões sobre o dia, naufragou em sangue.



Zumbi está aturdido. Enquanto busca uma solução, conversou com os filhos. Em conjunto, decidiram ficar recolhidos em casa durante as noites,…
Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 31 outubro 2012 às 9:29 — Sem comentários

PB: IV Seminário Nacional de Estudos Culturais Afro-Brasileiros fomenta discussões sobre literatura africana e da diáspora

O evento, cujo tema é Literatura, Memória e História, homenageia grandes nomes da cultura afroparaibana do século XIX: Chica Barrosa, a "rainha do repente", e Inácio da Catingueira, o "gênio escravo".

Por Priscila Estevão, correspondente paraibana do Correio Nagô.

Acontece essa semana em João Pessoa, de 30 de outubro a 01 de novembro, na Universidade Federal da Paraíba – Campus I, o IV Seminário Nacional de Estudos Culturais…

Continuar

Adicionado por Priscila Estevão da Cunha em 30 outubro 2012 às 19:00 — Sem comentários

Queremos baianas e acarajés na Copa de 2014. Assine a petição! por Rita Santos (ABAM)

por Rita Santos

Queremos que a FIFA se comprometa com o Brasil, representado pelo ex-jogador Ronaldo, membro do Conselho de Administração do COL, a garantir espaços específicos ao redor dos estádios na Bahia para as baianas vendedoras de acarajés.

Uma resolução da FIFA proíbe qualquer comércio ambulante num raio de 2 km de todos os estádios da Copa do Mundo. Isso exclui vendedores de comidas tradicionais do Brasil. Eles ‘permitem’ os acarajés dentro dos estádios, mas não as…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 30 outubro 2012 às 16:48 — 5 Comentários

O cabelo dos meninos pretos, por Cidinha da Silva

Algo de sinistro acontecia com os cabelos daqueles meninos. Eles simplesmente não cresciam mais. Haveria algum parente do nitrato posto no feijão dos encarcerados na comida dos clubes?

 Primeiro fora Romarinho, ao transferir-se do Bragantino para o Corinthians. Primeiro mês, segundo, terceiro, e o cabelo não avançava um centímetro. Seis meses e nada, continuava do mesmo tamanho, parecia encolhido, até. Deveria ser o contrário, certo? Não dizem que…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 30 outubro 2012 às 16:30 — Sem comentários

UFRN tem 420 vagas destinadas para Cotas sociais e raciais

Este ano a universidade federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza seu último vestibular tradicional. A um mês da realização das provas, a instituição anunciou mais uma mudança no processo seletivo. Saí o sistema "Argumento de Inclusão" e entra a Lei de Cotas, sancionada…

Continuar

Adicionado por Elisângela Ferreira em 30 outubro 2012 às 13:00 — Sem comentários

Cotista, ganhadora do "Prêmio Inventor" da UFBa, conta ao Correio Nagô sua trajetória

No primeiro semestre no curso de Farmácia Generalista na Universidade Federal da Bahia, em 2008, a estudante Emily Karle dos Santos Conceição, 23 anos, se surpreendeu com a reação de uma professora.



“Eu estava calada e todo mundo na sala estava conversando. Uma entrou na sala e disse ‘Emily, eu só escuto a sua voz’. Eu respondi dizendo que estava calada. Aí ela me disse ‘sua presença já basta’. Eu nunca esqueci isso”, conta ao Correio Nagô a estudante que é…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 29 outubro 2012 às 17:00 — 7 Comentários

Quebradeiras de coco do Maranhão ganham etapa regional do Premio Finep.

A 15ª edição do premio FINEP (agência brasileira da inovação), etapa Nordeste, aconteceu no dia 15, em Fortaleza, Ceará e teve como grande vencedor da categoria  "tecnologia social" a Padaria Comunitária "Babaçu é vida" que tem seus produtos feitos à base de mesocarpo do babaçu.

O Premio FINEP, lançou pela primeira vez essa modalidade e cada vencedor regional fica classificado para a etapa nacional, ainda sem data marcada.…

Continuar

Adicionado por Cláudio Eduardo Mendes Pinheiro em 29 outubro 2012 às 10:00 — Sem comentários

Rodrigo Sant’anna apresenta a "musa inspiradora" da pedinte Adelaide, do ‘Zorra’, e afirma: ‘Sou a cara da pobreza!’

Adelaide: 'centarrus' para enriquecer

Adelaide: 'centarrus' para enriquecer Foto: Thiago Lontra

Por Naiara Andrade

 

Volta e meia, Rodrigo Sant’anna é surpreendido nas ruas com um "Valéria, tem dez centarru?". São fãs misturando nome e bordão de suas personagens mais queridas: a transexual Valéria Vasques e a pedinte Adelaide, do Metrô Zorra…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 28 outubro 2012 às 7:30 — 11 Comentários

Brasil oferece residência permanente a Angolanos e Liberianos

As novas regras pulicadas nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial da União pelo Ministério da Justiça definiram como deve ser feito o pedido de residência permanente no Brasil por refugiados de Angola e da Libéria.



Com a residência permanente, angolanos e liberianos, que estavam na situação de refugiados, poderão se manter regulares no Brasil. Os estrangeiros terão prazo de 90 dias para solicitar o registro na Polícia…

Continuar

Adicionado por Elisângela Ferreira em 26 outubro 2012 às 21:00 — 1 Comentário

São os negros mais homofóbicos? Por Nilton Luz, blogueiro do Correio Nagô

Os leitores da pesquisa sobre relações homoafetivas em Salvador, realizada pelo Instituto Futura, se depararam com uma cidade mais conservadora do que poderiam imaginar. O número de pessoas favoráveis a relacionamentos entre pessoas do mesmo gênero (na verdade, a maioria está fora dos padrões de gênero) já é maioria no Brasil, mas em Salvador cai para 33%. E esse número ainda é 4% menor do que na pesquisa anterior.

(Não sei se a pesquisa segue a…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 26 outubro 2012 às 14:16 — 4 Comentários

O Cinema Nigeriano nas telas da Caixa Cultural, Rio de Janeiro



* Mostra “Nollywood – O caso do cinema nigeriano” reúne 12 filmes inéditos no Brasil e 4 mesas de debate com convidados internacionais

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 06 a 18 de novembro, a mostra “Nollywood – O…

Continuar

Adicionado por Adelson Silva de Brito em 26 outubro 2012 às 10:27 — Sem comentários

Comentário considerado racista agita rede social

A internauta do Rio de Janeiro Kenya Mayrink gerou revolta em centenas de pessoas no Facebook nesta quinta-feira após publicar o seguinte comentário: "#odeiocentrode qqcidade #odeioesselugar As vezes entendo o preconceito tem gente que devia permanecer no tronco ! Pessoas ignorantesssss ECA"(sic).

A postagem foi feita ainda na quarta-feira pelo telefone celular da moça, mas até o momento desta publicação mais de 180 pessoas já tinham utilizado a opção "compartilhar" para repudiar a…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 26 outubro 2012 às 8:24 — 2 Comentários

Rapadura (CE) X Elvis Kazpaz (BA) no @evolucaohiphop





Novamente a rima de improviso será carro chefe do programa Evolução Hip Hopneste sábado (27), Dj Branco recebe no studio os rapper’s Rapadura (CE) e Elvis Kazpa (BA), para uma pequena batalha de mc’s ao vivo,…

Continuar

Adicionado por Dj Branco em 25 outubro 2012 às 11:00 — Sem comentários

Comunidades quilombolas serão alfabetizadas

A previsão é que o projeto seja implementado em fevereiro



As comunidades quilombolas de Sergipe terão a oportunidade de se alfabetizarem por meio do Programa Sergipe Alfabetizado. O objetivo é abrir o acesso à cidadania despertando o interesse pela elevação da escolaridade nas comunidades quilombolas e de religiosidade de matriz africana.…

Continuar

Adicionado por Pedro de O. Santos em 25 outubro 2012 às 7:15 — Sem comentários

Madalena, vereadora transexual negra, e o mendigo caucasiano. Por Cidinha da Silva

Eis que o novo hit das redes sociais é um mendigo-gato de olhos azuis. As moças querem levá-lo para casa, dar leitinho na boca, banhá-lo e passar talco. Semelhante ao que ocorre com os moços presos, com penas longas a cumprir, quando arranjam casamento de dentro da penitenciária. Descolam mulheres fidelíssimas, que zelarão pelo nome que o detento lhes dá, e elas, em troca, lhes darão filhos depois das visitas íntimas, que elas mesmas se encarregarão de sustentar.…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 25 outubro 2012 às 0:00 — 12 Comentários

SP: Povo de santo e profissionais de saúde voltam a se encontrar no III Encontro Municipal de DST/AIDS e Religiões Afro-Brasileiras.

Diante do lançamento da “Segunda Série de Cartões Temáticos para Prevenção às DST/AIDS nas Comunidades Tradicionais de Terreiro” que consolida as ações do Projeto XIRÊ, na cidade de São Paulo, o Programa de DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo convida as comunidades tradicionais de Terreiro e suas lideranças, bem como aos demais profissionais de saúde, e interessados ao III Encontro Municipal de DST/AIDS e Religiões Afro-Brasileiras, que acontecerá no próximo 10 de…

Continuar

Adicionado por Babalorixá Celso de Oxaguián em 24 outubro 2012 às 19:02 — Sem comentários

Encontro reúne empreendedores negros baianos para discutir políticas para o setor

 

Buscar maneiras de inserir a população negra no mundo empresarial. Esse foi o tema de um encontro que aconteceu hoje, 23, no Hotel Catussaba, na cidade de Salvador. O workshop Empreendedorismo Negro: desenvolvimento e políticas públicas foi organizado por seis secretarias do Governo da Bahia que formam um Grupo de Trabalho, sob a coordenação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), para discutir o tema. A reunião reuniu ainda representantes da sociedade civil,…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 24 outubro 2012 às 15:00 — 4 Comentários

Batalha do Sol comemora o Dia do Piauí em Teresina

Em homenagem ao Dia do Piauí, comemorado neste  19 de outubro,  a cidade de Teresina está protagonizando uma série de atividades até o dia 31 deste mês. Uma delas é a Batalha do Sol, que será realizada no dia 25 de Outubro, na Praça Pedro…

Continuar

Adicionado por Carmen Kemoly em 24 outubro 2012 às 4:30 — Sem comentários

Arquivos mensais

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

1999

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Sobre

© 2017   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço