Blog de Instituto Mídia Étnica -- março 2012 Arquivo (18)

Exemplo: Baiano se forma em Direito aos 84 anos

Apaixonado por leis, aos 84 anos, Leur Teixeira realizou o sonho de ser bacharel em Direito. E a vida não foi fácil para o sétimo dos doze irmãos. Trabalhou como agricultor, técnico em contabilidade, empreendedor na área de comércio  e se formou em administração e pedagogia.  

“Sempre gostei muito de ler. Quando eu aprendi não existia escola pública, tinha que pagar um professor para ir em casa ensinar as crianças. Dos 6 aos 10 anos eu aprendi a ler, escrever e a…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 28 março 2012 às 13:00 — 17 Comentários

Eu nunca tive um amigo negro, por Cláudio César Dutra de Souza

Nunca se discutiu tanto a questão racial no Brasil como na época da aprovação da lei das cotas para negros em nossas universidades públicas. Também foi esclarecedora a percepção de nossas limitações nesse assunto. Subitamente, fomos brindados com as mais sofisticadas teorias sobre a inexistência do conceito de "raça", que seriam muito bem vindas caso não estivesse totalmente deturpadas pelo nosso "racismo cordial".

Ao pensar em um suposto "conflito racial", algumas pessoas foram a…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 25 março 2012 às 23:42 — 29 Comentários

Morte de adolescente negro acirra tensão racial nos EUA

Presidente Barack Obama disse que 'se tivesse um filho, se pareceria com Trayvon'.

A morte, há quase um mês, do adolescente negro Trayvon Martin, de 17 anos, por um vigilante voluntário na Flórida, está acirrando a tensão racial nos Estados Unidos.

O fato de o responsável pela morte não ter sido indiciado, com base em uma controversa lei da Flórida (cuja legislação permite que se atire quando se sinta ameaçado), tem motivado uma onda…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 24 março 2012 às 16:00 — 7 Comentários

21 de março: Comunicação como direito humano será tema de debate no Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial

Amanhã, 21 de março, Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, o Instituto Mídia Étnica promoverá um debate em torno do tema: “Comunicação como direito humano”, que reunirá o jornalista Pedro Caribé, integrante do Coletivo Intervozes; a jornalista Ceres Santos, Professora Mestre da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); e o publicitário Paulo Rogério Nunes, um dos fundadores do Instituto Mídia Étnica, que falará direto dos Estados Unidos, onde concluiu especialização em novas…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 20 março 2012 às 13:00 — 5 Comentários

Quem tem medo da Cultura Negra? A quem a Cultura Negra incomoda?

Quem tem medo da Cultura Negra?

           A quem a Cultura Negra incomoda?






Hilton Cobra, Memorial Lélia Gonzalez e militantes das causas da Cultura Negra CONVIDAM todos/as parceiros/as para ESTARMOS PRESENTES na próxima 3ª feira, 20 de março, às 9 horas, no evento "Encontro Ministério da Cultura/Funarte".



VAMOS COBRAR …

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 18 março 2012 às 20:44 — Sem comentários

Debates na UFRJ abrem comemorações aos 70 anos de Muniz Sodré

muniz-sodre

O professor Muniz Sodré será homenageado, na Escola de Comunicação da UFRJ, com palestras, leituras de sua obra e debates ao longo de 2012. Autor de mais de 30 livros, Sodré completou 70 anos, em janeiro, e é considerado um dos maiores intelectuais vivos da contemporaneidade.

Com o objetivo de celebrar e partilhar a obra deste professor,…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 18 março 2012 às 12:51 — 2 Comentários

Desenvolvimento de lideranças: reflexões e desafios, por Sílvio Humberto Cunha

No dia 12 de março de 2012, o Instituto Steve Biko realizou mais uma aula inaugural do curso pré-vestibular, que há 20 anos tem possibilitado o acesso de jovens negro à universidade. O evento, realizado na Praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho, reuniu antigos alunos, parceiros, ex-alunos aprovados recentemente nas principais universidades da Bahia, os novos pré-vestibulando e os selecionados para representar os estados do Nordeste Brasileiro no curso de formação de Lideranças para a Equidade…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 18 março 2012 às 8:00 — 10 Comentários

10 Mulheres Negras no mundo da tecnologia

Com a estréia da 4ª parte da emblemática série da CNN Negro na América: A nova terra prometida, o Vale do Silício houve um aumento na discussão corrente sobre o número de negros empresários americanos no Vale do Silício. Embora alguns críticos argumentam que a série esqueceu de negros…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 15 março 2012 às 16:04 — 8 Comentários

Show com piada racista termina em confusão na zona sul de SP

Acabou em confusão a primeira edição do Proibidão, show de stand-up no qual comediantes fazem piadas preconceituosas contra negros, gays, deficientes e mulheres.

Um músico da banda que fazia as vinhetas entre uma apresentação e outra se sentiu ofendido por uma piada racista contada pelo humorista Felipe Hamachi.

Negro, o tecladista chamou a Polícia…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 15 março 2012 às 13:31 — 25 Comentários

Lideranças do Nordeste Brasileiro se reúnem em Salvador para curso de formação

Começa hoje e vai até o dia 24 de março, o curso de formação do Programa de Equidade Racial no Nordeste Brasileiro, desenvolvido em conjunto pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço - CESE, o Instituto Cultural Steve Biko e o Instituto Mídia Étnica/Correio Nagô. Visando contribuir para mudanças estruturais no quadro de desigualdades da Região Nordeste, o programa tem como principal foco o combate ao racismo e às desigualdades de gênero.

Durante o curso, 30 representantes…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 12 março 2012 às 12:30 — 2 Comentários

Ministra discute parceria com EBC para projetos de valorização da cultura afro-brasileira

Possíveis parcerias terão como propósito a difusão de projetos e iniciativas focadas no respeito à diversidade étnico-racial e na valorização da cultura afro-brasileira

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 7 março 2012 às 9:30 — Sem comentários

SSA: Seminário Resistência Quilombola e Lançamento do Livro "Direitos Quilombolas"



A Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE e a Associação dos Remanescentes do Quilombo São Francisco do Paraguaçu-Boqueirão promovem, no dia 9 de março, às 8:30h. no auditório do Ministério Público da Bahia, o Seminário Resistência Quilombola: Desafios e Perspectivas e do Lançamento do Livro: Direitos Quilombolas: Estudo de Impacto da Cooperação Ecumênica. Nesta oportunidade, contaremos com a…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 6 março 2012 às 16:59 — 6 Comentários

Resultado final da seleção: Programa de Equidade Racial no Nordeste Brasileiro

 

COORDENADORIA ECUMÊNICA DE SERVIÇO - CESE

INSTITUTO CULTURAL STEVE BIKO - ICSB

INSTITUTO MÍDIA ÉTNICA - IME

 

PROGRAMA DE EQUIDADE RACIAL NO NORDESTE BRASILEIRO

05 de março de 2012

 

Resultado final da seleção

 

O Programa de Equidade Racial no Nordeste…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 5 março 2012 às 19:12 — 2 Comentários

Cerveja Devassa terá que alterar propaganda considerada de teor racista

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) determinou que o grupo responsável pela produção da Devassa altere o polêmico anúncio da cerveja Devassa Negra. Segundo o órgão, a propaganda continha informações e associações ambíguas de teor racista e sexista.  A decisão foi comunicada na última quarta-feira (29) à Ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em resposta ao processo instaurado e encaminhado pelo órgão ao Conar e ao Ministério…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 2 março 2012 às 12:12 — 10 Comentários

III Brazilian Women in Power nos EUA: Publicitária baiana recebe prêmio Mulheres de Destaque

III Brazilian Women in Power nos EUA: Publicitária baiana recebe prêmio Mulheres de Destaque

 

O trabalho para tornar a mídia uma forte aliada na divulgação de projetos de responsabilidade social rendeu à publicitária Marluce Barbosa, gerente comercial da TV Itapoan/Rede Record, em Salvador, a indicação para o Prêmio Mulheres em Destaque conferido pela organização Internacional Brazilian Women in Power, entidade que reúne empresárias, profissionais brasileiras com a finalidade de promover a comunidade brasileira no…
Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 2 março 2012 às 2:04 — 1 Comentário

Instituto Maria Preta Veicula Outdoors nas ruas de Salvador homenageando Carlinhos Brown

O blog do Instituto Maria Preta divulgou a seguinte nota:

Decidimos fazer o outdoor em homenagem a Carlinhos Brown logo que saiu a lista com as indicações ao Oscar por considerar uma grande vitória para o País e para a Música Popular Brasileira.

"A veiculação do outdoor em Salvador para nós é importante por ser Salvador, uma das cidades mais negra do mundo fora da África e pela contribuição na elevação da auto-estima da população negra do País. “Ou seja: Se Brown que…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 1 março 2012 às 11:30 — Sem comentários

Que tal criar grupos para exterminar meninos de rua? Sugestão na TV de Gilmar Mendes

Esse fascitóide de quinta categoria se chama Márcio Mendes. É um técnico rural que a família do ministro Gilmar Mendes, do STF, mantém como cão raivoso na emissora de TV do clã para atacar adversários e inimigos políticos. A TV Diamante, retransmissora do SBT, é, acreditem, uma concessão de TV educativa apropriada por uma universidade da família do ministro. Mendes, vocês sabem, é o algoz do fim da … obrigatoriedade do diploma para o exercício de jornalistas.

Vejam esse vídeo e vocês…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 1 março 2012 às 10:30 — 7 Comentários

Arquivos mensais

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço