Blog de Instituto Mídia Étnica -- junho 2011 Arquivo (15)

Jovem baiana assume a representação da Bahia e Sergipe na Fundação Cultural Palmares

 



No último dia 17, a baiana de 27 anos, Verônica Nairobi Sales de Aguiar foi nomeada como a nova representante da Fundação Cultural Palmares (FCP), nos estados Bahia / Sergipe. A jovem militante que traz no nome o resgate da identidade africana – Nairobi (rio cujas margens foram povoadas até a constituição da cidade que hoje é a capital do Quênia) -, já…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 29 junho 2011 às 9:39 — 25 Comentários

Milton Santos será homenageado pelo Congresso Nacional no dia 28/06

Nesta terça-feira 28/06, a partir das 10h, a TVE Bahia, em parceria com a TV Câmara dos Deputados, transmite flashes ao vivo da sessão solene na qual o Congresso Nacional, em Brasília, presta homenagens à memória do geógrafo Milton Santos, no registro de 10 anos de sua morte.

 …

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 27 junho 2011 às 15:52 — Sem comentários

Crise economica provoca migração de negros do norte para o sul dos EUA

Na tradição familiar de Deborah Brown, o sul dos Estados Unidos era um lugar de fontes de água apenas para brancos e linchamentos encobertos pela escuridão. Era um lugar de onde os negros como sua mãe fugiam.

Mas para Brown, 59, servidora pública aposentada do Queens, o Sul agora promete salvação.

Três gerações da família – dez pessoas ao todo – estão se mudando de Nova York para Atlanta, buscando recomeçar suas vidas economicamente e, em certa medida, reconectar-se com…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 27 junho 2011 às 11:49 — Sem comentários

Salvador sedia encontro do Ano Internacional dos Afrodescendentes

A capital baiana vai sediar nos dias 17,18 e 19 de novembro o Encontro Mundial em Comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes. As datas foram definidas nesta quarta-feira (15), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), durante a segunda reunião preparatória do encontro. O evento contou com a presença do embaixador especial da Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), Juca Ferreira, e o secretário estadual para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, que…
Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 19 junho 2011 às 8:41 — Sem comentários

Biografia de Fela Kuti é publicada em São Paulo

 Entre os dias 24 e 26 de junho, São Paulo celebra o lançamento de “Fela. Esta Vida”, a biografia do músico nigeriano Fela Kuti, escrita pelo escritor cubano, radicado, em Salvador, Carlos Moore. Serão três eventos:

 

Sexta, 24, a partir das 21h, acontece um pré-lançamento somente para convidados, no espaço cultural Serralheria – com discotecagem dos DJs Eugênio Lima e Maurício Fleury, além de uma exposição com 40 capas originais dos LPs do músico…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 19 junho 2011 às 8:31 — Sem comentários

‘O momento político é da multidão’ - Entrevista com Giuseppe Cocco

O novo século trouxe consigo o início de uma forma de encarar o jogo político e econômico do mundo. Os anos 2000 foram marcados por movimentos como Oaxaca e Caracoles, no México; e Que se vayan todos, na Argentina. A segunda década do século XXI vê o nascimento de manifestações nos países andinos, árabes e europeus. Todos esses levantes muito diferentes dos movimentos dos anos 1960 e 1970. Para o professor Giuseppe Cocco, ‘hoje estamos em um mundo globalizado, onde não há mais modelos… Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 19 junho 2011 às 8:30 — Sem comentários

Cadê os negros e índios da São Paulo Fashion Week?



Em 2008, o Ministério Público de São Paulo abriu inquérito para investigar uma possível discriminação racial na São Paulo Fashion Week (SPFW). À época, apenas 3% dos modelos que participavam do evento eram afrodescendentes, negros ou indígenas. Meses depois, a organização da SPFW aceitou assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que se comprometia a estimular as grifes a cumprir uma cota de 10% desses modelos por desfile. O TAC funcionou bem... até o mês…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 16 junho 2011 às 15:00 — 16 Comentários

Campanha Reaja divulga nota sobre programa Pacto pela Vida

A Campanha Reaja ou será Mort@ formada por militantes do movimento negro contra o extermínio da juventude negra divulgou nas redes sociais um artigo criticando o programa Pacto pela Vida lançado pelo Governo da Bahia no último dia 06 de junho, em Salvador. Confira o documento na íntegra.…




Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 16 junho 2011 às 8:00 — 12 Comentários

Músico do Olodum, Germano Meneghel morre em Salvador

Morreu por volta das 9h desta segunda-feira (13), em Salvador, o cantor e compositor Germano Meneghel, de 49 anos, uma das vozes mais famosas do bloco afro Olodum. De acordo com amigos, o corpo foi encontrado na casa do músico. Morador do bairro do Pero Vaz, Germano tinha conversado com uma de suas filhas nesta manhã. Ele era casado, tinha três filhas e uma neta. A causa da morte ainda é desconhecida. O músico sofria de pressão alta e passou o dia de domingo (12) se sentindo mal. Em nota, o…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 13 junho 2011 às 22:30 — Sem comentários

Estatuto da Igualdade Racial pode ser lido em e-book no portal da SEPPIR

A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial  (SEPPIR) disponibilizou em seu portal, a partir de hoje, 10 de junho, o e-book do Estatuto da Igualdade Racial. A nova ferramenta possibilita uma leitura dinâmica, paginada e um link no alto da página à direita para impressão do documento.

 …

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 11 junho 2011 às 9:26 — Sem comentários

Matrizes africanas na palma das mãos e diante dos olhos, por Marcel Bane

Pós-Doutor em Antropologia pela UNESP e pesquisador de temas relacionados ao candomblé e à matriz africana , Vilson Jr lança hoje,08/6, o projeto Na Palma da Minha Mão: Temas Afro Brasileiros e Questões Contemporâneas,em parceria com o artista plástico Rodrigo Siqueira. Trata-se de um livro e uma exposição, composta de 20 telas em óleo, que versam sobre a modernidade e as mudanças sofridas pelo candomblé, o sincretismo religioso e a contribuição africana para as ciências. A exposição…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 9 junho 2011 às 19:30 — Sem comentários

Documentário sobre quilombolas promove reflexão sobre racismo

O lançamento do documentário Ser Quilombola aconteceu na manhã de ontem, no Saguão Nestor Duarte, na Assembleia Legislativa da Bahia. Uma iniciativa do deputado e presidente da Comissão de Promoção da Igualdade, Bira Corôa (PT), que trouxe uma reflexão sobre o racismo e as comunidades remanescentes de quilombos para todos os presentes. "Esta obra é mais um instrumento de combate e enfrentamento no reconhecimento dessas comunidades. Uma busca pela…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 8 junho 2011 às 13:05 — 1 Comentário

Makota Valdina: “Quero perder o medo e o ódio que tenho da polícia”, por Rafael Albuquerque

Durante o lançamento do programa Pacto pela Vida, do governo da Bahia, realizada na manhã desta segunda-feira (6), no salão Iemanjá do Centro de Convenções, diversas autoridades e representantes da sociedade civil discursaram. Mas foi a fala da Makota Valdina Pinto, referência para as comunidades negras de Salvador, o pronunciamento mais enfático e que conquistou a atenção dos presentes.

 

Em seu discurso, Valdina afirmou que a sociedade tem que participar desse pacto, mas…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 7 junho 2011 às 9:30 — 4 Comentários

Uma vida rara: antropóloga analisa obra de Carlos Moore sobre Fela Kuti

 

Uma vida rara

 

Por Goli Guerreiro

Quem é este caribenho que escreveu a primeira biografia de um artista africano? Carlos Moore vive uma vida rara. Afinal quantas pessoas no mundo podem tecer impressões pessoais sobre ativistas como Malcolm X, Cheikh Anta Diop, Aimé Césaire, Léopold Senghor, Maya Angelou, Lélia Gonzalez, Abdias…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 2 junho 2011 às 14:00 — Sem comentários

Líder do bloco afro Bankoma será sepultado nesta manhã, em Salvador

O diretor do bloco afro Bankoma, Raimundo Neves, morreu na última quarta-feira (1), aos 49 anos de idade. O sepultamento começará às 10h desta quinta-feira (2), no Cemitério de Portão, localizado em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. Raimundo do Bankoma, como era conhecido, era presidente do Conselho de Cultura de Lauro de Freitas. À frente da banda percussiva, Neves e o Bankoma já se apresentaram na Áustria e em Portugal. Há três anos o bloco desfila no carnaval de…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 2 junho 2011 às 13:27 — 1 Comentário

Arquivos mensais

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço