Blog de Instituto Mídia Étnica -- junho 2016 Arquivo (9)

Hoje tem Samba Junino no Pelô

Fechando a programação de São João, as ruas e largos do Pelourinho serão invadidas, hoje, pelo Samba Junino, gênero típico dos bairros negros de Salvador.

Confira:…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 30 junho 2016 às 11:42 — 1 Comentário

Hoje é Dia de Ayrá: o manto branco da justiça

Há quem diga que ele, o jovem guerreiro do branco e do fogo, seria uma qualidade, outra forma de expressão ou manifestação do orixá Xangô. Outros afirmam que Ayrá, mesmo salvaguardando características idênticas a Xangô, seria um orixá à parte, uma energia independente a serviço da justiça em prol da humanidade.

Os terreiros da Bahia, em destaque o Ilê Axé Iyá…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 29 junho 2016 às 15:57 — 1 Comentário

STJ determinou a execução imediata da pena imposta a Paulo Henrique Amorim por injúria racial ao jornalista Heraldo Pereira

O Superior Tribunal de Justiça determinou a execução imediata de pena imposta ao apresentador da Record, Paulo Henrique Amorim, por injúria racial ao comentarista político Heraldo Pereira, da Rede Globo.

 A ofensa ocorreu em 2009 e, em 2013, o jornalista tinha sido condenado a 1 ano e 8 meses de reclusão por ter se referido a Heraldo como “negro de alma…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 28 junho 2016 às 10:19 — 8 Comentários

O ator Jesse Williams emocionou a todos em discurso contra o racismo nos Estados Unidos. Confira

"Não existiu uma única guerra em que não morremos na linha de frente", discursou o ator Jesse Williams, neste domingo, 26/06, ao receber o Black Entertainment Television (BET) Awards, em Los Angeles.



Em um desabafo emocionado, o ator da série “Grey’s anatomy” lembrou os diversos casos de violência policial que tem como alvo negros e negras, além de denunciar o…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 28 junho 2016 às 10:07 — Sem comentários

Novos docentes da Ufba representam quebra de paradigmas na Dança

Novos docentes da Ufba representam quebra de paradigmas na Dança A Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (Ufba) completa 50 anos de fundação dando uma demonstração de pionerismo. Nos últimos concursos para docentes foram selecionados o dançarino e coreógrafo cadeirante, Edu Oliveira, e as professoras, dançarinas e coreógrafas Marilza Oliveira e Vânia Oliveira, com trajetórias na difusão da dança afro e da cultura popular. Leia no Correio Nagô:…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 21 junho 2016 às 18:59 — 1 Comentário

Maria Bethânia: 70 anos em estado de poesia

Hoje, 18 de junho, o Brasil celebra o nascimento de um estrela no Recôncavo da Bahia: Maria Bethânia Viana Telles Veloso. E o Coreio Nagô recebeu a luxuosa contribuição do poeta, jornalista e antropólogo Marlon Marcos, que escreveu um texto à altura da grandeza desta artista. Leia em voz alta 'No sorriso de Maria':…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 18 junho 2016 às 14:48 — Sem comentários

Pesquisador defende que 'golpe' coloca em risco conquistas da população negra

"As conquistas estão vulneráveis diante do golpe, por consequência o sucesso e efetividade da Década Internacional do Afrodescendentes da ONU no Brasil".

Diosmar Filho avalia o impacto negativo da crise política brasileira para as conquistas da população negra nos últimos anos.

Leia "Brasil, do mundo negro à nação":…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 17 junho 2016 às 0:27 — 2 Comentários

Basta de Extermínio Negro_Confira relatório final da CPI do Assassinato de Jovens

A cada 23 minutos, um jovem negro é assassinado no Brasil.

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito do Assassinato de Jovens constata que o homicídio continua sendo a principal causa de morte de jovens negros, pobres, moradores da periferia dos grandes centros urbanos e também do interior do Brasil. Leia mais:…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 16 junho 2016 às 11:47 — 1 Comentário

Conheça o novo presidente da Fundação Cultural Palmares/MinC

Erivaldo Oliveira Silva é o novo presidente da Fundação Cultural Palmares/MinC. Conheça o novo gestor do órgão responsável pelas políticas culturais para a população negra no governo interino de Michel Temer.

Em entrevista exclusiva ao portal Correio Nagô, ele fala sobre os desafios. “As políticas públicas precisam funcionar de forma efetiva. Temos…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 13 junho 2016 às 20:26 — Sem comentários

Arquivos mensais

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço