Blog de Instituto Mídia Étnica -- agosto 2012 Arquivo (13)

Dilma sanciona lei que cria cota de 50% nas universidades federais

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (29), com apenas um veto, a lei que destina 50% das vagas em universidades federais para estudantes oriundos de escolas públicas.

De acordo com a lei, metade das vagas oferecidas serão de ampla concorrência, já a outra metade será reservada por critério de cor, rede de ensino e renda familiar. As universidades terão quatro anos para se adaptarem à lei. Atualmente, não existe cota social em 27 das 59 universidades federais. Além…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 29 agosto 2012 às 17:00 — 2 Comentários

6 empreendimentos negros de sucesso

Segundo um bem sucedido empreendedor negro a “Síntese de um Empreendimento Afro-Brasileiro é: Auto-Estima, Conquista, Ética, Família e Sustentabilidade”. Acredito que alem desses elementos citados o negro empresário e a negra empresária tem sua vida pautada na Afro-humanitude. Vejamos 6 empreendimentos de sucesso com valores da…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 24 agosto 2012 às 20:17 — 6 Comentários

Show gratuito no Pelourinho para comemorar novo portal Correio Nagô

Novo portal contará com rede de blogueiros e correspondentes no Nordeste

Fotos: divulgação

Um encontro de artistas da black music da Bahia marcará o lançamento do novo portal Correio Nagô (www.correionago.com.br), uma das maiores comunidades da cultura negra na internet brasileira. O show, que reunirá os grupos Bemba Trio e a banda Na Veia Da Nêga, com a cantora Denise…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 23 agosto 2012 às 9:30 — 9 Comentários

Alunos de escolas particulares protestam contra cotas em Brasília

Um grupo de estudantes de escolas particulares fez um protesto na tarde desta quarta-feira, 22, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, contra a reserva de 50% das vagas das universidades federais para alunos egressos de escolas públicas. Com cartazes dizendo "Cotas: o famoso jeitinho brasileiro" e "A favor da inclusão, contra a deficiência educacional", entre outras coisas, o grupo reclamou do projeto de lei aprovado no Senado que institui cotas em instituições federais de ensino superior.…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 23 agosto 2012 às 8:40 — 18 Comentários

Dilma vai vetar artigo da Lei de Cotas para que Enem seja principal critério de seleção, diz Mercadante

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff vai vetar parte do projeto de lei que regulamenta o sistema de cotas raciais e sociais para universidades federais de todo o país. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que se reuniu hoje (22) com a presidenta, o Artigo 2º do texto, que trata da seleção dos estudantes, será vetado. Dilma tem até o dia 29 de agosto para sancionar a nova lei.

Pelo texto aprovado pelo Congresso, a seleção dos estudantes que terão direito…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 23 agosto 2012 às 8:37 — 10 Comentários

Nazismo Tropical? - O Partido Nazista no Brasil

Você sabia que no país considerado uma "democracia racial" existiu, durante vários anos, um capítulo do Partido Nazista de Hitler?

A obra da historiadora Ana Maria Dietrich,  “Nazismo Tropical? - O Partido Nazista no Brasil”, que nasceu de sua tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP),  foi ancorada em pesquisas nos arquivos alemães e brasileiros e ajuda a compreender como funcionava o braço do Partido Nazista Brasileiro, que chegou a ter…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 22 agosto 2012 às 22:00 — 7 Comentários

BA: Com projeto Afródromo, Carnaval poderá ganhar novo circuito

Na tarde desta terça-feira (21), a Liga dos Blocos Afro da Bahia apresentou ao prefeito João Henrique o projeto Afródromo. Uma das propostas do projeto é criar um circuito alternativo para o desfile dos blocos afro e afoxés no Carnaval da capital baiana.



Para Alberto Pitta, presidente da entidade, a iniciativa dará mais visibilidade aos blocos afro. Na folia momesca, o Afródromo vai ser instalado na Avenida da França, em um circuito de 2,5 quilômetros entre o Mercado Modelo e a…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 22 agosto 2012 às 9:00 — 19 Comentários

Morre o primeiro-ministro da Etiópia, Meles Zenawi

ADIS ABEBA, 21 Ago 2012 (AFP) - O primeiro-ministro etíope, Meles Zenawi, faleceu na noite de segunda-feira, anunciou o governo, que não revelou mais detalhes sobre a morte do ex-líder guerrilheiro, que era chamado de autocrata pelos opositores e de visionários pelos seguidores, como os imperadores históricos da Etiópia. "O primeiro-ministro Meles Zenawi faleceu ontem à meia-noite", afirmou Bereket Simon, porta-voz do governo etíope. O vice-primeiro-ministro etíope, Hailemariam Desalegn,…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 21 agosto 2012 às 10:38 — Sem comentários

Greve de fome e protesto pela liberdade de imprensa na Etíopia

Membros do grupo Free Media for Ethiopia, ou Mídia Livre para a Etiópia, em português, estão atualmente em uma greve de fome de 72 horas que começou na sexta-feira ao meio-dia na Praça Lafayette, em frente à Casa Branca, em Washington DC para chamar a atenção para as injustiças em curso contra jornalistas na Etiópia e a supressão de qualquer forma livre de expressão pela cidadania etíope em geral. O grupo, com sede nos Estados Unidos, não é político em sua missão, e é composto por membros…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 20 agosto 2012 às 10:00 — 1 Comentário

ONU: país tem que combater desigualdades raciais e de gênero para continuar avançando

Brasília – O coordenador residente do Sistema Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, avaliou hoje (16) que o país obteve conquistas importantes no enfrentamento à pobreza, mas precisa combater as desigualdades raciais e de gênero para continuar avançando. Segundo Chediek, o Brasil "fez um novo milagre no século 21 ao elevar à classe média 40 milhões de pessoas e fazer ainda grande redução da pobreza, com a melhora dos indicadores…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 17 agosto 2012 às 14:00 — Sem comentários

SSA: Oficina enfoca olhar fotográfico sobre as religiões afro-brasileiras.



De 27 a 31 de agosto, Salvador recebe a oficina Processos do Silêncio, oferecida pela fotógrafa e pesquisadora Denise Camargo. Com foco na fotografia, as aulas trazem uma abordagem criativa e dialógica para a produção de imagens que tratam do universo religioso afro-brasileiro, discute aspectos teóricos e as possibilidades artísticas e sociais do conteúdo visual na valorização da cultura negra. A oficina é gratuita e será…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 7 agosto 2012 às 6:35 — Sem comentários

Morre Dona Estelita, juíza perpétua da Boa Morte

Por Alzira Costa, de Cachoeira (BA)

Fonte: http://alzirajornalista.blogspot.com.br/

 

Luto em Cachoeira - Morreu nesta manhã (domingo, 5 de agosto de 2012), aos 105 anos, Estelita de Souza Santana, juíza perpétua da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. Ocupava o posto mais importante da secular irmandade cachoeirana. A sua morte encerra um ciclo das mais antigas integrantes da irmandade. Dona…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 6 agosto 2012 às 7:49 — 3 Comentários

Arquivos mensais

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço