Blog de Instituto Mídia Étnica -- setembro 2012 Arquivo (21)

Mensagem do “MC Emicida” sobre o Programa racista Zorra Total da TV Globo

O rapper Emicida divulgou no último sábado, 29.09, um post no Facebook comentando o quadro Adelaide do programa Zorra Total. Confira:

Voltei do jantar agora a noite e a van, dessas moderninhas que tem televisão e tudo mais, estava transmitindo Zorra Total, Já havia visto uma vez alguma manifestação, talvez através do Geledés que aquele personagem que estereotipa a mulher negra suburbana era extremamente racista e contribuia fortemente com a desvalorização (maior ainda?!?!?) da…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 30 setembro 2012 às 19:30 — 13 Comentários

"Negros representam quase 80% da nova classe média"

O dado é do estudo Vozes da Classe Média divulgado hoje (20) pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República



Aproximadamente 80% dos novos integrantes da classe média brasileira são negros. Nos últimos dez anos, a classe média teve um crescimento de 38% e hoje abrange 53% da população, o que significa 104 milhões de brasileiros. Os dados são do estudo Vozes da Classe Média divulgado hoje (20) pela Secretaria…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 21 setembro 2012 às 18:30 — 2 Comentários

Rap tem destaque em premiação da MTV





O Rap brasileiro conquistou, na noite dessa quinta, 20, um espaço de destaque na mídia nacional com premiação Vídeo Music Brasil (VMB) do canal MTV. Ao total foram cinco premiações conquistadas pelo Rap. Entre os artistas  premiados estão Emicida, Projota, B.Negão e Racionais MCs

Clique no link abaixo e confira matéria exclusiva por Enderson Araújo, correspondente da rede de jovens do Portal CORREIO NAGÔ na Bahia.…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 21 setembro 2012 às 15:30 — Sem comentários

A periferia retratada em cartões postais: campanha virtual mostra as belezas das favelas de Salvador

Considerada uma das cidades mais turísticas do Brasil, Salvador tem belezas que vão muito além do Pelourinho. Belezas que atravessam vielas, cruzam becos, sobem ladeiras e encontram a vida, as cores e as impressões de diversas comunidades que, de tão ricas em imagens, também podem ser retratadas em cartões postais. É esta a proposta dos "Postais das Periferias”, uma campanha do Grupo de Jovens Comunicadores Mídia Periférica, que busca valorizar as muitas comunidades e favelas…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 20 setembro 2012 às 15:35 — 5 Comentários

Organizações da Mídia Étnica pautam participação nas políticas de Cultura e Comunicação

Entre os dias 17 e 19 de setembro de 2012, comunicadores negras(os) e indígenas de várias regiões do país participaram do Seminário Nacional de Comunicação para a Cultura no Rio de Janeiro. O encontro teve como objetivo contribuir na proposição de ações que resultarão no Programa Comunica Diversidade, do Ministério da Cultura.

Dentre as deliberações do evento estão: a criação de Audiência Pública no Congresso Nacional, proposta pela Deputada Federal Luiza Erundina…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 20 setembro 2012 às 8:00 — 2 Comentários

Nota pública da Associação dos Remanescentes de Quilombo Rio dos Macacos

A Associação Dos Remanescentes de Quilombo Rio dos Macacos vem informar aos seus associados, amigos e parceiros o andamento das lutas da comunidade pela afirmação do seu território, pela manutenção do seu modo de viver e produzir na terra, onde seus membros nasceram e querem continuar a viver.

No mês de agosto, uma Comissão de moradores de Rio dos Macacos e movimentos sociais que apoiam a nossa luta aqui na Bahia (AATR – Associação de Advogados de Trabalhadores…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 18 setembro 2012 às 23:30 — Sem comentários

Salvador discute Plano Municipal de Igualdade Racial

Na manhã desta segunda-feira(17), o secretário da Reparação Ailton Ferreira, o subsecretário Edmilson Sales, servidores e lideranças reuniram-se com o Chefe da Casa Civil, Geraldo Abbehussen, para formalizar a entrega da minuta do Plano da Igualdade Racial de Salvador. 
 

Na ocasião o chefe da Casa Civil se comprometeu, em nome do prefeito João Henrique, a envidar todos os esforços para a concretização do Plano e buscar o…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 18 setembro 2012 às 23:16 — Sem comentários

Nina Simone com pele clara??

Muitas pessoas estão bravas nos Estados Unidos com a escolha da atriz negra Zoe Saldana, que participou do filme Avatar, para interpretar a célebre cantora de jazz afroamericana Nina Simone (1933-2003) em seu filme biográfico.

Para os críticos, Saldana, que tem origem caribenha, é muito "pele clara" para retratar a Simone, que era muito orgulhosa e afrocêntrica, e que tinha consciência de que contrariava a definição muito limitada de beleza em Hollywood com seu cabelo natural e…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 17 setembro 2012 às 23:00 — 7 Comentários

Orquestra Afro Sinfônica realiza concerto gratuito no Solar Boa Vista

Apresentação faz parte do projeto de circulação da Orquestra na Bahia
 
 
No dia 20 de…
Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 17 setembro 2012 às 14:10 — Sem comentários

SP: Lançamento da rede de empreededores Kultafro

A Funarte vai receber em seu complexo cultural o coquetel de lançamento da kultafro – rede de Empreendedores, artistas e produtores de cultura negra no Estado de São Paulo. A rede kultafro oferece ferramentas para ampliar a atuação desses profissionais no mercado de gestão cultural.

A kultafro teve o apoio desde o começo do CCE_SP, e de outros parceiros como Instituto Feira Preta, Baobá- Fundo para Equidade Racial, CONE (Coordenadoria dos Assuntos da População Negra) e FUNARTE, entre…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 14 setembro 2012 às 9:24 — Sem comentários

BA: XV Festival Nacional 5 Minutos abre inscrições para oficinas gratuitas

 

Estão abertas as inscrições para as oficinas de formação e aperfeiçoamento profissional da 15ª edição do Festival Nacional 5 Minutos, uma realização da Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do estado da Bahia (SecultBA). As oficinas são gratuitas e acontecerão durante o festival, entre os dias 15 e 20 de outubro. As inscrições podem ser feitas de 13 a 23 de setembro na página do 5 Minutos no site da…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 13 setembro 2012 às 15:39 — Sem comentários

Obra do escritor Carlos Moore é relançada pela editora Nandyala

Uma dos mais contundentes intelectuais negros do mundo contemporâneo, o cubano radicado na Bahia, Carlos Moore, relança o seu livro Racismo e Sociedade, em uma edição revista e ampliada, por meio da Editora Nandyala.

O livro é considerado por vários intelectuais que discutem a diáspora negra como uma profunda contribuição para se pensar os mecanismos racistas e racializantes que dominam e infestam as relações humanas na contemporaneidade. O prefácio é do prof. Kabengele Munanga, da…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 13 setembro 2012 às 14:30 — 3 Comentários

Dados apontam que ascensão da classe C incomoda consumidores da classe AB

Os consumidores das classes A e B se mostram incomodados com algumas consequências da ascensão econômica da classe C, que passou a comprar produtos e serviços aos quais apenas a elite tinha acesso. É o que apontam dados de uma pesquisa do instituto Data Popular feita durante o primeiro trimestre, com 15 mil pessoas das classes mais favorecidas, em todo o Brasil.

De acordo com o levantamento, 55,3% dos consumidores do topo da pirâmide acham que os produtos deveriam ter versões para…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 12 setembro 2012 às 19:47 — Sem comentários

BA: Neste sábado tem Recital Palavras Pretas no Curuzu

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 12 setembro 2012 às 19:43 — Sem comentários

Fórum Permanente de Igualdade Racial divulga nota em repúdio ao programa Zorra Total

O Fórum Permanente de Igualdade Racial (FOPIR), que reúne organizações da sociedade civil e organizações negras para o combate ao racismo e para a promoção da igualdade racial no Brasil, vem a público manifestar total repúdio ao programa Zorra Total, veiculado semanalmente pela TV Globo e, em especial, ao episódio intitulado “Adelaide”. Dissimulado como suposto humor, o programa exibe conteúdo explicitamente racista, sexista, recheado de estereótipos e ofensivo à população…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 12 setembro 2012 às 12:34 — 1 Comentário

Tendências/Debates: Negros e o direito por José Vicente

A Cheyney University, mais antiga universidade negra norte-americana, foi fundada em 1837, na Pensilvânia, no regime da escravidão.

A Howard University, em Washington D.C., formou os primeiros negros em Direito, em 1869. Além de Martin Luther King, prêmio Nobel da Paz, Toni Morrisson, prêmio Nobel de Literatura, Oprah Winfrey, empresária da comunicação, e Thurgood Marshall, ministro da Suprema Corte, milhares de personalidades negras americanas se graduaram em uma das atuais 107…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 12 setembro 2012 às 12:30 — Sem comentários

Cartilha orienta comunidades tradicionais sobre seus direitos. Baixe gratuitamente e compartilhe!

Como os povos, comunidades e populações tradicionais podem agir em situações de violência, agressões, expulsões e tantas outras violações de seus direitos? Por que nossos direitos, mesmo assegurados nas Leis e na Constituição do Brasil não são efetivados e respeitados? Muitas vezes sentimos que temos determinado direito, mas não temos certeza se estão escritos em leis e na Constituição e que, portanto, precisam ser cumpridos.

Essa ausência ou a…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 12 setembro 2012 às 10:30 — Sem comentários

Grito dos Excluídos reúne centenas de pessoas em Alagoas

 

Em mais uma demonstração da força dos  movimentos sociais, um protesto ao descaso dos governos estadual e federal aconteceu em Alagoas, no ultimo dia 07 de setembro, o 18º Grito dos Excluídos.  A manifestação  aconteceu em cinco cidades alagoanas: Maceió, Delmiro Gouveia, Arapiraca, União dos Palmares e Palmeira dos Índios, totalizando cerca de 1000 pessoas.

 

A ação, caracterizada pela sua pluralidade, reuniu várias forças da sociedade civil, lembrando …

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 11 setembro 2012 às 21:00 — Sem comentários

Encontro do Fórum Sergipano das Religiões de Matriz Africana discute estratégias de articulação

Acontece na próxima quarta-feira (12), na sede do Partido dos Trabalhadores (PT) em Aracaju às 15h, o Fórum Sergipano das Religiões de Matriz Africana.  A plenária estadual foi criada no ano de 2009 por praticantes da religião, com o objetivo  de organizar e fortalecer a luta dos praticantes do Candomblé e da Umbanda contra o racismo e preconceitos que há séculos persegue e marginaliza este setor da sociedade. 

Com grande presença de negros no estado, Sergipe apresenta-se como…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 11 setembro 2012 às 21:00 — Sem comentários

BA - Nilma Lino Gomes profere conferência sobre Educação na Bahia

O Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, através da Linha  Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural, convida para a conferência com a Professora Doutora Nilma Lino Gomes.

A Professora é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutora em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Portugal. Professora do Departamento de…
Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 7 setembro 2012 às 9:55 — Sem comentários

Arquivos mensais

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço