Blog de Instituto Mídia Étnica -- outubro 2012 Arquivo (40)

Quilombolas! For ever! por Cidinha da Silva

O desespero de Zumbi não dá no jornal! Sua estratégia de buscar os dois filhos adolescentes na escola à noite, e de os três esperarem pela mais-velha no escadão da faculdade, quando então, juntos, ele, Luiza Mahin, Amílcar e Kwame Nrumah caminhavam para casa, apoiando-se mutuamente e trocando impressões sobre o dia, naufragou em sangue.



Zumbi está aturdido. Enquanto busca uma solução, conversou com os filhos. Em conjunto, decidiram ficar recolhidos em casa durante as noites,…
Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 31 outubro 2012 às 9:29 — Sem comentários

Queremos baianas e acarajés na Copa de 2014. Assine a petição! por Rita Santos (ABAM)

por Rita Santos

Queremos que a FIFA se comprometa com o Brasil, representado pelo ex-jogador Ronaldo, membro do Conselho de Administração do COL, a garantir espaços específicos ao redor dos estádios na Bahia para as baianas vendedoras de acarajés.

Uma resolução da FIFA proíbe qualquer comércio ambulante num raio de 2 km de todos os estádios da Copa do Mundo. Isso exclui vendedores de comidas tradicionais do Brasil. Eles ‘permitem’ os acarajés dentro dos estádios, mas não as…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 30 outubro 2012 às 16:48 — 5 Comentários

O cabelo dos meninos pretos, por Cidinha da Silva

Algo de sinistro acontecia com os cabelos daqueles meninos. Eles simplesmente não cresciam mais. Haveria algum parente do nitrato posto no feijão dos encarcerados na comida dos clubes?

 Primeiro fora Romarinho, ao transferir-se do Bragantino para o Corinthians. Primeiro mês, segundo, terceiro, e o cabelo não avançava um centímetro. Seis meses e nada, continuava do mesmo tamanho, parecia encolhido, até. Deveria ser o contrário, certo? Não dizem que…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 30 outubro 2012 às 16:30 — Sem comentários

Cotista, ganhadora do "Prêmio Inventor" da UFBa, conta ao Correio Nagô sua trajetória

No primeiro semestre no curso de Farmácia Generalista na Universidade Federal da Bahia, em 2008, a estudante Emily Karle dos Santos Conceição, 23 anos, se surpreendeu com a reação de uma professora.



“Eu estava calada e todo mundo na sala estava conversando. Uma entrou na sala e disse ‘Emily, eu só escuto a sua voz’. Eu respondi dizendo que estava calada. Aí ela me disse ‘sua presença já basta’. Eu nunca esqueci isso”, conta ao Correio Nagô a estudante que é…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 29 outubro 2012 às 17:00 — 7 Comentários

Rodrigo Sant’anna apresenta a "musa inspiradora" da pedinte Adelaide, do ‘Zorra’, e afirma: ‘Sou a cara da pobreza!’

Adelaide: 'centarrus' para enriquecer

Adelaide: 'centarrus' para enriquecer Foto: Thiago Lontra

Por Naiara Andrade

 

Volta e meia, Rodrigo Sant’anna é surpreendido nas ruas com um "Valéria, tem dez centarru?". São fãs misturando nome e bordão de suas personagens mais queridas: a transexual Valéria Vasques e a pedinte Adelaide, do Metrô Zorra…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 28 outubro 2012 às 7:30 — 11 Comentários

São os negros mais homofóbicos? Por Nilton Luz, blogueiro do Correio Nagô

Os leitores da pesquisa sobre relações homoafetivas em Salvador, realizada pelo Instituto Futura, se depararam com uma cidade mais conservadora do que poderiam imaginar. O número de pessoas favoráveis a relacionamentos entre pessoas do mesmo gênero (na verdade, a maioria está fora dos padrões de gênero) já é maioria no Brasil, mas em Salvador cai para 33%. E esse número ainda é 4% menor do que na pesquisa anterior.

(Não sei se a pesquisa segue a…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 26 outubro 2012 às 14:16 — 4 Comentários

Comentário considerado racista agita rede social

A internauta do Rio de Janeiro Kenya Mayrink gerou revolta em centenas de pessoas no Facebook nesta quinta-feira após publicar o seguinte comentário: "#odeiocentrode qqcidade #odeioesselugar As vezes entendo o preconceito tem gente que devia permanecer no tronco ! Pessoas ignorantesssss ECA"(sic).

A postagem foi feita ainda na quarta-feira pelo telefone celular da moça, mas até o momento desta publicação mais de 180 pessoas já tinham utilizado a opção "compartilhar" para repudiar a…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 26 outubro 2012 às 8:24 — 2 Comentários

Madalena, vereadora transexual negra, e o mendigo caucasiano. Por Cidinha da Silva

Eis que o novo hit das redes sociais é um mendigo-gato de olhos azuis. As moças querem levá-lo para casa, dar leitinho na boca, banhá-lo e passar talco. Semelhante ao que ocorre com os moços presos, com penas longas a cumprir, quando arranjam casamento de dentro da penitenciária. Descolam mulheres fidelíssimas, que zelarão pelo nome que o detento lhes dá, e elas, em troca, lhes darão filhos depois das visitas íntimas, que elas mesmas se encarregarão de sustentar.…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 25 outubro 2012 às 0:00 — 12 Comentários

Encontro reúne empreendedores negros baianos para discutir políticas para o setor

 

Buscar maneiras de inserir a população negra no mundo empresarial. Esse foi o tema de um encontro que aconteceu hoje, 23, no Hotel Catussaba, na cidade de Salvador. O workshop Empreendedorismo Negro: desenvolvimento e políticas públicas foi organizado por seis secretarias do Governo da Bahia que formam um Grupo de Trabalho, sob a coordenação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), para discutir o tema. A reunião reuniu ainda representantes da sociedade civil,…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 24 outubro 2012 às 15:00 — 4 Comentários

Índios Guarani-Kaiowá anunciam suicídio coletivo no Mato Grosso do Sul

Uma carta assinada pelos líderes indígenas da aldeia Guarani-Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, e remetida ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI), anuncia o suicídio coletivo de 170 homens, mulheres e crianças se a Justiça Federal mandar retirar o grupo da Fazenda Cambará, onde estão acampados provisoriamente às margens do rio Hovy, no município de Naviraí. Os índios pedem há vários anos a demarcação das suas terras tradicionais, hoje ocupadas por fazendeiros e guardadas por pistoleiros. O…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 23 outubro 2012 às 19:30 — 1 Comentário

ENTREVISTA: MULHERES NEGRAS PROTAGONIZAM PÁGINAS DO NOVO LIVRO DE ELIZANDRA SOUZA. CONFIRA!

É isso que poetisa e jornalista Elizandra Souza, 29 anos, promete ao leitor que se debruçar sobre seu segundo livro, “Águas da Cabaça”, uma obra com poesias femininas, negras, militantes, descompromissadas e amorosas.

“Esse livro surgiu porque senti necessidade de fazer um livro autoral com poemas que tinha escrito ao longo de cinco anos, de 2007 a 2012″, diz ela, em entrevista ao Periferia em Movimento, que já havia escrito “Punga” em 2007 com o poeta Akins Kinte,…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 23 outubro 2012 às 19:00 — Sem comentários

Você sabia que o CORREIO NAGÔ possui blogs exclusivos?

Desde o lançamento da nova plataforma CORREIO NAGÔ no mês passado que o site, um dos maiores portais focados na comunidade negra brasileira, vem abrindo espaço para uma rede exclusiva de blogueiros nos mais diversos temas. Clique no link abaixo e conheça os colunistas de assuntos como: Tecnologia, Internacional, Ciência, Mercado de trabalho, LGBT dentre outros. Até o mês de novembro são esperados novas colunas dando cada vez mais espaços para especialistas da comunidade em temas…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 22 outubro 2012 às 23:30 — 2 Comentários

BA: EMPREENDEDORISMO NEGRO, DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS





A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – SEPROMI, em parceria com a Secretaria de Planejamento (SEPLAN), Secretaria da Fazenda (SEFAZ), Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (SICM), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) realiza no dia 23 de outubro de 2012, das 08h às 17h30, no Catussaba Resort o Workshop: “EMPREENDEDORISMO NEGRO, DESENVOLVIMENTO E…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 22 outubro 2012 às 10:24 — Sem comentários

Percentual de negros com diploma salta de 4% para 20%





Um sucesso para ninguém botar defeito



De Elio Gaspari, Colunista da Folha de S. Paulo



A notícia pareceu uma simples estatística: entre 1997 e 2011, quintuplicou a percentagem de negros e pardos que cursam ou concluíram o curso superior, indo de 4% para 19,8%. Em números brutos, foram 12,8 milhões de…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 21 outubro 2012 às 13:30 — Sem comentários

Entrevista: jovem mostra realidade em morro carioca e vai parar em novela

Em visita a Salvador, Renê Silva participou de eventos que celebraram os sete anos do Instituto Mídia Étnica (IME)



Camila Queiroz

(camila.queiroz@redebahia.com.br)

Em 2010, agentes das polícias e das Forças Armadas ocuparam o Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro,…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 18 outubro 2012 às 17:45 — Sem comentários

Brasileiros casam-se mais com pessoas de mesma etnia e instrução, diz IBGE

Dados inéditos do Censo do IBGE de 2010 mostram que os brasileiros buscam seu "par perfeito" em seus próprios grupos étnicos e entre pessoas com o mesmo nível de instrução, o que revela a tendência do casamento "entre iguais". 53% dos casais homossexuais viviam no Sudeste Casais com filhos de outros relacionamentos já são um sexto do total Em 62,7% dos casais, os 2 cônjuges têm rendimento próprio O exemplo mais evidente desse movimento é que 75,2% dos homens e 73,7% das mulheres brancas…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 17 outubro 2012 às 14:09 — Sem comentários

Premio Jornalista Abdias Nascimento anuncia os finalistas

Após receber trabalhos enviados de todas as regiões do país, o Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento anuncia os finalistas desta segunda edição. Pelo regulamento, são três finalistas em cada uma das sete categorias. Porém, em razão de empate na avaliação da Comissão Julgadora, há quatro concorrentes nas categorias Mídia Impressa e Especial de Gênero, contabilizando um total 23 trabalhos na disputa final. Os vencedores serão conhecidos na festa de entrega dos troféus, para convidados, a… Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 17 outubro 2012 às 0:28 — Sem comentários

Representantes de mídias periféricas e tradicionais trocam experiências em debate promovido pelo Correio Nagô

Aos 11 anos, o jovem carioca Rene Silva decidiu fazer um jornal na escola em que estudava. “Eu queria mostrar os problemas sociais que a grande mídia não mostrava”, contou. Nascia assim o embrião de uma iniciativa que resultaria, seis anos depois, no twitter “Voz da Comunidade”, onde o estudante relatou a ocupação do Complexo do Alemão em 2010 e que serviu de fonte de informação para as mídias convencionais.

Foi justamente relações como esta que foram debatidas ontem no Seminário…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 16 outubro 2012 às 22:23 — Sem comentários

Dilma quer aprovar cotas para negros no serviço público

Parece que a presidente Dilma resolveu mesmo criar políticas para diminuir as desigualdades raciais no Brasil. Segundo matéria da Folha deste domingo, 14, serão criadas cotas nos concursos públicos federais para negros. A medida visa aumentar o  pequeno número de servidores negros em Brasília. A medida seria para cargos comissionados e concursados. O plano deve ser divulgado no próximo dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.  A ideia é que se crie um patamar de pelo menos 30%…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 14 outubro 2012 às 12:00 — 10 Comentários

BA: Seminário Mídia Comunitária e Tradicional: um diálogo possível?

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 13 outubro 2012 às 14:00 — Sem comentários

Arquivos mensais

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço