Blog de Instituto Mídia Étnica -- novembro 2012 Arquivo (39)

Absurdo! Em nove anos, 272.422 cidadãos negros foram assassinados no país, diz estudo

Em 2010, vítimas de homicídio no país são 132,3% mais negros que brancos. Entre jovens, morrem, proporcionalmente, duas vezes e meia mais jovens negros que brancos.

 

Redação Correio Nagô – Em nove anos morreram 272.422 cidadãos negros no país. O dado pertence ao Mapa da Violência 2012: a Cor dos Homicídios no Brasil, divulgado nesta quinta-feira (29) pela Secretaria de Políticas de Promoção da…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 30 novembro 2012 às 7:56 — 1 Comentário

Na Bahia, homicídio de negros cresceu cerca de 300%

Redação Correio Nagô - No ranking de homicídios de negros de 2002 a 2010, segundo o Mapa da Violência 2012 divulgado pela pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), a Bahia ocupa a primeira posição. O crescimento foi de cerca de 300% e a Bahia ficou a frente de estados como Pará (211%), Paraíba (209%), Rio Grande do Norte (194%), Alagoas (160%) e Maranhão (183%).…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 30 novembro 2012 às 7:30 — Sem comentários

“Nos EUA, a mídia étnica cresce mais que a tradicional”. Entrevista com Paulo Rogério Nunes no Observatório da Imprensa

No início de 2011, o baiano Paulo Rogério Nunes recebeu a notícia de que havia sido selecionado para uma bolsa de estudos do Programa Fulbright Hubert H. Humphrey destinado ao aperfeiçoamento, nos Estados Unidos, de profissionais em meio de carreira. Foi como um coroamento. Até os 20 anos de idade, Paulo sequer cogitava cursar uma universidade. O bairro Alto da Terezinha/Rio Sena, subúrbio de Salvador onde nasceu e cresceu, está encravado numa região com mais de 90% de afroascendentes e hoje…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 27 novembro 2012 às 10:00 — 5 Comentários

Especialista em Turismo Afro - Étnico é destaque em reportagem da CNN



O diretor da Americasconnect, empresa de turismo com base no Rio de Janeiro, João Carlos Desales, foi destaque em um especial da CNN sobre o patrimonio Africano do Rio de Janeiro.  João, acompanhou a repórter da CNN Shasta Darlington em uma tour percorrendo vários pontos culturais, sociais, religiosos e históricos da cultura Afro- Brasileira na Cidade Maravilhosa. O link para o programa " Herança Africana no Rio de Janeiro" está abaixo.…



Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 26 novembro 2012 às 21:46 — Sem comentários

Marcha das Vadias - Itabuna (BA)

No último dia 24/11 aconteceu na cidade de Itabuna, na Bahia, um ato  pelo fim da violência contra as mulheres. Confira texto divulgado pelas realizadoras, além de fotos da atividade.

***************

ISSO NÃO É SOBRE SEXO, É SOBRE VIOLÊNCIA!



PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: AJA, REAJA, COMPROMETA-SE!



Então, por que o nome Marcha das Vadias? O movimento se faz necessário na medida em que a sociedade precisa…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 25 novembro 2012 às 22:34 — 1 Comentário

Debate sobre preconceito racial esquenta o clima de programa da Rede Globo

Redação Correio Nagô - Um debate esquentou o clima da edição desta sexta-feira (23) do programa “Encontro com Fátima Bernades”, da Rede Globo. A atriz Suzana Vieira e o cantor Toni Garrido foram alguns dos convidados do programa.

O tema principal do debate era a posse do ministro Joaquim Barbosa. Quando o tema convergiu para o preconceito com pessoas que moram em bairros periféricos, Suzana disse que a empregada, a manicure e o caseiro dela são da Rocinha e que na…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 24 novembro 2012 às 7:00 — 10 Comentários

Cineasta brasileiro vê “censura branca” no país

Um cineasta procura patrocínio e editais que possam financiar o seu filme de terror. O elenco é negro e parte da história se refere à escravidão colonial. Resultado: recusas e mais recusas. Ele decide arriscar algumas alterações e mantém o mesmo roteiro com personagens brancos no sul do país. Resultado: vence o primeiro edital. Para o premiado diretor de cinema Joel Zito não há coincidência nessa história vivenciada por um colega. “Existe uma censura branca para filmes com temática racial e…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 23 novembro 2012 às 17:10 — Sem comentários

Comunicação não tem acompanhado avanços nas políticas raciais

De acordo com o jornalista e co-fundador do Instituto Mídia Étnica, André Santana, “o Brasil é referência internacional em políticas de promoção da igualdade, mas na comunicação é o oposto”. A afirmação do brasileiro reforça a impressão causada pela nossa televisão no cineasta americano Spike Lee, em sua visita ao país no início do ano. "Na primeira vez em que estive aqui, em 1987, fiquei chocado ao ver que na…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 23 novembro 2012 às 0:53 — Sem comentários

Revista dos EUA para negras investe em eventos para aumentar receita

Voltada a mulheres da classe AA, 'Essence' tem 1,05 milhão de assinantes. Nicho afro é disputado por mais de 100 publicações nos EUA

 …

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 22 novembro 2012 às 22:41 — Sem comentários

Apesar de ação afirmativa, só 2,6% dos novos diplomatas são negros

João Fellet

Da BBC Brasil em Brasília

Adotado há dez anos para tentar aumentar a diversidade étnica dos diplomatas brasileiros, o programa de ação afirmativa do Ministério de Relações Exteriores não conseguiu pôr fim ao desequilíbrio entre negros e brancos no órgão.

Dentre todos os 741 diplomatas que ingressaram na carreira desde 2002, quando a política começou a ser implantada, somente 19 (ou 2,6%) são negros que se beneficiaram das…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 22 novembro 2012 às 22:30 — 2 Comentários

Baixa representação negra no parlamento é retrato da estrutura racista do Brasil

Reforma Política é o caminho para a ampliação da diversidade racial na política

A cultura e o folclore são meus

Mas os livros foi você quem escreveu

Quem garante que palmares se entregou

Quem garante que Zumbi você matou

Perseguidos sem direitos nem escolas

Como podiam registrar as suas glórias

Nossa memória foi contada por vocês

E é julgada verdadeira como a própria lei

Por isso temos registrados em toda história

Uma…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 21 novembro 2012 às 8:39 — Sem comentários

Salvador: Quilombo Aruá celebra a consciência negra

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 20 novembro 2012 às 16:48 — Sem comentários

O negro como protagonista da aventura colonial brasileira

Editora Corrupio lança “Terror e aventura - Tráfico de africanos e cotidiano na Bahia”, com textos de Goli Guerreiro e Elizabeth Rodrigues e ilustrações de Athos Sampaio. Dia 21, na inauguração da LDM do Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, com pocket show da Simples Rap’ortagem

 

 

A Editora…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 20 novembro 2012 às 16:14 — Sem comentários

Comitê Internacional Pan–Africano realiza III Encontro Euro_Afro-Brasileiro

O evento, que acontecerá em Salvador e São Francisco do Conde, faz parte do Ciclo de Eventos Mundiais: Renascimento Pan-Africano 2013

 

O Comitê Internacional Pan-Africano chega hoje, 15, em Salvador para a realização da agenda de eventos durante o ano de 2012 dentro do projeto Ciclo de Eventos Mundiais: Renascimento Pan-Africano-2013”. A comitiva, que reuni representantes e instituições de países dos continentes africano, europeu e…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 16 novembro 2012 às 9:01 — Sem comentários

IV BAHIA AFRO FILM FESTIVAL 16 a 21 de novembro de 2012

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA AS OFICINAS DO IV BAHIA AFRO FILM FESTIVAL

 

 

Estão abertas as inscrições para as oficinas oferecidas durante o IV Bahia Afro Film Festival - BAFF, que acontece de 16 a 21 de novembro de 2012, em Salvador- Bahia.  São duas oficinas na área audiovisual para jovens, adultos e comunidade do Pelourinho, com a oferta de 120 vagas no total, 60 delas gratuitas para…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 16 novembro 2012 às 8:56 — Sem comentários

Semana da Consciência Negra de Cachoeira - BA

O Projeto Câmara Cultura da Câmara de Vereadores de Cachoeira  terá programação especial aberta ao público para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra. A programação será aberta na segunda-feira, dia 19, com o monólogo Alma de Negro, a partir das 19h, no Museu  da Câmara, onde funcionava a Cadeia Pública de Cachoeira. Na terça - feira, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, está prevista a performance Nego Fugido, no mês horário. 

 

As duas encenações fazem…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 16 novembro 2012 às 8:48 — 1 Comentário

Lançada programação oficial do Fórum Internacional 20 de Novembro

Já está disponível a programação oficial do Fórum 20 de Novembro, um dos mais importantes eventos do calendário acadêmico da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pela primeira vez em edição internacional, o fórum vai reunir convidados de várias nacionalidades para debater política, relações raciais, sexualidade, gênero e práticas afirmativas. O evento acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, no campus de Cruz das…
Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 14 novembro 2012 às 13:13 — Sem comentários

III Seminário Economia do Negro em Fortaleza

A Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), através da Coordenadoria da Igualdade Racial (Coopir) em parceria com Fórum da Economia do Negro promoverá nos dias 19 e 20 de novembro, o III Seminário Economia do Negro. O tema central do evento é “Identidade e Sustentabilidade no Desenvolvimento Econômico para a População Negra do Brasil”, que acontecerá no Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (IMPARH).

Ao todo,…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 14 novembro 2012 às 13:09 — Sem comentários

Seminário Internacional e filha de Martin Luther King marcam Dia da Consciência Negra na Faculdade Zumbi dos Palmares

 

            O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, será comemorado na Faculdade Zumbi dos Palmares com a realização do “I Seminário Internacional do Observatório da População Negra e Universidades historicamente Negras norte-americanas”, com o desenvolvimento do tema: ´Contrastes e confrontos: Brasil e EUA na perspectiva da (dês) igualdade racial´. O evento terá participação especial da Dra Bernice King, filha do líder negro Martin Luther…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 14 novembro 2012 às 13:06 — 1 Comentário

Arquivos mensais

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço