Blog de Instituto Mídia Étnica -- dezembro 2012 Arquivo (18)

Primeiro Ensaio do Muzenza, em 2013, terá Ninha e banda Lundu, nesta quarta, 02 de janeiro, no Pelô

O ano novo começará animado no Pelourinho. Se depender do Muzenza, o Centro Histórico de Salvador terá um ano de muita música e festa. O primeiro ensaio do bloco afro no verão 2013 será nesta quarta-feira, 02 de janeiro, a partir das 20h, no Largo Tereza Batista e terá como convidados a banda Lundu, formada por artistas de longa experiência nos blocos afro e o cantor…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 31 dezembro 2012 às 19:02 — Sem comentários

Boletim Especial Correio Nagô - UNFPA nº01

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 26 dezembro 2012 às 20:53 — Sem comentários

Salvador: Juliana Ribeiro e Cortejo Afro participam do Ensaio do Muzenza, nesta quarta, 26, no Pelô

Foto Divulgação

O Muzenza, um dos mais tradicionais blocos afro da Bahia, dá continuidade aos seus ensaios de verão, animando a Praça Tereza Batista, no Pelourinho, todas as quartas-feiras. A próxima edição será dia 26 de dezembro, a partir das 20h, e terá como convidada a cantora Juliana Ribeiro, além do bloco afro “Elegantemente…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 24 dezembro 2012 às 10:25 — 1 Comentário

Carlos Moore desconstrói senso comum sobre o racismo

carlos moore Carlos Moore, um dos mais importantes intelectuais negros da atualidade, veio à Curitiba no último dia 11 de dezembro para relançar o livro Racismo e Sociedade - Novas Bases Epistemológicas para entender o racismo, da editora Nandyala. Cubano radicado na Bahia, é doutor em Ciências Humanas e em Etnologia pela Universidade de Paris e chefe…
Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 24 dezembro 2012 às 9:37 — 8 Comentários

Salvador: Ensaio do Muzenza terá Ilê Aiyê e É o Tchan, nesta quarta, 19, no Pelô

  Foto: Ronaldo Silva

O verão se aproxima e com ele o início dos ensaios dos blocos do carnaval baiano. Às quartas-feiras, os amantes do reggae e da batida percussiva do samba-reggae se encontram no Pelourinho, nos ensaios do Muzenza, um dos mais…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 18 dezembro 2012 às 0:22 — Sem comentários

Lançamento da plataforma colaborativa do documentário "freenet?" + 10 anos de Creative Commons



Na noite de sábado, dia 15 de dezembro, como parte da programação do Global Congress on IP and Public Interest, maior evento internacional de propriedade intelectual de todo o mundo, pesquisadores, acadêmicos e artistas de audio-visual estarão reunidos para a festa de lançamento da plataforma do documentário colaborativo "freenet?".

freenet? é uma iniciativa conjunta de quatro organizações da sociedade civil brasileira: Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas -…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 17 dezembro 2012 às 7:45 — Sem comentários

Cantora negra vence reality musical da TV Globo

Redação Correio Nagô - A cantora negra Ellen Oléria, 29, foi a grande vencedora da primeira edição do reality musical “The Voice Brasil”. A final foi disputada neste domingo (16). Ao vencer, Ellen levou R$ 500 mil, além de um contrato com a gravadora Universal, um carro e vai se apresentar no réveillon de Copacabana com Claudia Leitte. Ellen foi a venceu o programa com 39% dos votos do público.

Para finalizar a disputa, os técnicos tiveram que selecionar um dos…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 17 dezembro 2012 às 7:30 — 7 Comentários

Salvador sedia IV Marcha Nordestina pela Cultura da Paz e Não-Violência.

Redação Correio Nagô – Cerca de cinco mil pessoas são esperadas para a IV marcha Nordestina pela Cultura da Paz e Não-Violência que será realizada nesta sexta-feira (14), em Salvador.  A concentração será na Praça do Campo Grande às 15h. De lá, os participantes caminharão até a Praça Castro Alves, onde a manifestação será finalizada.

Em entrevista ao Portal Correio Nagô, o idealizador da macha e coordenador do Instituto Mão Amiga de Ação Social e…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 13 dezembro 2012 às 19:48 — Sem comentários

Morre o jornalista Hamilton Vieira, defensor dos temas negros na imprensa baiana

Redação, Correio Nagô - Faleceu na manhã desta quinta-feira, 13 de dezembro, o jornalista Hamilton de Jesus Vieira, 57 anos, um dos primeiros repórteres a pautar a questão racial na imprensa baiana contemporânea. Com competência e coragem, Hamilton Vieira deu visibilidade ao povo negro no jornalismo, por meio de seu trabalho. Foi o pioneiro a escrever matérias sobre a força da cultura afro-brasileira na Bahia, como os ensaios dos blocos afro, a Terça da Benção, os…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 13 dezembro 2012 às 12:30 — 16 Comentários

Ator Luís Salém teria discriminado jovem negro

Redação Correio Nagô* - Um homem diz ter sido vítima de discriminação racial por parte do ator global Luís Salém, segundo reportagem publicada pelo site do jornal Extra. A notícia teria sido antecipada pelo colunista Ancelmo Gois, do Globo.

Ainda de acordo com a reportagem, a vítima teria procurado o Instituto de Advocacia Racial e, através de email, teria relatado que no último domingo estava conversando com um grupo de amigos e que eram cerca de 10 pessoas, todas…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 13 dezembro 2012 às 8:16 — 12 Comentários

Vídeo sobre cotas feito por estudantes de Salvador provoca polêmica

123

Redação Correio Nagô* – Um vídeo, feito por estudantes e intitulado “Cotas – essa conversa não é sobre você” tem causado polêmica nos últimos dias nas redes sociais. Nos 5 minutos e 17 segundos do vídeo, publicado no mês de novembro no YouTube pelo usuário ”jrborges13”, a jovem Juliette Nascimento apresenta um discurso direcionado aos estudantes brancos de classe média.



Neste sábado (8), o vídeo, feito por integrantes da Rede Nacional de…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 10 dezembro 2012 às 8:00 — 22 Comentários

BA: Mulheres religiosas se reúnem pelo fim da violência

Nesta sexta-feira, dia 07, mulheres das mais variadas religiões de matrizes africanas se reúnem na Casa do Benin, ás 8h, para a realização do seminário  Obirim Orijá, que tem o objetivo de criar estratégias eficientes no combate à violência doméstica. O evento faz parte dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência e segue até o dia 21. Nesse período, ocorrerão rodas de conversas, oficinas, palestras e um show de encerramento na Praça Tereza…
Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 7 dezembro 2012 às 10:45 — Sem comentários

Outorga do título Cidadão Soteropolitano a Wilson Mattos – Salvador

O professor Wilson Mattos, diretor do Centro de Estudos dos Povos Afro-Índios-Americanos (Cepaia) da UNEB e assessor especial da Reitoria, vai receber o título de Cidadão Soteropolitano, outorgado pela Câmara Municipal de Salvador. A honraria foi proposta pela vereadora Marta Rodrigues.

Dia 10 de dezembro, às…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 7 dezembro 2012 às 9:54 — Sem comentários

Se fosse candidato, Joaquim Barbosa poderia ter 50% dos votos

Redação Correio Nagô – O atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa parece estar com a popularidade em alta. Pelo menos é o que garante o resultado de uma recente sondagem do Instituto de Pesquisas Ipespe publicado pelo jornal Folha de São Paulo, segundo matéria publicada na Exame.com. Barbosa, de acordo com a sondagem, poderia até cogitar a possibilidade de ser Presidente da República.…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 7 dezembro 2012 às 0:30 — 9 Comentários

Jovem baiano, criador do Mídia Periférica, ganha prêmio de empreendedorismo

Redação Correio Nagô* - Aos 22 anos, o jovem baiano Enderson Araújo de Jesus Santos, um dos criadores do blog Mídia Periférica, foi um dos 10 jovens empreendedores sociais selecionados para a edição 2012 do Prêmio Laureate Brasil.

Na última sexta-feira (30), em São Paulo, Enderson recebeu o troféu do prêmio que tem por objetivo “reconhecer jovens empreendedores sociais que promovam mudanças significativas nas…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 5 dezembro 2012 às 22:30 — 6 Comentários

Criador da maior "Fan Page" negra do Facebook conta trajetória e como conseguiu seis milhões de fãs

face

Redação Correio Nagô* - A atriz Kimberly Elise, que já contracenou em filmes como “Mãos Talentosas - A História de Benjamin Carson” e “O grande desafio”, se aproximou e disparou: “Eu preciso ter uma camisa dessas”. O criador da maior Fan Page negra na rede social Facebook, Kumi Rauf, respondeu: “custa U$ 15”. Ela retrucou: “Ah! Mas eu quero de graça”. Rauf chegou a pensar “como é que essa mulher milionária quer de graça?”, mas logo em…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 4 dezembro 2012 às 8:00 — Sem comentários

Criador da maior página negra no Facebook, com 6 milhões de fãs, faz palestra em Salvador

 

O criador da maior Fan Page negra na rede social Facebook, Kumi Rauf, faz palestra na próxima  segunda, dia 03/12, na Bibiloteca Pública da Bahia, em Salvador. Kumi, que está na capital baiana desde a última terça, vai compartilhar sua experiência de como conseguiu mais de 6 milhões de fãs em sua página denominada “ I Love Being Black”,  que na tradução em português seria algo como “Eu amo ser negro”. A…

Continuar

Adicionado por Instituto Mídia Étnica em 1 dezembro 2012 às 13:00 — 1 Comentário

Arquivos mensais

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço