Blog de Juliana Dias (50)

Identidades etnográficas compõem registros do fotógrafo Tacun Lecy, que lança site próprio amanhã em Salvador

Lançamento contará com mostra fotográfica e distribuição de fotografias e livros sobre candomblé nagô e comunidades quilombolas

“Nossa memória só é feita de fotografias”, W.E.B. Du Bois.A célebre frase do sociólogo norte-americano simplifica a essência do trabalho do premiado fotógrafo Tacun Lecy, que no…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 2 agosto 2013 às 17:30 — Sem comentários

"No teatro ou na TV, estou sempre ativando a minha ancestralidade africana". Entrevista com o ator Jhe Oliveira, da novela Gabriela por Juliana Dias

Por Juliana Dias*

Ele pode exercer diversas outras profissões, mas nunca deixará de ser ator; pode ter no cadastro da Rede Globo 19 homônimos, mas nunca deixará de ser Jefferson Oliveira, cria de Ilhéus, filho da baiana de acarajé mais famosa da cidade, Dona Dora e do pescador João da Preguiça. Jhe Oliveira, como hoje é reconhecido nacionalmente, há quatro meses dá vida e sensibilidade ao personagem Negro Fagundes no remake da…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 22 outubro 2012 às 0:30 — 2 Comentários

Artigo de Fabiana Mascarenhas: Respeitem meus cabelos crespos

Artigo originalmente publicado na editoria de Opinião do jornal A Tarde, Salvador-Bahia, no dia 14/06/2012

Fabiana Mascarenhas*

Quando criança tinha vergonha do meu cabelo. Sonhava em ter o penteado igual ao das amiguinhas de sala, sempre liso e brilhante. A televisão, a mídia, a indústria de brinquedos, a própria sociedade, tudo me levava a achar que era feia por ter cabelo crespo. Não à toa, fui uma das inúmeras crianças que teve…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 14 junho 2012 às 15:27 — 11 Comentários

Lançamento do livro Insubmissas Lágrimas de Mulheres de Conceição Evaristo

A escritora mineira Conceição Evaristo lança o livro Insubmissas Lágrimas de Mulheres, da editora Nandyala, no próximo dia 1º de março, no auditório Milton Santos do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO-UFBA), às 18h. A antologia, composta por 13 contos, têm como protagonistas das histórias as mulheres negras. Dentro da cena, vozes-mulheres explicitam suas dores, anseios, temores, mas antes de tudo revelam a imensa capacidade de se retirarem do lugar de sofrimento e inventarem…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 26 fevereiro 2012 às 19:59 — Sem comentários

Terreiros convidam para a “II Caminhada do Recôncavo – O Povo de Santo pela liberdade religiosa”, no próximo domingo (27), na cidade de Cachoeira (Bahia)

 

 

A série de ataques sofridos pelo Terreiro Zogbodo Malê Bogum Seja Unde (Roça do Ventura), localizado em Cachoeira, e a busca pela efetivação do tombamento deste terreiro – um dos mais antigos do país – pelo IPHAN como patrimônio cultural do Brasil são os principais motivos para a realização da “II Caminhada do Recôncavo – O Povo de Santo pela…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 24 novembro 2011 às 21:30 — Sem comentários

Convite: Espaço de Diálogo da Juventude Negra Brasileira, no dia 16/11, em Salvador

CONVITE À PARTICIPAÇÃO

Ano Internacional dos Afrodescendentes

Dia 16 de Novembro

Salvador, Bahia



No marco das atividades comemorativas da declaração pela Organização das Nações Unidas do Ano Internacional dos Afrodescendentes, será realizado na cidade de Salvador, Bahia, o “afroXXI: Encontro Iberoamericano do Ano Internacional dos Afrodescendentes”, entre os dia 16 e 19 de novembro de 2011.



Este evento, uma iniciativa da…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 5 novembro 2011 às 16:27 — 4 Comentários

Ator Jorge Washington será homenageado com Medalha Zumbi dos Palmares

Sessão solene, recomendada pelo vereador Moisés Rocha (PT), ocorrerá no dia 03, às 19h, no plenário da Câmara Municipal.





Conhecido na capital baiana pelo carisma, militância negra e atuação no Bando de Teatro Olodum, o ator Jorge Washington será agraciado no próximo dia 03 (quinta), com a Medalha Zumbi dos Palmares, honraria concedida pela…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 27 outubro 2011 às 22:00 — 13 Comentários

Mídia Periférica lança amanhã TV Web voltada para divulgação da cultura da periferia

Hoje, o Instituto Mídia Étnica, carinhosamente chamado de IME, completa seis anos de luta pela democratização da comunicação, enfrentamento ao racismo nas mídias e empoderamento da juventude negra nas ferramentas de comunicação. Um dos resultados práticos deste trabalho será lançado amanhã: a TV Web do Mídia Periférica.

 

Fruto de uma oficina do IME realizada no ano passado no bairro de Sussuarana em parceria com o UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), o Mídia…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 21 outubro 2011 às 15:56 — Sem comentários

CEAO lança site que reúne textos em jornais do século XX





Já está no ar a mais nova produção do Centro de Estudos Afro-Orientais. Trata-se do site "O negro na imprensa baiana do século XX”. Nele estão catalogadas mais de 1.400 matérias de 13 jornais da primeira década do século passado (Jornal de Notícias, Correio de Notícias, A Bahia, A Coisa, Diário de Notícias, A Ordem, Foia dos Roceros, O Estímulo, Correio do Brasil, Gazeta do Povo, Correio da Tarde, Correio de Alagoinhas e O Serrinhense). As notícias expressam aspectos da vida…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 19 setembro 2011 às 10:06 — 3 Comentários

Nairobi Aguiar – De vitima a réu

(Encaminhando)





Desdobramentos nefastos do caso de agressão a estudante Nairobi Aguiar na Unijorge

Através desta nota informamos sobre o desdobramento do caso de agressão sofrida pela nossa irmã Nairobi Aguiar nos corredores do Centro Universitário Jorge Amado e, ao mesmo tempo, conclamamos as demais irmãs e irmãos para que se coloquem diante do que está posto, não apenas para a referida irmã, mas para todas as mulheres negras desta cidade que não se silenciam diante de…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 12 setembro 2011 às 10:30 — 11 Comentários

Amanhã (28) acontece o lançamento do Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil 2009-2010

 

 

 

 

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE, a HEIFER Internacional e a Fundação AVINA estarão promovendo amanhã (28), o lançamento do Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil – 2009-2010. O evento será às 17h30, na sede do Cese (Rua da Graça, 164 – Graça, Salvador- Bahia). Entre os convidados estarão, representantes de…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 27 julho 2011 às 20:07 — 1 Comentário

Artigo de Mãe Stella: Ojó Ibaré – Dia da Amizade

 

Vinte de julho – Dia Internacional da Amizade. Substantivo tão cantado e contado, mas dificilmente encontrado. Milton Nascimento canta: “Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito”. Roberto Carlos diz que quer ter um milhão de amigos, para que mais forte possa cantar.

 

Impossível falar da amizade sem o substantivo correlato – amigo. Roberto Carlos pede um milhão, mas se conseguirmos apenas um já é bom demais, principalmente se este substantivo vier…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 20 julho 2011 às 21:30 — 13 Comentários

Pré-lançamento do livro "Do luto à luta", nesta quarta (22), no Sarau Bem Black

 







Nesta quarta feira (22), a partir das 19h30, o Sarau Bem Black em parceria com a Campanha Reaja convida @s parceir@s para o pré-lançamento do livro "Do Luto à Luta - uma fala do Movimento Mães de Maio de São Paulo", uma articulação de familiares dos jovens que foram assassinados pela policia em suposta represália ao Primeiro Comando da…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 19 junho 2011 às 14:00 — Sem comentários

Artigo de Mãe Stella de Oxóssi: 25 de maio: bênção, Mamãe África

 

Maria Stella de Azevedo Santos*

Iyalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá

opo@gmail.com



Ainda de pouco conhecimento da sociedade é o fato de hoje, 25 de maio, se comemorar o Dia da África. Data escolhida porque em 1963 a Organização de Unidade Africana, hoje com o nome de União Africana, foi fundada com o objetivo de ser, internacionalmente, a voz…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 25 maio 2011 às 20:31 — 9 Comentários

Parlamentares negros e sociedade civil debatem estratégias para a reforma política

Na noite de ontem (11), no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, parlamentares negros estiveram reunidos com lideranças de diversas organizações e entidades dos movimentos sociais, de blocos afros, juventude, mulheres no seminário “Reforma Política: onde entra a população negra?” com o intuito de debater as propostas e estratégias sobre o debate que se instalou na Câmara dos Deputados e Senado Federal. Entre os presentes estava a vereadora Marta Galvão. Participaram do seminário o…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 12 maio 2011 às 18:30 — 3 Comentários

Ministra Luiza Bairros fala sobre ações da SEPPIR em reunião com movimento negro baiano

 

 

Na noite de ontem (04), a ministra da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, encontrou-se com representantes dos movimentos sociais do Estado da Bahia, para tratar das demandas desse segmento e discutir a política de atuação do órgão. O encontro teve a presença, também, da senadora Lídice da Mata e da secretária…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 5 abril 2011 às 2:00 — 13 Comentários

Estudante da Escola de Teatro da UFBa é agredido por professor

Na noite da última quarta-feira (16), na Escola de Teatro da UFBa, no Canela, o jovem Eduardo Nunes, 27, foi agredido verbalmente e fisicamente pelo professor alemão (aposentado) Edward Hackler. Segundo o estudante do módulo VII-Licenciatura e coordenador geral do Diretório Acadêmico da Escola (DA), o caso aconteceu durante a realização da calourada que estava sendo preparada pelos alunos vetereanos, em acordo com a direção da unidade.

 

“Além disso, os professores entraram em…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 17 março 2011 às 23:30 — 18 Comentários

Artigo: Vão-se os anéis, ficam os dedos! Parte 2

Segurança Pública na Bahia - Discursos e contra-discursos – pedaço de uma realidade nacional.

 

 



Enquanto a política executiva é reordenada nos bastidores dos estados e no governo federal, a política de desenvolvimento consolidada como “PAC” tem exigido para segurança pública uma demanda de controle social condizente ao status de um ”país emergente”. Então, o Brasil, através de…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 28 janeiro 2011 às 22:44 — 2 Comentários

Artigo: Vão-se os anéis, ficam os dedos! Parte 1

A continuidade do genocídio negro através da Política Criminal de Segurança Publica na Bahia

 

Por Lio Nzumbi - graduado em Sociologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduando em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL).…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 28 janeiro 2011 às 22:30 — 18 Comentários

TVE Bahia: novo programa abre espaço para diálogo interreligioso

Liberdade Religiosa estreou no último domingo (19) e promoveu encontro entre autoridades religiosas

 



No dia 19/12, às 9 horas, estreou na TVE Bahia o programa semanal Liberdade Religiosa. A nova atração tem por objetivo promover o encontro entre autoridades religiosas para discutir a importância e função da religião, a responsabilidade civil dos religiosos, a solidariedade humana, o…

Continuar

Adicionado por Juliana Dias em 22 dezembro 2010 às 10:47 — Sem comentários

Arquivos mensais

2013

2012

2011

2010

2009

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço