Blog de Edson Cadette (50)

África: Violência no Mali.

Homens encapuzados e armados sequestraram e bateram em jornalistas. Soldados que se opõem a junta militar têm sido torturados ou forçosamente desaparecem. Este é um dos aspectos triste de uma região na Africa conhecida mundialmente pelo conhecimento daqueles que puderam frequentar famosa universidade de Timbukutu em Mali.

     Muito alarde tem sido feito a respeito do "mini estado" extremista recem criado ao norte de Mali, forçando a evacuaçao de milhares de africanos de suas…

Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 30 julho 2012 às 11:30 — Sem comentários

Continente Africano: Costa do Marfim.

     Mantendo a tradicao e os costumes dos homens de ferro no continente africano(deve ser o calor forte no continente), o senhor Laurente Gbagbo nao quis deixar a presidencia da Costa do Marfim apos perder a eleicao ocorrida no final de 2010. Durante os disturbios ocorridos depois da apuracao dos votos onde seu opositor, o senhor Alassane Ouattara foi considerado o ganhador das eleicoes presidenciais. Por causa desta disputa, a Costa do Marfin quase entrou numa sangrenta guerra civil. Para…

Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 10 abril 2012 às 1:30 — Sem comentários

África: Crepusculo para um ditador.

     As cortinas do horroso espetaculo que tem sido perpetrado por mais de 30 anos pelo ditador zimbabuano Roberto Mugabe certamente estao com seus dias contados. O senhor Mugabe esta com 87 anos de idade. Ha 3 decadas ele governa o Zimbabue com maos de ferro. Seus aliados estao com medo de que quando a velha raposa fechar seus olhos, o pais entrara em colapso. Paises vizinhos que ajudaram a apaziguar, e convenceram o senhor Mugabe a compartilhar(relutantemente) o poder com o candidato da…

Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 22 fevereiro 2012 às 2:00 — Sem comentários

Africa: Radicais Islamistas

     Recentemente num ataque religioso, mais de 100 nigerianos foram mortos na segunda maior cidade do pais, Kano, com uma populacao rapidamente aproximando 10 milhoes de habitantes. Segundo informacoes de agencias de noticias internacionais, este ataque ao que parece foi o mais letal praticado por um grupo radical islamista. Todos os ataques concentram-se em predios governamentais representando o aparato militar e policial do estado, disse um porta voz do governo local.

     A seita…

Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 30 janeiro 2012 às 1:30 — 1 Comentário

África: velhas feridas entre dois novos países

     O Sudao do Sul nasceu ha mais ou menos 6 meses sob muita festa, e tambem muita fanfarra. E verdade que a divisao desta imensa regiao nao ira melhorar muito a vida dos milhoes de destitutos nos dois novos paises. Recentemente, uma enraizada disputa etnica que estava supressa em nome do nascimento do Sudao do Sul veio a tona, com isto matando centenas de africanos.

     Nem mesmo o novo governo do sul e apoiado pelo EUA, e a ONU, esta conseguindo frear o que muitos consideram um…

Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 16 janeiro 2012 às 2:24 — Sem comentários

Celebrando o 10 de Junho nos EUA

     O governo dos EUA aboliu a escravidao no pais atraves de uma ordem executiva proclamada atraves do presidente Abraham Lincoln em 1863 durante o curso da guerra civil norte americana(1861-1865). Porem, os estados escravocatas do Sul que dependiam totalmente desta mao de obra, e entraram na guerra contra os estados do Norte exatamente para manterem o sistema vigente, nao estavam assim tao animados em espahar aos quatro ventos esta noticia.…

Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 18 setembro 2011 às 14:50 — Sem comentários

África: escassez na Somália

     A Somália juntamente com o Quênia, a Etiópia, a Eritreia, e tambem o Dijibouti, fazem parte do que é conhecido mundialmente como o chifre da Africa. A última vez que a região enfrentou um sério problema de nutrição foi há quase 20 anos.

     Recentemente o periodico "The New York Times" publicou um longo e elucidativo artigo descrevendo a situação calamitosa que se encontra a Somália por causa do grupo islamista Shabab. O grupo tem fortes ligações com a rede terrorista Al Qaeda.…

Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 15 agosto 2011 às 18:00 — Sem comentários

África: Homossexualidade em Uganda II

     O senhor David Kato assumiu seu homossexualismo na década de 90. Porém, sua preferencia sexual foi revelada não em seu país de origem, mas sim na África do Sul. O motivo desta atitude é como Uganda, o seu país, ver o homossexualismo em geral. Como um franco defensor dos direitos dos homossexuais na nação onde a homofobia é tão severa que há um projeto de lei sendo discutido no parlamento para matar os homossexuais, o senhor Kato vivia sob uma constante ameaca de…

Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 22 maio 2011 às 19:00 — Sem comentários

Morte de um sapateiro em Louisiana, sul dos EUA.

     A morte do senhor Frank Morris ocorrida em 1964 na cidade de Ferriday em Louisiana, sul dos EUA, dentro de sua sapataria e armarinho depois que ela foi incendiada, está na lista dos casos dos direitos civis dos afro-americanos ainda não resolvidos pelo FBI.

     Este caso veio a publico recentemente por causa de uma longa reportagem publicada no semanário Concordia Sentinel assinada pelo editor Stanley Nelson.…

Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 19 abril 2011 às 1:00 — Sem comentários

África: um ditador a menos no continente

     A Republica da Africa Central ganhou sua  independencia da Franca em 1960. Contudo, durante este quinquenio, o pais sofreu pelo menos 5 golpes de estado, e um sem numero de motins militares. Apesar do pais ser altamente rico em minerais como o  uranio, ouro, diamente, e a madeira, sua instabiliddae politica e um grande entrave para o seu desenvolvimento.

     Recentemente falaceu o ulitmo ditador vivo do pais, o senhor Ange-Felix Patasse. Ele ficou a frente da Republica Da Africa…

Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 10 abril 2011 às 12:00 — Sem comentários

Ditatura no continente africano

     Como um bom ditador africano, e não fugindo, é claro, às regras do livro de "boas" contudas da ditadura, o atual presidente da Costa do Marfim, o senhor Laurent Gbagbo, não aceitou sua derrota nas eleições que ocorreram em novembro de 2010 no país. Segundo monitores internacionais, a vitória coube ao seu rival, o candidato Allassane Quattara. Porém, desde de então, o país está praticamente paralisado. O senhor Gbagbo se recusa a deixar o poder e por causa disto…

Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 27 março 2011 às 15:30 — 1 Comentário

Zimbábue: fantasma do passado não muito distante

     A estreita entrada da Galeria Nacional em Bulawayo no Zimbabue, mais se parece com uma cena de crime com aquelas fitas escritas "cena do crime, proibido ultrapassar", do que com a porta de entrada de um instituto cultural. O trabalho de arte foi banido, e o artista acusado em insultar o presidente Robert Mugabe. As fotos nas janelas que mostravam as atrocidades cometidas no comeco da ditadura de mais de 30 anos do senhor Mugabe estao cobertas com paginas…

Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 27 janeiro 2011 às 18:00 — Sem comentários

Diva

Em 1983, a belissima Vanessa Williams foi a primeira mulher afro-americana a ser coroada Miss Estados Unidos, ou como dizem por aqui Miss America. Porem, mero 10 meses depois deste fato historico, a senhora Willimas foi destronada por causa de suas fotos nua publicada na revista masculina PENTHOUSE. Por causa disto, sua carreira artistica foi quase arruinda. Vinte sete anos depois deste fato, Vanessa Williams que este mes esta agraciando a capa da famosa revista EBONY, diz agora que se sente… Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 21 novembro 2010 às 4:30 — Sem comentários

George Cain: 1941 - 2010

Alguns escritores escrevem um so livro. E o que poderiamos chamar de "One Hit Wonder", um termo norte americano usado para descrever os cantores de apenas um unico sucesso musical. Esta foi a sina do senhor George Cain. Ele escreveu em 1970 o aclamado "Blueschild Baby". O livro escrito numa giria malandra e autobiografica, descrevendo a loucura atraves do vicio da droga, a auto rejeicao, e por fim a redencao. Neste processo o autor finalmente aceita sua identidade como um homem negro vivendo… Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 4 novembro 2010 às 23:00 — Sem comentários

Prisoes africanas, ou poroes de navios negreiros?

Um relatorio apresentado no comeco do ano por um grupo de direitos humanos(Human Rights Watch) e dois grupos de direitos humanos na Africa, mostraram as indignidades as quais sao submetidos os prisioneiros na Zambia. Geralmente os prisioneiros ficam despidos numa cela solitaria com agua misturada as proprias fezes na altura da canela. Os prisioneiros rotineiramente vivem em prisoes superlotadas, onde nao ha o menor espaco para dormir. Ha um revezamento a noite entre eles.

Estas prisoes sao… Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 27 outubro 2010 às 2:00 — Sem comentários

Uma Nacao Em Ruinas.

Em 1993, no comeco da administracao do presidente Clinton, tropas militares norte-americana foram enviadas a Somalia para tentar colocar ordem no caos reinante. Na epoca, os norte-americanos foram humilhados na luta do famoso helicoptero "Black Hawk Down". Os rebeldes estavam sob a lideranca do senhor Mohamed Farah Aideed, que alias, morreria alguns anos depois em circunstancias nao muito claras.

A Somalia tem sobrevivido sem qualquer forma de governo ha quase 20 anos, um recorde nos… Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 19 outubro 2010 às 1:30 — Sem comentários

Buddy Collette: 1921-2010

O musico Buddy Collette nasceu com musica em suas veias. Seu pai, Willie Collette, era um pianista, e sua mae, Goldie Marie Collette, era cantora. Ainda pequeno, ele foi levado por seus pais a um concerto do grande "jazzman" Louis Armstrong. A impressao causada pelo musico foi tao grande que o senhor Collette, que ate entao estudava piano, trocou imediatamente suas licoes classicas para o aprendizado de saxofone.

Diferentemente de muitos musicos de jazz que buscavam em Nova York… Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 11 outubro 2010 às 16:30 — Sem comentários

Atrocidade no Continente Africano

Quatro soldados armados ate os dentes invadiram o barraco da senhora Anna Mburano, bateram nos rostos de suas criancas, e ainda por cima, a violentaram. Pouco importou a estes asselvajados que a senhora Mburano e uma octagenaria, e que as forcas pacificadora da ONU para manter a paz no Congo estavam a poucos metros de seu barraco. Assim que terminaram com ela, os soldados foram de casa em casa violentando mais de 200 mulheres. Apesar de mais de 10 anos de experiencia na Africa, e bilhoes de… Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 5 outubro 2010 às 1:00 — 1 Comentário

E o meio ambiente.

A populacao dos EUA gira em torno dos 300 milhoes de habitantes. Um recente e studo feito pelo Centro de Doenca, Controle e Prevencao afirmou que 72.5 milhoes de adultos se consideram obesos. Isto apesar dos Estados taxarem refrigerantes, promoverem uma melhor postura dos produtores agriculas, merendas mais saudaveis nas escolas publicas, e obrigar os restaurantes de "fast-food" informarem sobre a porcentagem de calorias nas suas refeicoes.

Este e um problema serissimo e custa ao pais… Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 22 agosto 2010 às 15:00 — Sem comentários

Quenia: Uma nova Constituicao

Com uma aprovacao de mais de 60 por cento dos eleitores, o Quenia ratificou na semana passada uma nova Constituicao. Por causa disto, os politicos locais veem agora um futuro no horizonte bem menos violento. Sem duvida alguma, a nova carta magna adotada sem banho de sangue comum em varios paises africanos quando ha mudanca de poder, e para ser celebrada como um marco historico. Isto mostra que a transicao de poder pode sim ser feita pacificamente no Continente Africano. Mostrou tambem que o…

Continuar

Adicionado por Edson Cadette em 8 agosto 2010 às 14:30 — Sem comentários

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço