Blog de Luciane Reis (159)

Agradecer e abraçar: A força encontrada no colo de orixá

Há poucos dias um companheiro de trabalho disse que candomblé é “Fuleragem”, termo usado na gíria cearense para algo ruim ou que não vale a pena. Mesmo triste, entendo o que faz ele ter essa visão. Estamos sempre publicizando as posturas ruins e não as coisas boas que encontramos nesta religião. É difícil defender o candomblé com tanta coisa ruim circulando ou sendo exposta. Precisamos falar de forma sacralizada da nossa…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 12 dezembro 2016 às 15:30 — Sem comentários

O potencial econômico e inclusivo das periferias

Não dá para pensar crescimento econômico sem falar da redução da pobreza, ou do volume de pobres na sociedade sem as periferias. Para que o desenvolvimento social e econômico dê certo, é necessário investir e ver como segmentos que tem dificuldade de acesso…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 16 novembro 2016 às 7:40 — Sem comentários

A periferia que a esquerda não viu!

Alguém já parou pra pensar que a esquerda pode está perdendo seu espaço não por ter deixado de representar a sociedade, e sim por não ter acompanhado os novos olhares periféricos e suas demandas? Temos uma classe de ‘batalhadores’ que como diz o sociólogo Jessé…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 4 novembro 2016 às 15:30 — Sem comentários

Em tempos difíceis, cuidar do outro é um ato de sobrevivência

Quando falamos de generosidade, logo vem a cabeça doação material. Em um mundo cada dia mais individualista, pensar em SER humano é um risco. Conceituamos humanidade como características específicas à natureza humana. Mas em uma sociedade cada dia mais violenta e…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 7 outubro 2016 às 17:28 — Sem comentários

Mas o que significa dar e ter poder ?

Por Luciane Reis

Todo ano eleitoral é isso. Reunião dos movimentos sociais com os candidatos negros que mesmo com seus nomes nas legendas, poucas são as possibilidades de sucesso eleitoral. Afinal esses entram sem nenhum apoio do partido (falo dos que tem compromisso com a pauta…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 28 setembro 2016 às 5:00 — Sem comentários

Vida longa a nossa casa. Vida Longa ao INSTITUTO CULTURAL STEVE BIKO, espaço de construção coletiva que faz palha com barro virar concreto.

Luciane Reis

24 anos de ousadia. 24 anos de resistência. 24 anos de construção de empoderamento com responsabilidade matricial. Falar do Instituto Cultural Steve Biko, é falar do que me alimenta, me move e sustenta. Falar da Biko, é falar da pedra fundamental de construção da diferença na vida dos jovens negros baianos, de forma…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 1 agosto 2016 às 11:53 — 1 Comentário

Empreendedora inspiração, Oprah Gail Winfrey

A comunicadora Oprah é o que podemos considerar a mentora dos sonhos de qualquer empreendedor. O seu tino empresarial, a tornou  empreendedora  referência no mundo da comunicação, por não medir esforços para se destacar nos negócios. Ela fundou a própria rede, a OWN (The Oprah Winfrey Network),  a Harpo Productions e Oprah Winfrey Leadership Academy for Girls.

 Sendo a  apresentadora de  TV com maior audiência dos Estados Unidos, nossa inspiração é   protagonista de …

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 22 junho 2016 às 8:48 — Sem comentários

A importância da mentoria para negócios e sonhos

Falar de negócios étnicos é falar de construção de igualdade como algo cotidiano. Para determinados segmentos, encontrar produtos e serviços que entenda e retrate seus valores sempre foi um problema. Lendo sobre empreendedorismo e acompanhando páginas  que tratam do  assunto, é…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 21 junho 2016 às 22:00 — 1 Comentário

Mulheres negras empreendedoras e o discurso de Viola Davis

O discurso de Viola Davis, no prêmio Emmy trouxe reflexões que estão para além da premiação. Ela foi contemplada por sua atuação na série How to Get Away with Murder, ficção produzida por Shonda Rhimes e que a mostrar como uma professora brilhante, mas que como toda mulher negra tem problemas…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 22 janeiro 2016 às 16:30 — Sem comentários

Santo Amaro da Clarificação? NUNCA!!!

   A representação social na área de comunicação, é o fenômeno pelo qual uma determinada ideia ou informação influencia ou esclarece outra. Diante disto, qualquer profissional atuando na gestão pública, tem como tarefa além de falar com muitos, publicizar comportamentos, ideias,…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 13 janeiro 2016 às 11:56 — Sem comentários

Proibir a publicidade infantil não resolve o problema étnico

Luciane Reis

Em um pais como o Brasil, a imagem e valores transmitidos pela mídia ainda nos dias de hoje, constrói no imaginário social a ideia de que somente “ crianças de pele clara” têm direito a qualidade de vida e crescer com saúde e infância.  Se tivermos como base de sociedade o que é…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 1 dezembro 2015 às 11:00 — Sem comentários

Sobre o filme Selma, uma luta pela igualdade.

 

A concepção branca de apoio as nossas lutas são sempre limitadas. A cada produção ou atuação da luta pela garantia dos direitos civis, percebemos como ainda não saímos do discurso. Essa é a sensação quando assisto Selma, uma luta pela Igualdade, filme de Ava DuVernay,   que concorreu ao Oscar e muita gente ficou chocada como um filme deste não vai para a maior premiação cinematográfica.Não sou fã de Luther King, nunca escondi isso, mas entendo que ele sempre complementou…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 30 março 2015 às 12:00 — 1 Comentário

Festa das Cabritas encerra o carnaval de Salvador

Segundo as diversas línguas, baiano faz festa para tudo nessa vida. Não tenho dúvida que qualquer coisa é pretexto para ter trio elétrico, carro de cafezinho ou até mesmo um porta mala tocando na rua.

Há um pouco de exagero nisso, claro. Pois se de fato fossemos assim,  nada funcionaria por aqui,  e seria  uma bandalheira generalizada. Mas, podemos confessar um fato nítido, a gente sabe fazer a coisa direitinha, não é não? Temos a capacidade de botar  gente na rua para curtir…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 3 março 2015 às 9:00 — Sem comentários

Porque Igor Kannario não é bem-vindo no Carnaval de Salvador

Porque Igor Kannario não é bem-vindo no Carnaval de Salvador

O  economista e escritor baiano Armando Avena, em seu livro A última tentação de Marx  dedica um capítulo só à indústria do Axé na Bahia. O autor analisa que a Bahia desenvolveu um mercado onde,…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 24 janeiro 2015 às 17:00 — 15 Comentários

Sobre Eu, o Tu e o Nós: o que tenho acompanhado nessa transição governamental

O racismo na cena política brasileira, tem conseqüências claras na condução da política de   igualdade e formal entre todos os brasileiros. Como não quero me alongar sobre esse ponto, convido - os a conhecer alguns trabalhos sobre o período e o que vivemos nos dias atuais para isso…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 15 janeiro 2015 às 20:30 — Sem comentários

Por que não sou Charlie Hebdo - Je ne pas suis Charlie

Por Zuni Plínio

Nada justifica o massacre na redação do jornal Charlie Hebdo, mas algumas generalizações e relativizações na cabeça da sociedade são tão perigosas quanto kalashnikovs na mão de fundamentalistas.
O caso Charlie Hebdo levantou grandes discussões. Há politicos, instituições, governos, jornalistas e comentaristas de facebook de todas as estirpes falando sobre o assunto em…
Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 9 janeiro 2015 às 13:00 — Sem comentários

Enfrentar a violência contra a Juventude precisa ser a agenda prioritária em 2015 para o Governo Federal

 

O Brasil é o pais, que hoje, segundo dados do relatório sobre prevenção global da violência 2014 da ONU, é responsável por 10% de todos os homicídios do mundo,  e dentro das Américas é o país que mais contribuiu para que estes territórios sejam o primeiro no ranking mundial referente a questão. Segundo…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 3 janeiro 2015 às 11:00 — Sem comentários

Professor universitário e Pesquisador do IPEA sofre perseguição racista e é preso por Policiais Civis do Distrito Federal.

  O professor  universitário e  técnico do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas Carlos Alberto Santos de Paulo, compareceu hoje (15/12), às 14h na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT, para formalizar denuncia contra quatro policiais civis. A…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 15 dezembro 2014 às 15:00 — 9 Comentários

Adeptos do candomblé pedem fim da violência contra jovens

Salvador amanhecerá coberta de branco, cor de Oxalá, orixá da paz, na manhã do próximo dia 21 de novembro (sexta-feira). Isso porque, pelo décimo ano consecutivo, os adeptos dos cultos de matrizes africanas vão promover, na madrugada do dia 20 de novembro (quinta-feira), a Alvorada dos…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 18 novembro 2014 às 9:30 — Sem comentários

Sobre o filho de Dona Rute !

Por Gabriel Oliveira

Eu tenho um filho. Um filho lindo!



Ele tem apenas três anos. Daqui a um mês vai fazer quatro. E nós vamos comemorar seu aniversário juntos. Com sua mãe, com sua irmã, com seus familiares, com seus amigos. Vamos celebrar sua vida. Celebrar sua…

Continuar

Adicionado por Luciane Reis em 11 novembro 2014 às 19:30 — Sem comentários

Arquivos mensais

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

© 2017   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço