Movimento negro, artistas e religiosos realizam Caminhada pela Igualdade (30/09)


Nesta quinta-feira, 30/09, acontece, em Salvador, a Caminhada pela Igualdade que reunirá entidades do movimento negro e ativistas sociais para marcar os 212 anos da Revolta dos Búzios na Bahia. O evento conta com a participação de grupos como Olodum, Malê Debalê, Os Negões, Muzenza, Cortejo Afro, Okambi, o Afoxé Filhos do Congo, Ilê Aiyê, Unegro, Coletivo de Entidades Negras (CEN) Movimento Negro Unificado (MNU), a Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN), o Instituto Pedra de Raio, dentre outros. A concentração acontece no Campo Grande. a partir das 16h.


A Caminhada será aberta por religiosos de matriz africana e contará com a presença, além de entidades da militância do movimento negro, de representantes políticos, com apresentações artísticas que reinvidicam igualdade de direitos e o fim das desigualdades decorrentes dos 300 anos de escravidão no Brasil.


As principais bandeiras da caminhada são: liberdade religiosa, cultura de paz, financiamento público e privado da cultura afro-brasileira, implementação na educação das leis 10.639 e 11.645 que inclui nos currículos escolares o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena, ações afirmativas na saúde, saneamento básico, emprego e renda,moradia e educação.


Segundo os organizadores da atividade a Revolta dos Búzios, que aconteceu em 1798, é fonte de inspriração da luta negra atual. “Apesar de ser uma história passada e vivida na Bahia, ela é assunto nacional. A Revolta dos
Búzios é a base dos direitos humanos no Brasil. Foi a primeira vez que se escreveu um documento que se falava de oportunidades iguais no país”, explica o presidente do Bloco Afro Olodum, João Jorge Santos Rodrigues.



Fonte: Aline Carolina (divulgação)

carolina.aline@gmail.com

Exibições: 142

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Cláudio Malê em 4 outubro 2010 às 21:11
Vem ai o ensaio do Bloco afro MALÊ DEBALÊ, Têma para o carnaval 2011, JONGO.
CLÁUDIO MALÊ.
Comentário de Patrícia Bernardes em 1 outubro 2010 às 14:32
Olá Companheiros de Luta!
Tentei trazê-los para perto da Caminhada através deste vídeo...
Espero que a resolução esteja boa e que todos se divirtam muito ao assistir...como eu fiz (kkkkk)
Foi FORÇA, FÉ e RAIZ ontem!
Axé!


" target="_blank">
Comentário de anita de jesus costa em 1 outubro 2010 às 12:08
Nao deu p ir,pq vir a amensg..hoje..tua sakidila..abraço
Comentário de Ana Cláudia Santos de Jesus em 30 setembro 2010 às 11:31
Estarei presente na caminhada só em pensamento infelismente.Peço por favor a quem for que seja lembrado da destuirção que esta ocorrendo no Terreiro dos Venturas na cidade de Cachoeira -BA para construção de condominio de luxo.Axé
Comentário de GILMÁRIA DA CRUZ MENEZES em 30 setembro 2010 às 10:59
Caros amigos,
Meu coração vai está presente com vocês.
Comentário de Jéssica Lagba Lagba em 30 setembro 2010 às 10:03
poxa...to revoltada!!!!!não aguento mais ser oprimida pelo sistema!!!!!!!!não consegui liberação no trabalho pra participar da caminhada!!!!será que eles não entendem que isso faz parte da minha formação e é de vital importancia pra mim????até quando terei que aguentar toda a opressão dessa elite, que pensa que nossas lutas nunca chegaram a lugar nenhum?...Queridos irmão muito axé pra vcs...esterei de coração na caminhada!
Comentário de Cláudio Malê em 30 setembro 2010 às 0:48
Vamos nessa galera!!! é a nossa voz, Caminhada pela igualdade/ 30/09/2010, campo grande as 16:00 horas, conto com vcs.
CLÁUDIO/Malê Debalê
Comentário de Fátima Barretto em 29 setembro 2010 às 20:35
Já compartilhei a info da Caminhada pela Igualdade no facebook.
Comentário de Cláudio Malê em 29 setembro 2010 às 16:46
Caros amigos, temos que fazer desta caminhada o movimento de uma expressão ja mais vista nesta nossa cidade, cidade essa tão sofrida, com destaque para as favelas e desigualdades social desta Bahia, na verdade só somos alvo quando vendem o nosso carnaval com nossa imagem, mas, quando os turistas aqui chagam, sabemos que os mesmos nem oportunidades de ver a verdadeira cultura desta cidade eles tem. então vamos á CAMINHADA PELA IGUALDADE.
CLÁUDIO/ MALÊ DEBALÊ.
Comentário de Vinicius Lima em 29 setembro 2010 às 15:06
Seria lindo termos um só movimento... mas temos vários, uma hora o povo toma consciência e faz um movimento de verdade, com união e com muito mais força para assim termos negros no poder de verdade... Axé a todas e todos! Ótimo início...

© 2017   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço