10 organizações Afro-Americanas que você precisa conhecer

A relação entre negros do Brasil e a diáspora africana nunca foi nova.  Na década de 30 jornais negros de São Paulo já traduziam matérias publicadas no Harlem pela organização do líder negro Marcus Garvey. Porém na atualidade torna-se ainda mais necessária a conexão global dos movimentos negros para a superação do racismo e o avanço da luta pela igualdade.


O CORREIO NAGÔ preparou uma lista de organizações negras dos EUA que podem ser parceiras da sua organização, objeto de  pesquisa ou até mesmo servir de exemplo para criação no Brasil de instituições semelhantes.


Confira a lista de 10 organizações negras dos EUA que você precisa conhecer.  


*Com informações do Diversity Best Practices Guide.



Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP)

A missão da National Association for the Advancement of Colored People (NAACP), em português, Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor, é assegurar a igualdade política, educacional, social e econômica dos direitos de todas as pessoas e para eliminar o ódio racial e a discriminação racial. A organização, fundada em 1909, é maior  e mais antiga organização de direitos civis dos EU e teve entre seus dundadores o intelectual negro WEB DuBois que editou a revista The Crisis um dos mais antigos periódicos negros dos EUA.  A NAACP é uma das principais organizações negras  atuais dos EUA e teve um papel fundamental no movimento pelos direitos civis na década de 60.

Website - http://www.naacp.org

 

 

Associação de Psicólogos Negros

A The Association of Black Psychologists (Associação de Psicólogos Negros) foi criada para enfrentar as necessidades de apoio entre profissionais do campo da psicologia. O objetivo do grupo é ter um impacto positivo na saúde mental da comunidade Afro-Americana, fornecendo programas, serviços e  treinamento. A Associação de Psicólogos Negros foi fundada em San Francisco em 1968 por um número pequeno de psicólogos negros e hoje é uma organziação independente e autônoma com mais de 1400 membros.

Site: http://www.abpsi.org

 

 

Associação Nacional de Jornalistas Negros

A National Association of Black Journalists ou Associação Nacional de Jornalistas Negros, é uma organização de jornalistas, estudantes e profissionais relacionados à mídia que fornece programas de qualidade e serviços para advogados e em nome de Afro-Americanos jornalistas em todo o mundo. A organização realiza anualmente um evento especial onde reconhece os principais jornalistas da comunidade em seu “mural da fama”.  Fundada em 1975, em Washington, DC por 44 jornalistas, o  propósito  da NABJ é oferece programas e serviços em nome de mais de 4 mil  jornalistas negros. A sede nacional da Associação é, no campus da Universidade de Maryland, College Park.

Website - http://www.nabj.org

 

 

National Black Chamber of Commerce (NBCC)

 A Câmara Nacional do Comércio Negro, fundada em Washington, DC, em março de 1993, representa 95.000 Afro-Americanos  proprietario de empresas e luta pelos dirietos de mais de um milhão de afro-americanos empreendedore. Em geral, o poder de consumo do publico negro americano representa uma base de gasto anual de mais de $800 bilhões de dólares. A NBCC tem aproveitado muito do poder destes dólares e fornece uma plataforma única na criação de oportunidades para os que querem fazer negócios dentro dessa comunidade, gerando milhares de empregos. Website - http://www.nationalbcc.org

 

100 Black Men

Tudo começou em Nova York em 1963, quando um grupo de homens afro-americanos começaram a se reunir para explorar formas de melhorar as condições da sua comunidade. O grupo acabou por adoptar o nome "100 Homens Pretos, Inc." como um sinal de solidariedade. Estes homens imaginaram uma organização que implementasse programas destinados a melhorar a qualidade de vida dos afro-americanos e outras minorias. Hoje, a organização cresceu para mais de 116 capítulos com mais de 10.000 membros que continuam a se esforçar para melhorar a qualidade de vida em suas comunidades e melhorar as oportunidades educacionais e econômicas para os afro-americanos.  Website - http://www.100blackmen.org

 

Conselho Nacional de Mulheres Negras, Inc. (NCNW)

O Conselho Nacional de Mulheres Negras é um conjunto de organizações de mulheres de origem Africana. Fundada em 1935, a missão do NCNW é conduzir, desenvolver e defender as mulheres negras e orientá-las como sustentar suas famílias e comunidades. NCNW cumpre este propósito através de pesquisas e serviços baseados na comunidade e programas sobre questões de saúde, educação e capacitação econômica nos Estados Unidos e África. Website - http://www.ncnw.org/

 

 

National Urban League

O National Urban League é uma organização de direitos civis focado no empoderamento econômico das comunidades carentes urbanas. O National Urban League funciona através de 100 filiais locais em 36 estados em Washington D.C. A organização já realizou projetos para melhorar a vida de mais de 2 milhões de pessoas nos Estados Unidos. Hoje, mais de 100 afiliadas locais da National Urban League estão localizados em 35 estados e no Distrito de Columbia. O National Urban League é  da "Coalizão para Acabar com a Violência Armada", que defende o controle de armas nos EUAhttps://www.nul.org

 

Sociedade Nacional de Engenheiros Negros (NSBE)

A Sociedade Nacional de Engenheiros Negros tem como missão aumentar o número afro-americanos engenheiros para que estes se destacam academicamente, obtendo sucesso profissional e impactando  positivamente a suas comunidade.  A área de engenharia tradicionalmente tem um baixo percentual de negros por razões históricas. Website - http://www.nsbe.org/

 

 

Organização dos Designers Negros

A Organização dos Designers Negros é uma organização dedicada a promover a visibilidade, a educação, capacitação e interação de seus membros para a compreensão do valor que as perspectivas do design contribuem para a cultura mundial. A Organização dos Designers Negros é a primeira organização nacional dedicada a abordar as necessidades específicas de profissionais negros de design. Website -  http://www.obd.org

 

 

United Negro College Fund (UNCF)

O United Negro College Fund é a mais antiga, mais bem sucedida e mais abrangente  organização negra de assistência de ensino superior. O UNCF fornece fundos operacionais e serviços para  39  universidades negras e ainda promove bolsas de estudo e estágios para estudantes de cerca de 900 instituições. 

Website  - http://www.uncf.org

 

 

Exibições: 3148

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Antonia Conceição Abbamonte em 17 maio 2012 às 23:41

Mojubá, senhoras (es).

Sinto falta de quando vivia na Comunidade e Escola Musso, havia de todas as raças e suas etnias, de todas as nacionalidades, todas as alunas tinham vez na coordenação da escola, cada semana uma era escolhida, havia as reuniões de estudos sobre todos os assuntos, a Medicina Natural era o que nos aproximava, inclusive nosso querido Gilberto Gil e família, Carlos Rennó e família e muitos outros artistas políticos, estudiosos; nós nos deliciávamos, nos “calientes” debates diários, adaptações numa convivência muito parecida com os Kibuts (nestes nunca eu participei), hoje só convivo uma vez por mês na Casa dos Orixás, em Mongaguá e vivo, nos demais dias do mês, em pé de guerra com meus filhos que foram”programados” para não aceitarem minhas experiências tanto na Medicina Natural como nos meus estudos dos Orixás, e são nossos inimigos que se vestem para meus filhos com pele de cordeiro e desde mais de 4 décadas que esse inferno vem desfazendo todos nossos esforços para uma vida de prosperidade; essa barra meus Orixás, meu Babalorixá, dr Sikiru Salami, e os ensinamentos e treinamentos com professor Tomio Kikuchi têm me dado forças para “guerrear” com um batalhão de inimigos (já que adversidades desenvolvem, fico”aparando” minhas “arestas” com tantos atritos), pior é que transformaram meus filhos em 4 destes inimigos (quando eles abrirem os olhos, irão se arrepender muito, espero que ainda haja tempo deles se reestruturarem); há muita loucura nos procedimentos destas pessoas que a falta de serotonina no cérebro e outras seqüelas mais, degeneraram. Mojubá, muito Axé para todos (as) nós.

Comentário de Antonio Carlos Silva Ferreira em 17 maio 2012 às 0:56

Com todo respeito à opinião do Marco Antonio, eu acredito que para isso acontecer no Brasil, basta alguém dar o primeiro passo, com alguns já deram para criar o MNU, o CEAFRO, o  Irohin, a Steve Biko e o próprio Correio Nagô, para citar apenas algumas iniciativas. Divergências, discordâncias e erros existiram, existem e existirão seja no Brasil ou nos EUA, não podemos esperar que um belo dia todas as pessoas acordem conscientes e pensando igual, até porque o "dia único do despertar de todos" não acontecerá e as diferenças de opinião só confirmam que é no debate, e não no consenso, que se cresce. É como a fábula do beija-flor, na qual um ser acha que não adianta fazer nada porque só adianta se forem todos juntos ao mesmo tempo, já o beija-flor adota a atitude de começar fazendo a parte dele, sem esperar pelos outros. Eu acredito nisso, desculpem o surrado clichê mas "quem sabe faz a hora, não espera acontecer". 

Comentário de Instituto Mídia Étnica em 16 maio 2012 às 18:42
Comentário de Marco Antonio Soares em 16 maio 2012 às 18:34

Pra que isso acontecesse no Brasil seria preciso primeiro que as pessoas se reconhecesse enquanto negras ou afro-descendentes, se este for o termo mais adequado para uma sociedade que cultiva a "coluna do meio". Com 'pardos' não dá pé e não adianta simplesmente agrgar as duas categorias ( preto e pardo ) se na prática os próprios ativistas rejeitam parte deste agregado como, por exemplo, nas cotas. Sem falar que "pardo" é heterogêneo e inclue populações não-afrodescendentes.

Comentário de Jaguaracy Conceição em 16 maio 2012 às 16:40

É isso que precisamos fazer no Brasil, criar entidades que fortaleçam e aumentem a nossa estima. 

Comentário de joao cicero em 16 maio 2012 às 12:00

MOVIMENTO  NEGRO UNIFICADO

Comentário de Instituto Mídia Étnica em 14 maio 2012 às 20:24

Sentiu falta de uma alguma organização negra dos EUA, ou de outro país, que pode interessar aos leitores do CORREIO NAGÔ? Manda aqui no comentário o link para aumentarmos nossa lista.

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço