Abrindo a programação da segunda semana de implementação do projeto Novembro Negro, a Associação das Mulheres Rendeiras do Bairro José e Maria sediará nesta segunda-feira, dia 15 de novembro, a reunião Rendilhando o Movimento.
Com o objetivo de articular o movimento negro das cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, a reunião tem como público alvo os grupos, militantes, artistas e pesquisadores das questões étnico-raciais das duas cidades. “A idéia é construir um calendário de ações permanente” conta-nos Antonio Carvalho, um dos organizadores do projeto.
“As questões étnico-raciais só são pautadas nos meses de maio e novembro, mas se é negro o ano todo, o preconceito e o racismo oprimem o povo negro os 365 dias do ano. Desta forma, precisamos de atividades de enfrentamento nos 12 meses do ano”, afirma Quercia Oliveira, também organizadora do evento.
Pensando nesta necessidade, o Novembro Negro contará com a presença da mestranda em educação e militante do movimento negro, Eliane Boa Morte que, facilitando a mesa redonda de abertura da reunião, prevista para as 9h, trará seus depoimentos e experiências com o movimento negro organizado.
Na parte da tarde, os participantes se dividirão em Grupos de Discussão e Trabalho a partir dos eixos de Educação e Negritude; Mulher e Negritude; Criança, Adolescente e Negritude; Cultura Popular e Negritude. Com as propostas de atividades de cada grupo, será composto um calendário de encontros, reuniões e atividades para o ano de 2011.
Os tambores e cordas do Fogo no Muturo, banda do Ponto de Cultura “As Histórias dos Heróis do Povo Negro”, entram na roda às 17 horas e encerram a programação.
A Associação das Mulheres Rendeiras fica na Avenida José Lopes da Silva, Bairro José e Maria – Petrolina/Pernambuco e a reunião estará aberta a toda comunidade.
Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!
Entrar em Correio Nagô