A casa do povo de Aracaju é tomada pelo Axé

por Pedro Alexandre, correspondente do Correio Nagô em Sergipe

fotos de Claudio  Pereira

 

Foi inaugurada no último dia 22/08, na Assembleia Legislativa do estado de Sergipe, localizada na cidade de Aracaju no espaço Cultural Deputado Djenal Queiroz, a exposição organizada pela Associação dos Artistas Plásticos de Aracaju, AAPLASA, da qual conta com amostra de quadros, painel de fotografia e esculturas.foto: Claudio Pereira

Batizada de “Arte e a Fé na cultura”, a exposição conta com obras de três artistas do estado que têm como ponto de convergência entre suas criações traços da cultura afro-brasileira com especificidade nas religiões de matriz africana.

Com um tema bastante rico, a exposição conta com pinturas do artista plástico Paulo Vitor, fotografias da artista Janaína Santos, que relatam manifestações realizadas durante o dia 2 de fevereiro, data dedicada aos festejos a orixá Yemanjá.  

A abertura da exposição contou com representantes de alguns terreiros de candomblé e militantes do movimento negro do estado de Sergipe, além outros artistas plásticos.  

Segundo o professor Andrey Lemos, ex-coordenador da UNEGRO em Sergipe, “a cultura negra deve ocupar os espaços públicos como a Assembleia Legislativa dentre outros, pois, é a partir destas intervenções que a sociedade sergipana começará a construir sua consciência negra e, por conseguinte, mostrar que aqui também tem cultura de matriz africana”, assegura.

Apesar de ser o oitavo estado com o maior número de negros, segundo o Censo de 2010, Sergipe ainda estrutura-se nos alicerces do racismo em diversos setores em suas mais variadas formas, inclusive contra a prática religiosa negra.

A yalorixá Rita, protagonista das fotografias expostas, e, com 45 anos dedicados à religião do Candomblé, comenta que “é de suma importância trazer os elementos das religiões de matriz africana para espaços públicos, pois isso fará com que nosso povo não atue nas margens da cidade, afinal, Aracaju ainda é uma das capitais mais preconceituosas para com os praticantes do candomblé”, afirma.

Para a jornalista Janaína Santos, autora das fotografias, “o tema deste ensaio, que virou exposição, desperta em mim paz e alegria, afinal sou ‘filha’ da Orixá tema de meu ensaio fotográfico. Não podia deixar de registrar este cortejo tão bonito em tributo à Yemanjá”, declara.

Vale à pena ressaltar que as fotografias expostas pela jornalista Janaína são frutos da manifestação que ocorre todo dia 2 de fevereiro no bairro Industrial, em homenagem à Rainha do Mar.

A exposição “Arte e a Fé na cultura” ficará disponível no espaço cultural Djenal Queiroz até 17 de setembro, de acordo com o horário de funcionamento da Assembleia Legislativa de Sergipe.

 

Serviço:

O que: Exposição Arte e Fé na Cultura, dos artistas Paulo Victor e Janaína Santos.  

Onde: Espaço Cultural Deputado Djenal Queiroz, da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Quando: de segunda a sexta das 08h00minh às 18h00min, Até o dia 17 de setembro.

GRATUITO

      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                   

 

Exibições: 372

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço