Vou bater na mesma tecla de textos anteriores: Por que a escolha dos governantes eleitos não corresponde à representatividade etnicorracial e de gênero da população e, consequentemente, dos eleitores que lhe confiaram o voto?

A Coisa ‘Tá’ Branca no Governo da Bahia. Desta vez vamos ter uma olhar para o estado da Bahia e não caberia aqui falar sobre o tamanho, a importância histórica, a formação populacional com mais de 80% da população autodeclarada como pretos e pardos  e sobre as inúmeras desigualdades entre as regiões e nas cidades alta e baixa da sua capital. 

Uma imagem e a indignação de diversas pessoas nas redes sociais impulsionou essa clipagem que mescla depoimentos e matérias da mídia:

1 – O Jornal da Chapada noticiou: “Rui Costa prioriza nomes técnicos na escolha de secretários, confira o perfil de cada um.”  Ainda de acordo com o mesmo jornal: “O governador eleito da Bahia, Rui Costa, anunciou na manhã desta terça- feira (16) os primeiros nomes do seu secretariado. Aliando experiência técnica com capacidade política, ele escolheu os dirigentes que vão comandar 13 secretarias e a Procuradoria Geral do Estado.

Um ponto a ser questionado é essa recorrente ideia que apenas os homens brancos estão qualificados para assumir determinados cargos, como o que apresentamos na foto:

2 – Maira Azevedo compartilhou:

“...fui na página de Rui Costa e questionei o porque dos 14 primeiros secretários serem todos homens brancos e a equipe dele me deu uma resposta. Dei um print e apresento a minha replica.”

3- Elder Costa Comentou:

“Preocupante! Esse perfil do secretariado me preocupa, mas do que isso não me representa. A justificativa da adoção do critério técnico na definição dos nomes mais uma vez serve como estratégia para a exclusão de negros e mulheres na ocupação de cargos de primeiro escalão no governo do Estado da Bahia.

Não foi para isso que ocupamos as ruas no processo eleitoral defendendo um projeto político que teria a diversidade como elemento fundamental, não secundário ou cosmético.

Estou certo de que a definição dos nomes do primeiro escalão não depende apenas do chefe do executivo estadual, sabemos que cabe aos partidos que integram a base governista a indicação da maioria dos nomes, mas ao governador é dada a possibilidade de definir as diretrizes e o perfil da equipe que pretende tocar o Estado, ao que me parece mais uma vez o que há é uma imparcialidade impregnada de sentidos.”

 

4- Carla Akotirene corrobora com as duas posições anteriores ao dizer que: “Fico aqui aguardando o negro que vai assumir a SEPROMI e a mulher para o comando da SPM ba. Ademais, como já foi dito por Elder Costa Mahin e Maíra Azevedo, o secretariado anunciado é formado por homens brancos, socialmente adultos, oriundos das camadas altas e médias.”

 

5 - Michel Chagas relatou: "Nem mulheres, nem negros! Na campanha Rui Costa era o filho da ladeira da Liberdade, amigo dos trabalhadores, dos e das marginalizadas. Agora no poder ele é o técnico burocrático, que no uso de sua caneta prefete a elite, branca. Mesmo que defina um negro e uma mulher na segunda lista, será para ocupar os espaços previsíveis de promoção de igualdade e direito das mulheres. Uma resposta muito nítida de como Rui Costa entende o lugar de negros e mulheres, num sociedade de maioria negra e de mulheres. Lamentável!"

Confira a lista:

– Secretaria de Comunicação – André Curvello
– Secretaria da Fazenda – Manoel Vitório
– Secretaria da Saúde – Fábio Villas-Boas
– Secretaria de Segurança Pública – Maurício Barbosa
– Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte – Álvaro Gomes
– Procurador Geral do Estado – Paulo Moreno
– Secretaria de Infraestrutura – Marcus Cavalcanti
– Secretaria do Planejamento – João Leão
– Secretaria de Meio Ambiente – Eugênio Spengler
– Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – Geraldo Reis
– Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento – Cássio Peixoto
– Secretaria de Relações Institucionais – Josias Gomes
– Secretaria da Educação – Osvaldo Barreto
– Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização – Nestor Duarte

 

Ao que parece, o governador Rui irá anunciar, até o dia 31 deste mês, os nomes dos comandantes da Polícia Militar e da Polícia Civil. Para as dez secretaria restantes fica a nossa expectativa de uma representatividade, afinal  não nos faltam nomes com competência técnica. Queremos muito mais que a SEPROMI e a SPM no momento da definição no próximo dia dezoito. As mulheres e a população negra são majoritárias neste Estado que,por vezes, os minimiza, quando não os invisibilizam, disfarçados em competência técnica.

Essa notícia não poderia passar em Branco !!!

Para saber mais:

1 - http://jornaldachapada.com.br/2014/12/16/rui-costa-prioriza-nomes-t...

2 - http://www.politicalivre.com.br/2014/12/sai-a-lista-de-secretarios-...fb_action_ids=824686364241061&fb_action_types=og.comments

====================

George Oliveira

Militante do Movimento Negro

Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social  (CIAGS/UFBA)

grbo2003@yahoo.com.br

#26

Exibições: 546

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço