A luta pela igualdade 2011: Arany Santana na Sepromi

Mais uma vez ficamos supressos com a possibilidade uma tendência partidária tentar evitar a indicação de uma mulher negra competente e com ampla base de atuação na luta contra a discriminação racial para uma secretaria criada para promover a igualdade racial e das mulheres. Os blocos afros da Bahia que deram apoio a candidatura do Governador Jacques Wagner o fizeram depois de confirmar  que este seria um aliado pela ampliação da luta contra a discriminação racial na Bahia e no Brasil.

 

A indicação de Luiza Bairros para a Seppir é parte deste esforço nacional, contudo na Bahia a única secretária negra com base na luta contra o racismo, com apoio dos terreiros de candomblés, dos blocos afros, do Samba, dos operadores do Direito é Arany Santana. A tentativa de indicar um homem branco  para a Sepromi, ou qualquer pessoa que não tenha experiência vontade de participar da emancipação dos afro brasileiros da Bahia é um erro histórico.

 

Os deputados federais negros da Bahia são apenas quatro entre trinta e nove parlamentares e nenhum deste tem autorização do nosso povo e da nossa gente para impedir que uma negona como Arany Santana seja uma secretaria da Promoção da igualdade racial e da mulher indicando A ou B por preferencia partidária ou de tendência. Trata se de uma questão de respeito com a comunidade negra e com as mulheres.

 

Confiamos no bom senso do Governador da Bahia Jacques Wagner, do PT e de todos envolvidos neste tema. É hora de avançar teremos apenas uma secretaria negra com vínculos com todos os setores do povo negro entre os vinte e dois secretários da Bahia ou seja ainda temos muito que lutar para a igualdade sonhada na Revolta dos Buzios de 1798.

 

"Há de chegar o tempo em que seremos todos iguais. O tempo em que seremos todos irmão"

 

João Jorge é presidente do Olodum - Advogado - Mestre em Direito Público pela UnB.

Exibições: 154

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço