Posso imaginar os olhos brilhando do ditador zimbabuano Robert Mugabe caminhando de um lado ao outro dentro de seu gabinete, como se fosse um daqueles cientistas malucos do velhos desenhos da MGM. As recentes noticias de que foi encontrado um enorme deposito de diamantes na regiao nordeste do pais tem tudo para colocar o Zimbabue entre os maiores produtores de diamantes do mundo. Ao lado da Africa do Sul. "Este e um deposito de primeira linha sem duvida alguma," disse o perito Mark Van Bockstael. Ele descreve esta concentracao de diamantes nos campos de Marange, como uma das maiores do mundo. "Este deposito e como uma daqueles caprichos da natureza."
Varios peritos concordam com estas afirmacoes enquanto aguardam por mais dados para avaliar melhor o tamanho da descoberta. Enquanto isto, o senhor Mugabe de 86 anos e seus lacaios, ja se apoderaram dos campos de Marange para prolongar sua ditatura de 30 anos, afirmam pessoas ligadas diretamente a Mugabe.
Apesar de oficialmente o ditador compartilhar o poder com seus rivais politicos, os novos campos de diamantes sao controlados pelo seu partido, o ZANU-PF. Os diamantes estao sendo vendidos no mercado paralelo para fins partidarios e tambem pessoais, afirmou um dos colaboradores do ditador que preferiu nao ser identificado porque sua conversa com Mugabe era para ser sigilosa.
Se o Zimbabue podera vender estes diamantes no mercado internacional como "commodities" que financiam governos corruptos e suas empreitadas, e uma enorme questao em aberto. A Operacao Kimberley, um esforco de governos e da industria de ourives internacional, tem como prioridade barrar a venda de diamantes que tem servido para financiar guerras nos mais diferentes paises do Continente Africano, entre eles a Angola, o Congo e Sierra Leone. Este grupo esta analisando se os diamantes do Zimbabue podem ser certificados para venda no mercado internacional.
O senhor Van Bockstael, o geologo, diz que esta esperando um relatorio geologico do Zimbabue a cerca dos campos de Marange. Atraves de entrevistas com peritos e dados analisados, ele estima que estes campos podem produzir entre US$1 e US$1.7 bilhao por ano de receitas, isto certamente colocaria o Zimbabue entre os principais produtores de diamantes do mundo. Ao lado da Africa do Sul.
A importancia destas novas minas e tao grande que a poderosa mineira sul africana, De Beers que saiu do Zimbabue em 2006, atraves de seu diretor de relacoes internacionais, o senhor Andrew Bone disse que esta descoberta e espetacular, e de enorme influencia no mundo dos diamantes.
Analistas e lideres civis no pais tem medo que estas novas descobertas, ao inves de trazer esperanca para a sofrida populacao local, ira reforcar ainda mais o autoritarismo do senhor Mugabe. Muita gente afirma que esta nova riqueza seguira financiando os meios ilicitos que possibilita a mao de ferro do ditador. Para o cientista politico da Universidade de Zimbabue, o senhor Eldred Masunungure, "este trem da alegria nao e o que levara o pais ao seu destino democratico."

Exibições: 121

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Instituto Matamba em 28 junho 2010 às 10:30
Promoção: camisa "Da Rua" aparte de 25:00 reais, a masculina e 15:00 reais a feminina AVISTA...

Para ter a camisa "Da Rua" e bem mas fácil do que vcs pensava é só entra em com tato pelo o nosso

E-mail

groovafricano@hotmail.com

nosso-orkut

musicalidadepercussiva@gmail.com

E tão fácil que vc pode fazer seu pedido agora mesmo

adquira já a sua não deixe para ultima hora

Temos modelos masculinos e femininos.
Comentário de Paulo Rogério em 28 junho 2010 às 2:13
...que tem como protagonistas principais as chamadas potências ocidentais..
Comentário de Paulo Rogério em 28 junho 2010 às 1:52
Concordo com a avaliação de Mugabe (ditador), mas também espero que os diamentes não "caiam" na não dos "espertos" ingleses, alemães e estadunidenses...O filme "Diamente de Sangue" mostra muito bem quem se beneficia da corrupção africana - o pescoço das madames inglesas. Não há corrupção sem corruptor. Mugabe foi amigo do ocidente até quando era interessante..
Vamos lá asistir mais um capítulo da novela neo-colonial africana..

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço