Agradecimento e Resumo das Atividades Realizadas na 4ª. Semana – 24/11 a 01/12/13 (Residência Social em Angola)

 

 


 

Por: Benilda Brito, George Oliveira e Melquiades Pimenta Neto

 

“Se você  não sabe para onde vai, pelo menos procure saber de onde veio”.

 (provérbio Africano)

Segue um brevíssimo agradecimento às pessoas e organizações que colaboraram com a nossa residência social. Não somos mais @s mesm@s... Benilda, George e Pimenta não são mais os mesmos. 

Como agradecer? Ainda não sabemos. Faremos aqui uma tentativa.

Rimos, choramos, por vezes ficamos inquietos, descobrimos coisas, sabores, saberes,  conhecemos pessoas, enfim, vivemos  a Angola dos angolanos na sua plenitude. Acreditamos que os sorrisos, os aplausos e as lagrimas que deixamos na terra da guerreira N’zinga serviram como um agradecimento “parcial” pela oportunidade partilhada com as mulheres e homens que dedicaram seu tempo em nos receber e estabelecer um diálogo nessa nova diáspora.

Durante vinte e oito dias conseguimos alcançar a realização de um sonho: a busca por nossa ancestralidade. Engana-se quem acredita que fomos apenas fazer uma disciplina do mestrado, nossa maior motivação era ideológica e identitária. Foram quase seis meses de planejamento, buscas e alegrias pelas parcerias conquistadas, pesquisas, expectativas e muita ansiedade por que um “novo mundo” nos esperava. Alias, um “velho novo mundo”,  já que por lá encontramos tias e tios, irmãs e irmãos, mães e pais muito parecido com os nossos do Brasil. Por vezes fomos confundidos com a gente da maravilhosa terra, imagina a nossa felicidade!

Estávamos realmente em casa e com um respeito pelos valores locais partimos em busca da nossa ancestralidade. Temos a certeza que o  objetivo foi alcançado,  a nossa identidade negra sai bastante fortalecida. Constatar que as nossas histórias, modo de falar, de andar e de ver o mundo são semelhantes nos deixa mais energizados para o combate do racismo e outras formas de iniquidades e desigualdades no Brasil.

Se você colaborou conosco, escrever estas poucas palavras é apenas uma das formas que encontramos para dizer o nosso “MUITO OBRIGADO!” Estamos fortalecidos pelas histórias de vida, luta e esperança que vivenciamos durante o mês de novembro de 2013 em Angola.

 

E para @s irmãos e irmãs angolan@s, fiquem certos que em breve voltaremos para nossa casa, a mãe África!

Tá tudo Fixe!   Tamo Junto!

 

Resumo da 4ª.  Semana

 

 

  • 24/11 – Domingo

Atividades Realizadas: Acompanhados pelo Ir. Chivinda, participação da Feira CPLP na Ilha de Luanda – conversa com escritores negros e negras, compra de livros e entrevista para rádio. Visita às comunidades: Zamgo, Sambizanga, Cidade Kilamba com objetivo de conhecer as principais obras de estrutura de Luanda. Visita ao Monumento às Heroínas Angolanas.

  • 25/11 – Segunda-feira

Atividades Realizadas: Visita à convite da professora Elza Ribeiro ao Centro profissionalizante Dom Bosco – Centro de Formação Mabubas, Casa de acolhida para jovens, antiga Feira Roque Santeiro e atual ruas ocupadas pelos feirantes, Feira da Pombinha. Conversa com alguns funcionários da Escola de Ensino Fundamental – Dom Bosco em Sambizanga. Passeio de carro pelo bairro Cazenga.

  • 26/11 – 3ª. Feira

Atividades Realizadas: Entrevista com Padre Martins sobre as ações do grupo de voluntários e os trabalhos sociais desenvolvidos em Angola. Doação de quarenta livros da Mazza Editora e oito filmes ao Instituto Superior Dom Bosco.

  • 27/11 – 4ª. Feira

Atividades Realizadas: Visita à Feira Benfica. Organização do Jantar de confraternização com os voluntários estrangeiros. Entrevistas e sistematizações. Reunião de avaliação e planejamento. Colaboração nas atividades da casa (cozinha e marcenaria).

  • 28/11 – 5ª. Feira

Atividades Realizadas: Reunião na Casa Brasil-Angola. Organização do jantar de confraternização na casa dos Salesianos. Entrevistas e sistematizações. Viagem à África do Sul (Pimenta). Colaboração nas atividades da casa (cozinha e marcenaria)

  • 29/11 – 6ª. Feira

Atividades Realizadas: Entrevistas e sistematizações. Colaboração nas atividades da casa (cozinha e marcenaria).

 

  • 30/11 – Sábado

Atividades Realizadas: Defesa de monografia de conclusão de curso no Instituto Superior Dom Bosco. Entrevistas e sistematizações.

 

  • 01/12 – Domingo

Atividades Realizadas: Retorno para o Brasil (Benilda e George).

 

 

 

Sobre a Residência Social: A Residência Social é uma vivência prática que integra a estrutura curricular do Mestrado Interdisciplinar e Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social do Programa de Desenvolvimento e Gestão Social - PDGS, com carga horária de 160 horas, estabelecendo-se como condição parcial para obtenção do título de mestre profissional.

 

Sobre os Mestrandos do CIAGS/UFBA - Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão Social (turma 5) da Universidade Federal da Bahia.

 

MELQUIADES PIMENTA NETO - Técnico de Operações Sênior da Petrobras, Especialista em Desenvolvimento Sustentável – UFP(Portugal) e ULBRA, Especialista em Metodologia –Faculdades Olga Metting e Bacharel em Administração de Empresas – UCSal. Professor convidado da Faculdade Santíssimo Sacramento e da Universidade Petrobras. Coordenador Executivo do PROMINP – FR-BA (2008 – 2012). Tem experiência na área de Educação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho.

 

BENILDA BRITO – Possui graduação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1996). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar, é pós graduada em Psicopedagogia, Recursos Públicos e Direitos Humanos. Ativista dos Movimentos feminista e Negro desde a década de 80. Coordena o Nzinga - Coletivo de Mulheres Negras de BH, entidade parceira do Canal Futura - Projeto A Cor da Cultura - implantando a Lei 10639/03 nas escolas. Coordena o Programa de Direitos Humanos do ODARA - Instituto da Mulher Negra. É membro titular do Grupo Assessor da Sociedade Civil da ONU MULHER

 

GEORGE OLIVEIRA -  Especialista em Inovação, Sustentabilidade e Gestão de Organizações do Terceiro Setor - Centro Universitário Jorge Amado UNIJORGE (2011) e Graduado em Ciências Econômicas - UFBA (2009). Trabalha e tem interesse nas seguintes áreas: planejamento, elaboração, gestão e avaliação de programas e projetos sociais e educacionais, mobilização de recursos e desenvolvimento institucional; antirracismo; direitos humanos; economia solidária e políticas públicas sociais. Gestor Administrativo do Instituto Steve Biko (Salvador-Bahia).

 

 

 

 

Exibições: 567

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço