Nós brasileiros, apreciamos o futebol, o samba, o carnaval,  damos um show nas passarelas dos rios, marcamos um gol de placa em nossas matas… … mas sambamos quando deixamos a devastação acontecer, a biodiversidade adoecer e a floresta morrer.

    Os estrangeiros conhecem mais da Amazônia do que nós, eles almejam o que nós nem enxergamos, mas para ver, é necessário conhecer:

    Ligamos Amazônia ao estado do Amazonas, mas ela compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima , Tocantins e uma parte do Maranhão, totalizando uma área de 5.217.423km² ou 61% do território nacional e a chamamos de “Amazônia Legal”, nome este atribuído pelo governo brasileiro a uma determinada área da floresta amazônica pertencente ao Brasil e isso para dizer que é legal (leis) e muito legal para conhecer.

    Existem lá cidades maravilhosas, com tudo o que outras cidades tem, Shoppings    centers,  fast food, cinemas, tudo acompanhado de muita natureza, parques, museus, história por todos os lados. A cidade de Manaus já foi considerada a Paris dos trópicos, capital ambiental do Brasil e é uma metrópole em meio a floresta, em Belém tudo é muito farto e avantajado, vou descrever  com maior ênfase os dois maiores estados Pará e Amazonas, onde concentra a maior reserva biológica, fauna e flora exuberantes em estado natural do mundo, tudo ainda por se pesquisar e aprender, é uma escola a céu aberto, o volume de água circulante é 60 vezes maior que o rio Nilo, com largura máxima registrada de 11 km, possui 20% da água fluvial do mundo.

    Muitas dificuldades em infra-estrutura assolam o interior, no que tange a rede de esgotos, estradas de acesso, hotéis, a alimentação é diferente,  a população indígena normalmente não habitam as cidades, mas encontramos com eles em vários lugares e com a aproximação das populações urbanas, seus hábitos, costumes e tradições estão mesclando com os consumidores das cidades, criando necessidades que eles nunca tiveram, criando um desequilíbrio social.

    Entre araras, papagaios, macacos, onças e uma infinidade de outros animais, eles estão vivendo em perfeita harmonia em uma natureza formosa realçada por árvores de porte espetacular, em rios que se mantém vivos e vastos, sob um sol lindo e uma noite repleta de estrelas, a Amazônia tem que ser habitada com “Ordem e Progresso” para que o que é valioso possa ser cuidado. As forças armadas possuem suas bases e as polícias unidas com os órgãos competentes, combatem os malfeitores e aqueles que têm a visão turva e a tendência a não cuidar do que é nosso, que querem enriquecer a qualquer custo sem pensar no futuro.

    Apoie o Governo em suas ações, discuta, aprenda, denuncie, reflita, ajude com sua opinião e principalmente conheça a Amazônia, é uma aventura inesquecível. A Amazônia é nossa!

 

                                     Marcio Luís da Gama Cavalheiro, para " Correio Nagô".

Exibições: 38

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço