Ano velho, velhas lutas no Maranhão. Por Kadu Mendes

O ano começa e as lutas seguem adiante! No Quilombo São Pedro, município de São Luís Gonzaga, 209 km de São Luís, em razão da resistência histórica dos quilombolas, que lutam há mais de 100 anos, o fazendeiro J.S, inimigo dos maranhenses, ameaça as 33 famílias quilombolas, de expulsá-las do território étnico ocupado secularmente. Há duas semanas, vários jagunços rondavam o território.

Agora, os filhos do fazendeiro prometem retirar os quilombolas na marra! Segundo relato da liderança Sérgio (foto), incluído no Programa Nacional de Defensores dos Direitos Humanos-SDH-Presidência da República e ameaçado de morte constantemente, "os filhos dos fazendeiros vêm todos os dias aqui nos intimidar, ameaçando entrar na justiça contra nós".

 

Fonte: Diogo Cabral

 

No inicio do ano passado, as crianças do Quilombo de São Pedro enviaram uma carta a Presidente da República Dilma Rousseff  pedindo providências das autoridades pelo descaso na região. Leia trechos da carta:

"Senhora presidenta, somos crianças humildes e muito sofridas. Não temos escola, não temos energia elétrica, por que o fazendeiro, que si diz dono das terra de Quilombo, impede todos os programas do governo federal chegarem até a comunidade."

Em um outro trecho a carta diz ainda:

" Gostaremos que a senhora mandasse alguém da sua confiança para nos visitar para ver o nosso sofrimento de perto, poderemos contar a sua ajuda?”

 

Exibições: 62

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço