Associação Solar lança o Cine-Macumba em Fortaleza

Texto: Aby Rodrigues, correspondente do Correio Nagô no Ceará

Imagens: Divulgação

Dia 27 de abril (sexta-feira), a Associação Solar (http://ong-solar.blogspot.com.br) realizou a 1ª edição do Cine Macumba. A iniciativa partiu do Cine Provocações, um grupo de cineclubistas brincantes da ONG que viram a chance de unirem o cinema à discussão das religiões de matriz africana. No dia foram exibidos os documentários “A boca do mundo”, que trata das representações e significados do Orixá Exu no Candomblé e “Dança das Cabaças”, que mostra a pesquisa sobre a divindade africana Exu no imaginário popular brasileiro. Além dos filmes, o público conferiu as apresentações dos grupos Batucalidades, Afoxé Oxum Odolá e se deliciou com as chamadas ‘comidas de santo’, alimentos preparados e específicos de cada Orixá.

A atividade tem como propósito desenvolver as culturas de matrizes africanas e indígenas em Fortaleza, oferendo e unindo música, culinária e audiovisual. Antonio Viana, membro do Cine Provocações, conta ao Correio Nagô sobre o surgimento do projeto: “Somos estudantes concludentes do projeto Pontos de Corte da Vila das Artes (http://viladasartesfortaleza.blogspot.com.br/) e em nossos trabalhos sempre utilizamos a temática das africanidades, etnicidade e religiosidade de matriz afro, por isso decidimos aproveitar o espaço da Solar para experimentar essa ideia. Nossa proposta é ser itinerante, queremos levar o Cine Macumba pra outros espaços da cidade e até de outros municípios.” São em torno de dez cineclubistas a frente das exibições que devem acontecer sempre na última sexta-feira de cada mês. A Solar prontamente foi parceira da atividade e deu todo o apoio necessário, isso é o que garante Tieta Pontes, vice-presidente da associação. “Eu espero que as pessoas venham conhecer, gostem e convidem mais pessoas. O nome (Cine Macumba) é polêmico e ainda está impregnado de muito preconceito da sociedade e o nosso objetivo é exatamente contribuir para a redução desse desconhecimento sobre as religiões de matriz africana”, explica.

O babalorixá Vagner Pereira, cujo nome religioso é Oxum Lodê, conferiu o evento e parabeniza a ideia. Contudo, ele chama atenção para os devidos cuidados que devem ser tomados quando abordada a temática da religião. “Atividades assim são de uma importância muita grande pro povo de santo, é algo realmente muito valioso. Mas é necessário também que a gente esteja atento ao nosso comportamento (atitudes, vestuário, etc) nesses locais, pois abordar religião é algo muito delicado que requer muita sutileza pra que a gente não acabe reforçando ideias negativas que nós mesmo queremos combater”, alerta o religioso com mais de 14 anos de candomblé. Pra quem reside em Fortaleza, ou vem conhecê-la, a ONG está aberta semanalmente das 8h às 17h, oferecendo, através de seus programas e projetos, atividades de formação com foco na cultura africana, tendo como carro chefe a prática do maracatu. Fundada no fim de 2005, a instituição tem como presidente o cantor compositor Pingo de Fortaleza.

Serviço:

O quê: Cine Macumba

Quando: Edição mensal (última sexta-feira)

Onde: Maraca Solar – Associação Cultural Solidariedade e Arte. Av. da Universidade, nº 2333, Fortaleza – CE.

Exibições: 594

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de cinemacumba em 8 maio 2012 às 13:24

Valeu pela divulgação.

Gostaríamos de pedir para entrarem em contato para algumas correções.

Quem quiser conferir os filmes exibidos e as fotos do evento pode acessar o blog  Cine Macumba .

cinemacumba@gmail.com

Comentário de Jandira Catarina Duque Pinto Fon em 7 maio 2012 às 20:08

 Parabéns queridos nordestinos,a cultura precisa se expandir em todos os segmentos sociais.

Comentário de Euza Brandão em 7 maio 2012 às 19:46

 É um pouco diferente do de Pernambuco . más estar muito bonito , parabens. cearenses

Comentário de Adilbênia Machado em 7 maio 2012 às 19:42

Que maravilha!

Que saudade do meu Ceará! Fortaleza Bela!

Comentário de Geni Sobreira em 7 maio 2012 às 18:36

Muito, axé de luz!!!!...Todos de parabens pelo evento 

Comentário de JORGE EUMAWILYÊ SANTOS em 7 maio 2012 às 16:20

Parabéns aos e as que fazem a Associação Solar. Belissimo trabalho!

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço