Ator Jorge Washington será homenageado com Medalha Zumbi dos Palmares

Sessão solene, recomendada pelo vereador Moisés Rocha (PT), ocorrerá no dia 03, às 19h, no plenário da Câmara Municipal.



Conhecido na capital baiana pelo carisma, militância negra e atuação no Bando de Teatro Olodum, o ator Jorge Washington será agraciado no próximo dia 03 (quinta), com a Medalha Zumbi dos Palmares, honraria concedida pela Câmara Municipal de Salvador. A outorga, recomendada pelo vereador Moisés Rocha (PT), é uma das mais importantes condecorações da Casa e será entregue em sessão solene no plenário da Câmara (Praça Municipal), às 19h, com a participação de dezenas de convidados.


Militante do Movimento Negro Baiano, Jorge Washington Rodrigues da Silva, 47 anos, começou sua carreira artística atuando no grupo de teatro do Calabar, comunidade carente de Salvador. Em 1978, fez o IV Curso Livre de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com direção de Deolindo Checcucci. No entanto, o teatro comercial proposto na década 1980 não era o objetivo desse morador da Liberdade, que queria aliar o teatro à militância.


Quando estava prestes a desistir da carreira artística, viu ocasionalmente num jornal que o diretor e ex-secretário estadual da Cultura Márcio Meirelles havia se juntado ao grupo Olodum para montar um grupo de teatro negro pautado na cultura afro. Depois disso, já são 21 anos de atuação de Jorge Washington no grupo formado por atores negros (as), sendo ele o único ator que participou de todas as montagens do grupo teatral, num total de 31, entre elas: “Essa é a Nossa Praia”, “Ó pai ó” (teatro, filme e série), “Cabaré da RRRaça” e “Áfricas”. Além da atuação artística no Bando de Teatro Olodum, Jorge Washington é funcionário público do Ministério da Saúde e trabalha no Hospital Manoel Vitorino.


A medalha é uma honraria concedida a cidadãos e cidadãs que têm na sua vida cotidiana o compromisso com a luta e a igualdade de direitos, atuando no combate ao racismo, discriminação e intolerância na cidade de Salvador. Este perfil é o de Jorge Washington, que alia todos esses quesitos à simpatia e alegria com que ele sempre realizou suas atividades e reafirma sua negritude. Certamente, Jorge Washington é o que o sambista Riachão já dizia na sua música: O retrato fiel da Bahia”, enfatizou o vereador Moisés Rocha.


O ator Jorge Washington mostrou-se surpreso com a homenagem: “No primeiro momento eu achei estranho receber esta honraria, daí a primeira pergunta que fiz a Moisés foi o porquê da homenagem e ele me disse que não basta apenas homenagear os artistas baianos que estão na televisão, mas sim as pessoas que estão na cidade, fazendo um ótimo trabalho e precisam ser reconhecidas. Depois que ele me disse isso, aí sim eu me senti homenageado, pois o teatro para mim não é só glamour, é uma ferramenta de levar entretenimento, reflexão e o olhar para dentro. A minha militância está no palco”, destacou.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Vereador Moisés Rocha (PT)
(71) 3320-0349
www.vereadormoisesrocha.blogspot.com

moises.imprensa@gmail.com

Exibições: 1134

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Claudinha Feliz! em 31 outubro 2011 às 20:08
PARABÉNS QUERIDO VCS MERECE TODO SUCESSO DO MUNDO!
Comentário de Madu Santos em 31 outubro 2011 às 20:06

Justa homengem....

Parabéns Jorje e ao vereador Moisés Rocha pelo reconhecimento

ao trabalho de um artista negro.

Estamos orgulhosos!!!!!

Comentário de Nívea Calixtto em 31 outubro 2011 às 19:15

HOMENAGEM TOTALMENTE JUSTA....PARABÉNS A VOÇÊ JORGE  E PARABÉNS TAMBÉM AO DONO DA IDÉIA....BEIJJOS

Comentário de nivaldo pereira em 31 outubro 2011 às 12:30

Grande Jorge Washington, tenho boas lembranças do período que estivemos na luta do Calabar, juntamente com Fernando Conceição, Tereza Cristina, o saudoso tonico, Conrado, os sete irmãos, Mário César (CEZÃO) e diversas pessoas moradores do bairro lutando por melhores dias naquela comunidade, como faz referência o LIVRO CALA A BOCA CALABAR DE FERNANDO CONCEIÇÃO, QUE RECOMENDO A LEITURA, PRINCIPALMENTE, AGORA EM TEMPO DE UPP, NO CALABAR E NO NORDESTE DE AMARALINA E ETC., que deve ser lido por todos (as) que não aceitam a exploração de muitos por uma elite e acreditam que a união vence a força." pode ser uma utopia", diz o autor. "Mas o que conta tentar tornar a utopia realidade?"

Assim sendo, fico muito contente com o reconhecimento que a casa do povo vai dar a voce. O reconhecimento é fruto da sua caminhada buscando com sua arte revolucionar mentes; voce não pensou só em voce, pensou no coletivo e faz voce diferente, pois não pensou só em sua vida, pensou na possibilidade de um mundo melhor, como diz a chamada do Fórum Social Mundial: um outro mundo é possível. E também não cuidou só de voce, fez como diz a música e letra do grande Milton Nascimento: Há de se cuidar do broto para a vida no der flor e frutos.

Comentário de Mario Nelson Catvalho em 31 outubro 2011 às 10:41

Salve Salve Grande Jorge que tambe é Washington!!!

Parabens para a Camara de Vereadores na pessoa de um dos seus melhores representantes,  o Vereador Moises Rocha que num momen nto de muita lucidez e felicidade pro propos tao merecida e justa  homenagem.

Um Abraço Negro pra todos e todas.!!!

Comentário de gelton de oliveira em 30 outubro 2011 às 19:07
Axé Washington, você é merecedor, pelo trabalho que desempenha no Bando e pela incessante militância por melhores dias para nossa população negra. Parabéns vereador pela indicação à tempo!
Comentário de Sérgio Cumino em 30 outubro 2011 às 11:03

Além de justa, honra a todos aqueles, que vem trabalhando com a transformação social, Jorge sem pretensão alguma se tornou esse ícone. Para se comprovar isso, basta conversar com ele, e vir em seus olhos o amor que tem em tudo que faz, e que suas causas pelas quais se empenha tanto, são por acreditar num mundo melhor. Creio que sua postura revolucionária vai além da militância, mas esta em olhar nos olhos da criança e ali cara  a cara transformá-la inclui-la num contexto social. Ele esta longe de ser um militante de botequim. Agora quanto ao artista, faz de nós amantes das artes cênicas, uma honraria de falarmos que em nossos palcos tem atores desse calibre. Meu amigo, meu irmão, muita MERDA!

Comentário de Luis Bandeira em 30 outubro 2011 às 10:59

Ufá ate que em fim, em negão? Começaram a enxergar  os nossos valores intelectuais.GLAMUR nois tem, farta DINHEIRO E PODER isso sim é reconhencimento precisamos mostrar tudo que o artista negro pode fazer pelo seu povo.Essa politica não sei não ...Va e receba negão re,re,re . A medalha é importante e uma firmação de midia inclusivel para quem oferece.

Porem Negão vc já é reconhencido pelos artistas negros engajados na militancia  e tambem por onde  passas e vc sabe disso. Fico feliz pela homenagem porem vereador Moises  falta dinheiro publico apoio na nossas artes negras.Precisamos melhorar o sentido  dessas homenagens da camara de salvador né he,he,he? AXÉ que meu pai OGUM te proteja SEMPRE axé.Luis Bandeira.

Comentário de isnar ferreira em 30 outubro 2011 às 8:04

Uma homenagem mais que justa! Parabéns

 

Comentário de Sueide kintê em 29 outubro 2011 às 23:11
Esse aí merece muito mais! Parabéns Jorge. Talentoso, comprometido. Um ser humano que sabe viver pq facilita a si e às pessoas as coisas boas do mundo. bjs

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço